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sexta-feira, 19 de abril de 2013

Escolas municipais de Teresópolis revisam projetos pedagógicos

Reunião para a revisão do PPP na Escola Municipal Irene Sant´Anna do Valle, no Pimentel
Escolas municipais revisam projetos pedagógicos


Teresópolis, 19 de abril de 2013 - Incentivadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME), as unidades escolares da rede municipal de ensino estão revendo seus Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) e ouvindo todos os atores envolvidos no processo educativo: alunos, pais e/ou responsáveis, funcionários e professores. O objetivo é a unificação do diálogo entre as partes e a apresentação das metas a serem atingidas por cada unidade.

O Projeto Político Pedagógico é uma espécie de guia, onde constam os objetivos que a unidade escolar deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O PPP deve conter o conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, alcançando não apenas gestores e professores, mas também funcionários, alunos e famílias. Um bom Projeto Político Pedagógico precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota, e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos.

No último dia 9 de abril, foi recomendado que todas as unidades escolares da rede municipal de ensino fizessem uma pausa em suas atividades letivas para que esse assunto fosse discutido. Agora, esses novos projetos começam a ganhar forma. “Este ano estamos iniciando uma nova gestão nas escolas municipais. Desde o início deste período letivo, a Secretaria de Educação tem incentivado boas práticas que podem potencializar o sucesso de nossos estudantes e a satisfação de nossos professores. Já organizamos a Jornada Pedagógica e a Semana da Educação, mas tudo isso só fará sentido se nossas unidades escolares revisitarem suas metas, suas forças e fraquezas, ou seja, seu projeto político pedagógico”, explicou o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

Além de ser uma obrigação legal, prevista na Lei 9.394/96, no inciso I do Artigo 12, a constante revisão do PPP é um processo fundamental para o êxito da escola: a cultura do diagnóstico e da avaliação como tomada de decisão em movimentos de ação, reflexão e ressignificação ajudam a manter a escola atualizada. O resultado desse trabalho já está sendo encaminhado por algumas unidades escolares para a Secretaria Municipal de Educação, que participa ativamente de todo o processo.

Segundo a professora Carla Rabello, Diretora de Educação da SME, a educação ter “parado” no último dia 9 de abril foi muito positivo, e o resultado pode ser conferido nos PPPs que estão chegando à Secretaria. “Foi um ganho destinar um dia no calendário para organização do Projeto Político Pedagógico, inclusive por podermos convidar pais e alunos para participarem do encontro. A atitude de prever essa ‘parada’ no calendário se deu porque precisamos cumprir os 200 dias letivos e, às vezes, fica difícil reunir a equipe escolar sem onerar os alunos em relação à carga horária estabelecida por lei. Desta forma, orientamos as escolas que avisassem às famílias sobre a importância deste momento. O dia não foi letivo e já temos a previsão de outra data no mês de setembro para que as escolas possam verificar suas metas”, disse a Diretora.

Para a professora Rosana da Rocha Mendes, que já está adiantada na revisão no PPP da Escola Municipal Irene Sant´Anna do Valle, no Pimentel, o trabalho está sendo bastante produtivo. “Avaliamos cada item que compõe o PPP da Escola, com todos os funcionários, professores, representante de pais e dos Conselhos e monitores do Programa Mais Educação. Juntos, revisamos os pontos positivos e negativos, e a opinião de todos foi discutida com eloquência e maturidade, sempre pensando na qualidade da educação dos nossos alunos”, avaliou a educadora.
Na Escola Municipal Dorvalino de Oliveira, no Meudon, o PPP é discutido com diversos atores envolvido no processo escolar
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

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