Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Dia ‘D’ contra a Dengue em Teresópolis com caminhada e entrega de capa de caixas d’água


Equipe da Saúde toma a frente da caminhada na Praça dos Expedicionários: conscientização para combater mosquito transmissor da dengue
Dia ‘D’ contra a Dengue: mobilização em Teresópolis teve caminhada e distribuição de cobertura de caixas d’água


Teresópolis, 4 de abril de 2013 – Uma caminhada pelas ruas do bairro de São Pedro na manhã deste sábado, 6, com as equipes de todos os setores da Secretaria de Saúde, bem como os agentes comunitários das unidades de saúde da região, marcou o início do Dia D' contra a Dengue em Teresópolis. Acompanhada pela Banda Dançante do Cedal, a caminhada teve como ponto de partida a Praça dos Expedicionários – a do Tiro de Guerra, e percorreu nove ruas do bairro, com abordagem dos moradores durante o percurso e distribuição de panfletos educativos.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, o bairro foi escolhido por apresentar o maior índice de infestação do mosquito transmissor da dengue, de acordo com o LIRAa (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti). Trata-se de uma ferramenta utilizada pelo Ministério da Saúde para identificar os criadouros predominantes e a situação de infestação nos municípios, permitindo o direcionamento de ações de combate, controle e prevenção nas áreas mais críticas. 
Alonso de Faria, da Vigilância Ambiental em Saúde, aborda moradoras na caminhada contra a dengueConscientização e entrega de capa protetora de caixa d'água na Calçada da Fama
“A população tem que entender que a dengue é problema de todos. Temos que dedicar pelo menos cinco minutos da nossa vida para combater o vetor e eliminar os possíveis pontos de proliferação do mosquito. Temos que nos unir para reduzir o número de mosquitos e a possibilidade de uma epidemia na cidade”, conclamou o Secretário Carlos Otávio, que acompanhou a caminhada.

A campanha de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue contou com a parceria da Secretaria Estadual de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Educação, da Guarda Municipal e das Associações de Moradores do bairro de São Pedro, Morro do Tiro e Pimentel.
Caminhada no bairro de São Pedro alerta moradores para o combate ao mosquito transmissor da dengue
Banda Dançante do Cedal acompanha a caminhada contra a dengue no bairro de São Pedro

Participação popular

Os líderes comunitários Sérgio Ponciano, Marcos Paulo da Silva e José Ramos de Oliveira, presidentes das associações de moradores de São Pedro, Pimentel e Morro do Tiro, respectivamente, também marcaram presença na mobilização. “É de grande importância esse combate e a conscientização da nossa população para que não deixe acúmulo de água na laje ou em plantas”, reforçou Ponciano. “A Associação de Moradores do Pimentel é parceira da Secretaria de Saúde contra a dengue”, acrescentou Marquinhos do Pimentel. “Vamos ver se juntos a gente consegue conscientizar o povo. Esse é um trabalho muito importante, principalmente para as crianças”, destacou José Ramos.

A ação no bairro de São Pedro contou ainda com a participação do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valdir Paulino, que também preside a Federação das Associações de Moradores de Teresópolis. “É muito importante essa prevenção no nosso município. Quero parabenizar a iniciativa do secretário de Saúde e do Poder Executivo”.

As moradoras Nilda Ferreira e Liceia dos Santos aprovaram a campanha. “Olho diariamente os meus vasos de plantas e sempre lavo os pratos”, Nilda garantiu. “Um morador tem que alertar o outro para evitar tudo o que pode acumular água”, completou Liceia.
Líderes comunitários Marcos Paulo, Sérgio Ponciano e José Ramos marcam presença na mobilização
Centro da cidade

A mobilização pelo Dia ‘D’ contra a Dengue também foi realizada na Calçada da Fama, na Várzea, com distribuição de panfletos, palestra e brincadeiras pedagógicas com o público infantil. Também foram distribuídas capas protetoras de poliéster para cobrir caixas d’água e evitar a entrada de insetos.

Quem passava pelo estande da Secretaria de Saúde montado na Calçada da Fama parava para observar, no microscópio, a larva e o mosquito transmissor da dengue, a fim de reconhecer o Aedes aegypti. Como a babá Joana Cássia dos Santos, de Guapimirim, onde a mobilização também foi realizada. “Muito válida essa campanha para as pessoas ficarem alertas. Todos esquecem quando não tem a doença, mas a dengue não para. Temos que estar atentos sempre”, alertou.
Joana Cássia dos Santos na Calçada da Fama: “a dengue não para”

Dengue na cidade

A Secretaria de Saúde está atualizando o levantamento sobre o número de notificações de casos suspeitos de dengue no município, bem como das regiões onde são encontrados focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O resultado será apresentado na reunião do Conselho Municipal de Saúde, no dia 18, às 19h, no auditório da Secretaria de Saúde, na Tijuca.

De acordo com levantamento do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, em 2012 foram notificados 47 casos de dengue em Teresópolis, dos quais 30 foram descartados após a realização de testes sorológicos. Entre os casos confirmados, foram descobertos dois em que as pessoas pegaram dengue na cidade. Até o início do mês de março de 2013 existiam 20 notificações no município. Em 2012, os agentes de saúde do Programa Municipal de Combate à Dengue haviam identificado seis bairros com focos do mosquito Aedes Aegypti. Em 2013, esse número subiu para 25.

Fotos – crédito para Jéferson Hermida
Fonte - Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário