Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Atração internacional na Beira Linha:Grupo da Colômbia confirmado no projeto Cultura nos Bairros de Teresópolis

Grupo colombiano Vendimia em Teresópolis RJ
Atração internacional na Beira Linha:Grupo da Colômbia confirmado no projeto Cultura nos Bairros

Teresópolis, 17 de abril de 2013 - Neste domingo, 21 de abril, a Secretaria de Cultura de Teresópolis levará à comunidade da Beira Linha o projeto Cultura nos Bairros. Desta vez, a edição do projeto será mais do que especial, com a participação de uma atração internacional, vinda da Colômbia diretamente para alegrar o público teresopolitano. As atividades serão realizadas na chamada 'pracinha', no entroncamento entre as ruas Beira Linha e Paraná, próximo à Escola Municipal Chiquinha Rolla, com início às 15h.

“O Cultura nos Bairros é um projeto de grande importância, não só pelas atrações artísticas e de entretenimento que leva às comunidades como também pela localização dos valores artísticos de Teresópolis. E, neste domingo, será especial, tendo a participação de um grupo de teatro internacional, que virá a Teresópolis exclusivamente para prestigiar as ações da secretaria. Sem dúvida, será uma grande oportunidade não só para os moradores da comunidade, mas para que os teresopolitanos em geral possam conhecer e apreciar um pouco da cultura colombiana. Estão todos convidados”, destaca o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Com coordenação do Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, o Cultura nos Bairros levará atrações envolvendo música e teatro à Beira Linha. Na programação, estão previstas apresentações musicais, incluindo a performance em homenagem ao mestre Luiz Gonzaga, executada por Fernando Mello, Pedro Cavalcante, Ayrton Rebello e o próprio Arnaldo Almeida. Logo depois, será a vez do grupo colombiano de teatroVendimia, de Bogotá, na Colômbia, apresentando o espetáculo 'Las muertes de los poetas' - As mortes dos Poetas.

Realização da Travessia Teatro e Aldeia Casa Viva, o espetáculo, em formato de teatro de rua, tem cerca de uma hora de duração e será encenado em espanhol. A história começa com o poeta grego Ésquilo (que representa o eurocentrismo) que, através da reencarnação de outros poetas, obriga sua mulher, Zamba, a representar vários personagens de outros ilustres escritores europeus. Em um afã de euforia produzida pelo personagem Calibã, de A Tempestade, de William Shakespeare, o poeta não resiste ao olhar dos escritores e poetas latino-americanos e se deixa seduzir por um tirano latino-americano. Encarnando a personagem e em estado catártico produzido pelo déspota, a mulher Zamba e a Morte o pegam em uma armadilha e o prendem em sua carroça, para levá-lo de cidade em cidade como um boneco, títere de circo velho, a contar a sua história de uma Europa em decadência e de uma América Viva e popular.

O texto é resultado de criação coletiva e o espetáculo tem direção de María Fernanda Sarmiento Bonilla e apoio técnico de Mauricio Rodriguez. No elenco, estão: Carlos Araque (Esquilo), Clara Contreras (A Morte) e Cristina Alejandra Jiménez (Zamba).

No sábado, 20, será realizado um bate-papo entre o grupo colombiano Vendimia e os artistas da cidade, a partir das 17h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, com entrada franca.

Lançado em 2009, o projeto Cultura nos Bairros é desenvolvido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, e tem como objetivo levar atrações artísticas e culturais às comunidades, sempre nas tardes de domingo, identificando ainda os artistas populares espalhados pela cidade e promovendo o mapeamento cultural do município. Mais de 40 comunidades já foram visitadas.

Texto: Geórgia Jahara
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário