Pesquisar este blog

domingo, 24 de março de 2013

Principais Notícias de Teresópolis- Resumo dos releases

Teresópolis RJ
Prefeitura convoca 16 professores aprovados em concurso-Publicado no Diário Oficial desta quinta, 21, o edital de convocação de 16 professores, aprovados no concurso público realizado em 2011, para trabalhar na Rede Municipal de Ensino. Os candidatos deverão comparecer à Subsecretaria Municipal de Gestão de Pessoal / Divisão de Gestão de Pessoas, localizada no 2º piso da Prefeitura, na Várzea, no dia 5 de abril, às 14h30, munidos de documentos.

Recadastramento de aluguel social suspenso pelo Estado continua até 25 de março-Prossegue até segunda-feira, dia 25 de março, o recadastramento das 1.080 (mil e oitenta) famílias que recebem aluguel social do Governo do Estado, e que não atualizaram os seus dados em novembro do ano passado. O atendimento é realizado na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Avenida Alberto Torres, 1148 – Alto), das 9h às 17h, por ordem alfabética das iniciais dos nomes. Esses beneficiários vão ter o auxílio suspenso, caso não compareçam.

Datas do estudo, prova e eleição do Conselho Tutelar são suspensas temporariamente-O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente informa aos candidatos ao cargo de Conselheiro Tutelar de Teresópolis que a sessão de estudo dirigido, a prova de conhecimentos específicos e a eleição do Conselho Tutelar estão com as datas suspensas temporariamente. A medida foi tomada devido à remarcação do processo licitatório para contratação de empresa responsável pela seleção. As novas datas serão divulgadas em breve. Mais informações podem ser obtidas na sede do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, localizada na Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190/2º andar, na Várzea, de segunda a sexta, das 9h às 14h, ou pelo e-mail cmdcatererj@gmail.com.

Teresópolis joga neste sábado pela Liga Rio Futsal no Ginásio Pedrão-Neste sábado, 23, a equipe Teresópolis/SME enfrenta o Fla/Uevom nas categorias Sub-9, Sub-11 e Sub-13, e contra o KBA/Juventus, na Sub-15. As partidas são válidas pelo campeonato da Liga Rio Futsal Modulo I Novos Talentos. A rodada acontece em casa, no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211 – Várzea), a partir de 11h, com entrada franca.

Defesa Civil faz vistorias e entrega comunicado aos moradores de áreas de risco-Após os atendimentos emergenciais, equipes da Defesa Civil de Teresópolis passaram a semana atendendo aos pedidos de vistoria técnica, feitos pelos moradores das áreas afetadas pela chuva que atingiu a região entre os dias 17 e 19 de março. Levantamento preliminar realizado pela Emater mostra que uma área de 30 hectares foi atingida por alagamentos, nas localidades de Serrinha, Vargem Grande, Imbiú e Sebastiana, situadas às margens no Rio Bengalas, no 3º Distrito, com 60 produtores rurais prejudicados. 

Áreas atingidas pelas chuvas recebem ações de limpeza da Prefeitura-Com o objetivo de facilitar o escoamento da água, a Prefeitura de Teresópolis reforçou a limpeza e a desobstrução de ruas e galerias, além da coleta do lixo. A principal intenção é evitar o alagamento das vias públicas durante o período das chuvas. Para realizar os trabalhos, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos recrutou todos os funcionários disponíveis. Frentes de trabalho atuaram na limpeza e conservação das áreas mais atingidas durante a semana.

Prefeitura faz informe sobre Companhia da PM no bairro de São Pedro-Durante a reunião mensal do Conselho Municipal de Segurança Pública, realizada nesta sexta-feira, 22, o secretário de Segurança de Teresópolis informou que faltam apenas alguns detalhes para a instalação da 1ª Companhia de Polícia Militar no bairro de São Pedro. O órgão será instalado no prédio onde funciona o Tiro de Guerra. Segundo Marcos Antonio da Luz, o convênio já foi assinado pelo Prefeito Arlei e o Comando Geral da PM. É aguardada a conclusão do processo licitatório para a compra do material necessário às obras de adaptação do imóvel.

Saúde divulga resultado da análise da água das fontes da cidade-Dando continuidade à vigilância da qualidade da água das fontes da cidade, a Secretaria de Saúde divulgou o resultado da análise microbiológica feita em 11 fontes. De acordo com as amostras analisadas pelo Laboratório de Análise de Água para Consumo Humano da Secretaria Municipal de Saúde, as fontes Amélia, Taumaturgo, Praça Taumaturgo e Tijuca encontram-se impróprias para consumo. O monitoramento microbiológico é feito mensalmente pela equipe do Programa Vigiágua, setor ligado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde.

Segurança fiscaliza transporte escolar e apreende um veículo irregular-No último dia 15, equipe da Secretaria de Segurança Pública realizou uma fiscalização, em parceria com a Polícia Militar, para verificar denúncias de transporte irregular de estudantes na cidade. Também foram inspecionados a documentação do condutor e do veículo, e o uso do cinto de segurança nas crianças transportadas. Das 15 vans escolares fiscalizadas, uma foi apreendida por não possuir toda a documentação prevista na lei que regulamenta o serviço no município. Denúncias podem ser encaminhadas à Guarda Municipal pelo telefone (21) 3642-8299.

Secretaria de Obras reconstrói trecho de estrada em Montanhas-Uma equipe de dez homens, auxiliada por retroescavadeiras e caminhões, está refazendo um trecho da Estrada do Roncador, em Montanhas, que desabou com a intensidade das chuvas. Há duas semanas, trabalhadores da Secretaria de Obras e Serviços Públicos recuperam a rede de drenagem que acabou se rompendo com o deslizamento de terra. No local, cerca de 10 manilhas de um metro estão sendo colocadas e aterradas para dar sustentação à estrada de terra.

Sine Teresópolis oferece 76 oportunidades de emprego-Durante esta semana o Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Teresópolis disponibilizou 76 vagas para 21 funções, entre elas, rastreador de satélite, consultor de vendas, auxiliar de linha de produção e motorista de caminhão. Para se inscrever, basta comparecer ao banco de empregos na Travessa Ranulfo Féo, 36, loja 42, Centro, portando a carteira de trabalho, identidade, CPF e cartão cidadão (PIS). O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. O telefone para informações é (21) 2641-0357.

Café da manhã reúne conselhos municipais com proposta de capacitação-A criação de uma rotina de encontros entre os diversos conselhos municipais, e a capacitação de seus componentes, foram as principais propostas do Café da Manhã realizado nesta terça-feira, 19, na Sala dos Conselhos, no centro. A reunião deu continuidade às comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Cerca de 40 representantes dos vários conselhos municipais existentes em Teresópolis, de sindicatos e associações de moradores participaram do encontro.

Alunos da Rede Municipal visitam exposição no Centro Cultural FESO Pro Arte-Alunos das escolas municipais estão visitando a exposição “O Brasil de Portinari”, que reúne réplicas digitalizadas das obras do artista plástico brasileiro Cândido Portinari. A mostra tem entrada gratuita e segue até segunda-feira, 25 de março, na Galeria do Centro Cultural FESO Pro Arte, no Alto. A exposição é uma realização conjunta da Casa da Ciência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Secretaria Municipal de Educação e Centro Cultural FESO Pro Arte. Mais informações pelo telefone (21) 2644-5770.

Melhorias em passeio público-A turma de Parques e Jardins, da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, está construindo uma nova calçada no entorno da Escola Estadual Presidente Bernardes, no bairro São Pedro. O novo passeio público terá 130 metros de comprimento por 2,10m de largura e dará mais segurança aos alunos e pedestres. Segundo o responsável pela obra, Tião Correia, ao todo, estão sendo utilizados 30 metros cúbicos de concreto, e o serviço deverá ser concluído nos próximos dias.

Cultura conta lendas indígenas no Mirante da Granja Guarani-No último domingo, 17 de março, a Granja Guarani recebeu novamente a visita do projeto Cultura nos Bairros, desenvolvido pela Secretaria de Cultura. Realizadas no Mirante do bairro, conhecido como Quiosque das Lendas, as atividades incluíram performance de forró, explorando canções de Luiz Gonzaga, e contação de histórias. Criado em junho de 2009, o Cultura nos Bairros tem como objetivo levar atrações artísticas e culturais às comunidades, sempre nas tardes de domingo, identificando os artistas populares que estão espalhados pela cidade. Quase 50 comunidades já foram visitadas pelo projeto.

Municipal de Futsal já começou-Teve início o Campeonato Municipal de Futsal Adulto, que reúne 16 equipes, divididas pelas séries Ouro e Prata. A competição, que pretende movimentar o público amante do futsal na cidade, acontece de segunda a quinta, no Ginásio Pedrão, na Várzea, a partir de 19h50, com a série Prata jogando segunda e quarta, e a série Ouro, terça e quinta. A entrada é franca.

Prefeitura intensifica trabalhos de recuperação em vários pontos do município-A Prefeitura de Teresópolis atendeu nesta quarta-feira, 20, moradores dos bairros do Salaco, Montanhas, Barra, Alto, Comary, Fazendinha, Meudon, São Pedro, Tijuca, Rosário, Parque do Imbuí e Granja Guarani. Os serviços variam desde a limpeza de ruas, com capina e roçada de algumas áreas, construção e reparos de galerias, melhorias de calçamento, revitalização de praças e retirada de barreiras.

Tênis de mesa-Teresópolis participa neste sábado, 23, de uma das etapas do Campeonato Estadual de Tênis de Mesa, que acontece em São João de Meriti. Acompetição é organizada pela Federação de Tênis de Mesa do Estado do Rio de Janeiro (FTMERJ).

Mulheres são homenageadas-Nesta sexta-feira, 22, acontece o evento ‘Mulheres em Destaque’, às 18h, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura. Trata-se de homenagem prestada a 30 mulheres que contribuem para a luta pelos direitos femininos. O evento é promovido em parceria pela Prefeitura, através da Secretaria dos Direitos da Mulher, e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, e encerra a programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.

Exposição ‘Um Olhar Feminino’ na Casa de Cultura-Pode ser visitada até 30 de março a Mostra Coletiva ‘Um Olhar Feminino’, na galeria da Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº – Araras). Promovida pela Secretaria de Cultura, a exposição reúne 21 trabalhos em pintura, desenho, escultura e instalações, produzidos exclusivamente por 13 artistas mulheres. A visitação acontece de segunda a sábado, das 8h às 18h.

Estudantes visitam exposição 'Mulheres na História'-Esta semana, cerca de 120 alunos do 1º ano do Ensino Médio Inovador do Colégio Estadual Edmundo Bittencourt, na Várzea, estiveram na Casa da Memória Arthur Dalmasso para conhecer a Exposição 'Mulheres na História'. Promovida pela Secretaria de Cultura, a mostra é composta por paineis explicativos, com textos e imagens, contando a trajetória da mulher desde a pré-história até os tempos modernos. A visitação acontece de segunda a sábado, das 13h às 17h, no primeiro piso da Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91 - Centro).

Atividades do CRAS Fischer são tema de reunião na Prefeitura-Em reunião nesta quarta-feira, 20, o secretário de Governo, José Carlos Cunha, acompanhado da Primeira-dama, Alessandra Rosa, e da secretária de Desenvolvimento Social, Graça Granito, receberam a visita de integrantes do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Fischer. No encontro foram apresentados os produtos confeccionados na oficina de geração de renda do próprio CRAS, como biscoitos, panos de prato e bolsas. A Primeira-dama, Alessandra Rosa, ofereceu ao Centro um estande no Espaço Mulher, que funciona sexta e sábado na Praça Balthasar da Silveira, a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea, para a comercialização dos artigos.

Secretaria de Cultura lança novo curso e inicia atendimento à fila de espera-A Secretaria de Cultura de Teresópolis começa a atender os primeiros inscritos que ficaram na fila de espera dos cursos gratuitos oferecidos à população. Para esse pessoal, foram abertas novas turmas dos cursos de teclado e piano, com aulas a serem realizadas na Casa de Cultura Adolpho Bloch, no bairro de Fátima. Além disso, acaba de lançar um novo curso, de dança de rua, que já está com inscrições abertas, também na Casa de Cultura. Há vagas disponíveis ainda para o Coral Municipal, cujas inscrições podem ser feitas no Centro Cultural Bernardo Monteverde, no Alto. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta na Casa de Cultura pelo telefone (21) 2644-4092, e no Centro Cultural pelo telefone (21) 3642-1061.

Fórum elege o Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher-O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher está de cara nova. Durante fórum realizado nesta quinta, 21, foram eleitas as novas conselheiras para a gestão 2013-2015. Só após a publicação da nova composição em Diário Oficial, haverá eleição para a mesa diretora do órgão. Criado em 1993, o Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher é vinculado à Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher. Trata-se de um órgão de caráter permanente, propositivo, deliberativo e fiscalizador da política de defesa e promoção dos direitos da mulher.

Prefeitura e Instituto Saber firmam parceria oficinas gratuitas-A Secretaria de Desenvolvimento Social firmou parceria com o Instituto Saber para promover oficinas gratuitas para crianças e adolescentes atendidos pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Meudon. As inscrições estão abertas e as aulas acontecem na sede do Centro de Referência e no instituto, no Meudon. Entre as modalidades oferecidas estão Canto/Coral, Dança de Salão, Teatro, Violão, Violino, Inglês, Espanhol, Informática, Futebol, Jiu-Jítsu e Taekwondo. Outras opções são recreação infantil, biscuit e bordado e ginástica para a terceira idade. As inscrições podem ser feitas no CRAS (Rua Caramuru, 108, Meudon), de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Petrobras realiza oficina de capacitação da Agenda 21 em Teresópolis-Realizada nesta quarta-feira, 20, no auditório da Associação Comercial, na Várzea, a 1ª Oficina de Capacitação realizada pela Petrobras para o pessoal do Fórum da Agenda 21 de Teresópolis. Com o tema Comunicação e Identidade, a iniciativa tem o objetivo de aperfeiçoar a capacidade das pessoas integrantes do projeto em se comunicar melhor com a população em geral para fins de integração, divulgação e mídia. As oficinas são abertas ao público e as próximas vão acontecer no mês de abril nos dias 03 (Tema: Visibilidade) e 17 (Tema: Imprensa e Comunicação Digital) e no dia 8 de maio (Tema: Eventos). A implantação da Agenda 21 de Teresópolis, estruturada em 2007, colabora com propostas de modelos sustentáveis de desenvolvimento para o nosso município.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário