Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de março de 2013

Prefeitura de Teresópolis e Instituto Saber firmam parceria para promover oficinas gratuitas de educação, cultura e esporte

Teresópolis RJ
Prefeitura e Instituto Saber firmam parceria para promover oficinas gratuitas de educação, cultura e esporte-Entre as atividades, informática, idiomas, canto, dança, teatro e futebol


Teresópolis, 21 de março de 2013 – A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, firmou uma parceria com o Instituto Saber para promover oficinas gratuitas para crianças e adolescentes atendidos pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Meudon. As inscrições já estão abertas e as aulas acontecem na sede do Centro de Referência e no instituto, no Meudon. Entre as modalidades oferecidas estão Canto/Coral, Dança de Salão, Teatro, Violão, Violino, Inglês, Espanhol, Informática, Futebol, Jiu-Jítsu e Taekwondo.

“Buscamos a parceria com o Instituto Saber, que oferece diversas oficinas para crianças e adolescentes, e encontramos um parceiro comprometido com a responsabilidade social na comunidade onde atua , promovendo ações que melhoram a qualidade de vida e o crescimento de uma sociedade mais justa, tendo os ideais de valorização do protagonismo juvenil, assim como o CRAS”, frisou Tereza Alvarez, coordenadora do CRAS/Meudon.

As inscrições podem ser feitas no CRAS (Rua Caramuru, 108, Meudon), de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. São oferecidas 90 vagas, sendo que Canto/Coral, Dança de Salão, Violão, Violino, Inglês, Espanhol e Informática estão disponíveis para adolescentes a partir de 12 anos de idade e Teatro, Futebol, Jiu-Jítsu e Taekwondo para crianças a partir dos 10 anos. As crianças que procurarem o Instituto Saber com idade a partir dos 5 anos serão atendidas nas oficinas da Palavra e do Teatro, em parceria com a OCA - Projeto Saci Terê- Ponto de Cultura, de Recreação Infantil , Biscuit e Bordado, promovidas pelo CRAS. 

As famílias assistidas pelo CRAS/Meudon interessadas em participar passam por uma avaliação técnica da assistência social e são encaminhadas para as oficinas, conforme disponibilidade do Instituto Saber. Além destas oficinas, o Centro de Referência oferece 30 vagas para aulas de ginástica para a terceira idade, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Assistência Social

O Centro de Referência de Assistência Social é uma unidade pública estatal descentralizada da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). O CRAS atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

O CRAS possui ainda a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.

O principal serviço ofertado pelo centro de referência é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este trabalho de caráter continuado visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Teresópolis possui cinco centros de referência localizados no Alto, Fischer, Barroso, Meudon e São Pedro.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário