Pesquisar este blog

domingo, 10 de março de 2013

Terê Total-Principais notícias de Teresópolis

Teresópolis RJ
Resumo dos releases-Teresópolis Total-PMT


Cultura nos Bairros retoma atividades neste domingo-Neste domingo, 10 de março, a comunidade do Largo do Machadinho, na Granja Guarani, recebe o projeto Cultura nos Bairros, às 15 horas. Desenvolvido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, o projeto conta, na programação, com apresentações musicais, incluindo performance especial em homenagem ao mestre Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Lançado em 2009, o Cultura nos Bairros tem como objetivo levar atrações artísticas e culturais às comunidades, sempre nas tardes de domingo, identificando os artistas populares espalhados pela cidade e promovendo um mapeamento cultural do município.

Prefeitura realiza Semana da Educação-Com o objetivo de discutir questões do cotidiano escolar, oferecendo subsídios para a reflexão e o avanço da prática pedagógica, a Secretaria Municipal de Educação preparou uma extensa programação para os dias 11 a 16 de março, segunda a sexta-feira que vem, quando será comemorada em Teresópolis a Semana da Educação. O evento reunirá professores especialistas, conhecidos por seus estudos dedicados aos problemas enfrentados pela Educação do país, e profissionais desejosos de partilhar suas experiências e contribuir para o crescimento da Rede Municipal de Ensino. As atividades serão realizadas no Clube Comary (Comary), no Centro Universitário Serra dos Órgãos (Alto), no SESC Teresópolis e na Escola Municipal Lino Oroña Lema (Várzea).

Teresópolis se mobiliza em prol do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa-A Secretaria Municipal de Educação (SME), que aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, já está se mobilizando para implementar, na cidade, a formação continuada exigida pelo Ministério da Educação para os professores alfabetizadores. O lançamento do Pacto em Teresópolis acontecerá na abertura da Semana da Educação, nesta segunda-feira, dia 11 de março, às 13h, no Clube Comary (Rua Hercílio Ferreira dos Santos, 97, Comary). Os 300 professores municipais que atuam no 1°, 2° e 3° anos estão convidados para a Aula Inaugural do Pacto, que acontecerá na próxima sexta, dia 16 de março, às 8h, na Escola Municipal Maçom Lino Oroña (R. Prefeito Sebastião Teixeira, 220, Várzea).

Divulgado o resultado final do Auxílio Transporte Universitário 2013-Divulgado nesta sexta, 8, o resultado final da seleção do Programa do Auxílio Transporte concedido em 2013 pela Prefeitura. Os estudantes habilitados e classificados devem comparecer à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Avenida Alberto Torres, 1148 – Alto) de segunda a quarta, 11 a 13 de março, das 10h às 16h, para preencher e assinar o Termo de Compromisso. Para isso, deverão apresentar cópia do cartão bancário contendo os dados da conta corrente de sua titularidade, e onde será depositado o valor do benefício, além da grade de horário atualizada. Este ano, foram destinadas 106 vagas para transporte diário de curso de nível superior e 53 vagas para transporte eventual. Para estudantes de cursos de educação profissional são destinadas três vagas para transporte diário e duas para transporte eventual.

Atividades comemoram o Dia Internacional da Mulher-Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Prefeitura, promove, através da Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher, diversas atividades nesta sexta, 8, e sábado, 9, no Espaço Mulher, que funciona na Praça Balthasar da Silveira, a da Matriz de Santa Teresa, no Centro. A programação especial conta com oficinas de artesanato, apresentações musicais, ballet, massoterapia, ginástica para a 3ª idade e capoeira para mulheres, corte de cabelo e maquiagem, aferição de pressão arterial, além de sorteios de brindes e de sessões de drenagem. Os atendimentos gratuitos acontecem das 10h às 17h.

Hemonúcleo incentiva mulheres a doarem sangue-O Hemonúcleo de Teresópolis promove campanha de incentivo às mulheres para que sejam doadoras de sangue. A ação acontece nesta sexta-feira, 8 de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. O banco municipal precisa aumentar o número de doadores habituais e repor os estoques, que estão em baixa. Para doar, é necessário estar bem alimentado, mas não ter ingerido alimentos ricos em gordura, possuir boa saúde e ter idade entre 16 e 67 anos, além de apresentar documento de identidade. O Hemonúcleo fica na Rua Francisco Sá, nº 299, na Várzea, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 12h. O telefone para mais informações é (21) 3641-5872.

Prefeitura e Câmara pedem à Ampla extensão de rede para o interior do município-A ampliação da rede de energia elétrica para atender o aumento de carga no interior do município foi o tema da reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 7, no gabinete do Prefeito Arlei, com representantes da concessionária Ampla. A meta é começar atendendo prioritariamente a localidade de Prates, no 2º Distrito, área de produção agrícola em desenvolvimento. O prazo para elaboração e execução do projeto é de 90 dias, segundo a Ampla.

CRAS do Barroso e PSF de Araras fazem ação social-Uma ação social realizada na tarde desta quinta-feira, 7, no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Barroso ofereceu massagem e verificação de pressão arterial para as famílias do Barroso e de Santa Cecília, que pertencem à área de atuação da unidade. O atendimento gratuito, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, festejado em 8 de março, foi realizado em parceria com a Unidade de Saúde da Família Diogo Ponciano, em Araras, reunindo estudantes de Medicina do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos) e equipe de agentes comunitárias de saúde.

Meio Ambiente cerca e refloresta área no Barroso-Equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil deu início nesta quinta, 7, à colocação de cerca e ao plantio de 30 mudas em um trecho de 100 metros de extensão da Rua Mato Grosso, no Barroso. A ação preventiva pretende preservar a área, que pertence ao Município e que vem sendo invadida desde a década de 1990. Inclusive, o espaço é objeto de ação civil movida pelo Ministério Público Estadual. Estão sendo instaladas placas no local informando que a área não pode ser ocupada. A partir desta quinta-feira, a ação será realizada toda semana. 

Exposição ‘Um Olhar Feminino’ na Casa de Cultura-Em homenagem ao mês da mulher, acaba de ser aberta na galeria da Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº – Araras) a Mostra Coletiva ‘Um Olhar Feminino’. Promovida pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, a exposição reúne 21 trabalhos em pintura, desenho, escultura e instalações, produzidos exclusivamente por 13 artistas mulheres. A exposição pode ser visitada até 30 de março, de segunda a sábado, das 8h às 18h.

Estado concede licença para a Prefeitura tratar lixo hospitalar e reciclar entulho de obra no aterro sanitário-Está para ser publicada, no Diário Oficial do Estado, licença com validade até fevereiro de 2014, concedida pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente) à Prefeitura de Teresópolis, para a implantação da segunda fase do Complexo de Tratamento e Destinação Final de Resíduos Sólidos consorciado do Município. Esta etapa abrange a instalação de uma unidade de tratamento dos resíduos descartados pelos serviços de saúde, a implantação de uma unidade de beneficiamento de resíduos da construção civil e a adequação da unidade de triagem para unidade de apoio à coleta seletiva.

Integrantes do CAPS visitam Casa da Memória Arthur Dalmasso-Na última semana, integrantes do Centro de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde de Teresópolis (CAPS II) estiveram na Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91 – Centro) para conferir os últimos dias da exposição Memórias do Carnaval. A mostra, montada no primeiro piso da casa, esteve exposta durante todo o mês de fevereiro e dará lugar a uma nova exposição, Mulheres na História, aberta esta semana em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. A visitação acontece a partir desta sexta, 8, de segunda a sábado, das 13h às 17h.

Faxinaço em Araras atende seis ruas em três dias-Com uma equipe de 15 homens, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos deu início a um faxinaço pelas ruas do bairro de Araras. Em três dias, seis vias públicas foram beneficiadas com as ações de limpeza. Outro ponto atendido com ações de poda e limpeza de árvores foi a Praça Balthasar da Silveira, na Várzea. Desobstrução e recuperação da rede de galeria coletora de água da chuva e recomposição de paralelos foram outras ações executadas na semana em vários bairros.

Bispo da Igreja Católica faz visita de cortesia ao Prefeito Arlei-O Prefeito Arlei recebeu, na manhã desta quarta-feira, 6, a visita de cortesia do bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, da Diocese de Petrópolis, a qual o município de Teresópolis pertence. Acompanhado do Padre Jorge Luiz, da Paróquia de Santo Antônio, no Alto, o bispo explicou que a audiência teve o propósito de estabelecer laços com o Executivo e viabilizar futuros projetos de cooperação entre o Poder Público e a Igreja. O encontro ainda contou com as presenças da Primeira-dama, Alessandra Rosa, e de secretários municipais.

Calçamento de ruas é recuperado com operação tapa-buracos-Com média de 60 ruas atendidas por mês, a operação tapa-buracos já recuperou inúmeras vias públicas em Teresópolis. O trabalho é executado por equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, que recuperam a massa asfáltica, permitindo um trânsito mais seguro. A operação é rápida e não causa transtornos no tráfego. De acordo com a Secretaria, o trabalho é feito em todos os bairros atendendo, de imediato, os casos mais urgentes.

Prefeitura presta contas de gestão ao Conselho de Saúde-O Secretário Municipal de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, apresentou os avanços e desafios do governo do Prefeito Arlei em 2011 e 2012 durante reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde, realizada na semana passada. O levantamento detalhou os principais investimentos realizados pela Prefeitura nesse período. A evolução do financiamento da Secretaria de Saúde, que passou de R$ 26 milhões em 2011 para R$ 31,6 milhões em 2012, e a ampliação do número de consultas médicas, exames e cirurgias nos três hospitais do município, foram alguns dos avanços citados. Entre os principais desafios, foram listadas como prioridades a necessidade de realização de concurso público, visando a contratação de médicos para a rede instalada, e a ampliação dos atendimentos odontológicos.

Agricultura aumenta vazão de rio e recupera estradas para facilitar o escoamento da produção-Desde fevereiro, equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e pessoal de empresa contratada pelo Governo do Estado trabalham na abertura de um córrego em Campo Limpo, no 2º Distrito. O objetivo é facilitar a passagem da água até o rio principal e evitar alagamento em período de chuva forte. A via de acesso à localidade também está recebendo melhorias, com limpeza e patrolamento, a fim de facilitar o escoamento da produção agrícola e garantir o transporte coletivo na região. Frentes de trabalho da Secretaria de Agricultura atuam ainda na roçada e limpeza das ruas das localidades de Estrelinha, em Bonsucesso, e Rancho Velho, no Vale Alpino, ambas no 3º Distrito. As próximas comunidades a serem atendidas são Prates e Brejal.

Sine Teresópolis oferece 27 oportunidades de emprego-O Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Teresópolis está com 27 vagas disponíveis para 16 funções esta semana, entre elas, instrutor de informática, motorista de ônibus urbano, eletricista, cuidador de idosos e caseiro. Para se inscrever, basta comparecer ao banco de empregos na Travessa Ranulfo Féo, 36, loja 42, Centro, portando a carteira de trabalho, identidade, CPF e cartão cidadão (PIS). O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. O telefone para informações é (21) 2641-0357.

Saúde divulga resultado da análise da água das fontes da cidade-Dando continuidade à vigilância da qualidade da água das fontes da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado da análise microbiológica feita em onze fontes. De acordo com as amostras coletadas em fevereiro, e analisadas pelo Laboratório de Análise de Água para Consumo Humano, da Secretaria de Saúde, as fontes Amélia, Taumaturgo, Praça Taumaturgo e Tijuca encontram-se impróprias para consumo. Os usuários são orientados a sempre ferver ou filtrar e clorar a água antes de ser consumida.

Animação e festa marcam o 3º Cultura de Raiz-Muitas apresentações, alegria e animação marcaram o 3º Encontro de Cultura de Raiz de Teresópolis – temporada 2013, realizado no último domingo, 3 de março, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, no bairro de Fátima. O público prestigiou o evento, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, que teve como temas as águas de março e o circo. Os artistas populares interessados em participar do 4º Cultura de Raiz, marcado para 7 de abril, podem participar dos ensaios para se inscrever e definir o repertório, e que serão realizados nos dias 30 de março e 6 de abril, às 16h, na Casa de Cultura.

Violonista Geremias Cruz abre temporada 2013 do Projeto Música na Matriz-Teve início no último domingo, 3 de março, a temporada 2013 do projeto Música na Matriz. Desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o evento teve como primeira atração do ano o violonista Geremias Cruz, que encantou a plateia na Matriz de Santa Teresa, na Praça Balthasar da Silveira, apresentando repertório variado. O recital teve ainda a participação especial da flautista Célia Seabra, coordenadora do projeto. Criado em 1994, o Projeto Música na Matriz conta com apresentações mensais, sempre no primeiro domingo de cada mês, na Matriz de Santa Teresa, no Centro.

Prefeitura recupera galerias e intensifica manutenção de ruas no interior-Dando continuidade à rotina de manutenção de ruas e espaços públicos na periferia e no interior do município, frentes de trabalho da Secretaria Municipal de Agricultura realizam esta semana reparos em galeria de água pluvial na Rua Shalon, em Albuquerque, e em Alegria, em Bonsucesso, no 3º Distrito. O serviço inclui desobstrução e troca de manilhas quebradas, a fim de garantir o escoamento da água da chuva.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário