Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de março de 2013

Teste mensal avalia 24 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme em Teresópolis

Teresópolis RJ
Teste mensal avalia 24 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme em Teresópolis

Teresópolis, 11 de março de 2013 – Das 24 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme implantado em Teresópolis pelo Governo do Estado, apenas uma do bairro Caleme precisou ser acionada manualmente durante o teste mensal realizado neste domingo, 10, pela Defesa Civil Municipal.

O teste foi realizado e supervisionado da Sala de Operações da Defesa Civil Municipal, na Tijuca, onde as sirenes foram acionadas por sistema remoto, através da internet. A verificação foi acompanhada por equipe da Secretaria Estadual de Defesa Civil, por integrantes da Cruz Vermelha Brasileira em Teresópolis e da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores. Nas comunidades onde as sirenes estão instaladas, o teste foi monitorado por agentes de Defesa Civil, voluntários dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil e radioamadores, que inspecionaram os equipamentos. 

Desde 2011, as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme do município são avaliadas em testes mensais, seguindo determinação da Secretaria Estadual de Defesa Civil, para verificação do funcionamento e correção de possíveis problemas. O objetivo é alertar os moradores de áreas de risco durante a ocorrência de chuvas fortes. As famílias são orientadas a deixar as suas casas quando o equipamento for acionado indicando o risco de deslizamento de terra. Nesse caso, os moradores devem se deslocar temporariamente até um ponto de apoio, definido pela Defesa Civil, onde deverão permanecer até que a situação se estabilize e o órgão avalie os imóveis e libere a área.

As 24 sirenes implantadas em Teresópolis estão distribuídas pelos seguintes bairros e comunidades: Santa Cecília (1), Fischer (1), Caxangá (1), Corta Vento (1), Pimentel (2), Rosário (2), Perpétuo (2), Vale da Revolta (2), Coreia (2), Fonte Santa (2), Caleme (2), Granja Florestal (3) e Quinta Lebrão (3).

Já as sirenes instaladas pela Prefeitura nas escolas municipais Nadir Veiga Castanheira, em Três Córregos, e Maria Mendes, na localidade de Cruzeiro, no 2º Distrito, disparam automaticamente quando o nível de água dos rios vizinhos aos prédios escolares atinge um nível crítico, indicando a possibilidade de transbordamento.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário