Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de abril de 2013

Festa na comemoração dos quatro anos do Cultura de Raiz em Teresópolis

Cândido Neto cantou o Parabéns a você, com acompanhamento de artistas
Grande festa e muitos momentos especiais comemoram os quatro anos do Cultura de Raiz


Teresópolis, 9 de abril de 2013 - Uma manhã de festa completa, com direito a muita animação, alegria, música, homenagens e, é claro, um belo bolo de aniversário. Foi neste clima que o Encontro de Cultura de Raiz comemorou neste domingo, 7 de abril, seus quatro anos de criação. A festa foi realizada na Casa de Cultura Adolpho Bloch e contou com quase 30 apresentações, envolvendo mais de 40 artistas. O evento teve ainda entrega de diplomas aos artistas populares e de um voto de congratulações ao Secretário de Cultura, Wanderley Peres, pela iniciativa.

“O sucesso do Cultura de Raiz é resultado de um esforço coletivo e, no dia de hoje, todos merecem os parabéns, a equipe da Secretaria de Cultura, os artistas participantes, os artesãos e o público. Quando me recordo dos primeiros programas, ainda em 2009, vejo o quanto caminhamos. Foi difícil, mas chegamos até aqui. E hoje, nos dá muito orgulho ver esta casa cheia, festejando conosco este momento histórico. Que o Cultura de Raiz continue assim e complete 10, 15, 20 anos, resgatando e valorizando cada vez mais os artistas populares da nossa terra”, comemorou o Secretário Wanderley Peres.
Coral da UnivertiCultura de raiz 4 aniversário
Em formato de programa de auditório, com cenário de cozinha de roça e coordenação do Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, e da professora Andréa Sant'Anna, o 4º Cultura de Raiz – temporada 2013 – teve mais uma vez o engenheiro agrônomo Beto Selig como apresentador. Ao longo de quatro horas, mais de 40 artistas se revezaram no palco, animando o grande público presente com poesias e sucessos da música sertaneja, da moda de viola e do forró, embalados por violas, sanfonas, pandeiros e muito mais.

Entre as apresentações, artistas que formam a linha mestra do projeto, como Edson e Moacir Rosa, Zé Lopes, Amado Rodrigues, Geremias Cruz, Edmar Santos, Zé Rodrigues, Vera Borcard, Jorge Viajante e Mario do Violão, entre muitos outros, além de mais recentes, como Paulo Carminatti, Paulinho Soares e Felipe Rodrigues, e estreantes, como Jucelei Raimundo e Írio Lima. “Estou feliz demais por participar do Cultura de Raiz pela primeira vez e ainda mais em uma data tão importante. Que delícia é este programa”, comentou o estreante Írio, que mora em Guapimirim.

Lançado em abril de 2009, o Cultura de Raiz tem como objetivo resgatar e valorizar artistas da cultura popular. Ao todo, já foram realizadas 42 edições, ao longo de quatro anos, sempre no primeiro domingo de cada mês, com entrada franca.
Zé Lopes, com Genaro da Zabumba, Arnaldo Almeida e Ayrton RebelloGrande movimento de artesãos na Sala de Dança
O artista Wesley Muniz, diretamente de Carmo para o Cultura de RaizSecretária de Cultura de Carmo,Leila Cortez, Nara Zeitune, Wanderley Peres e o ator Wesley Muniz
Parabéns, bolo, diploma e voto de congratulações

Entre os pontos altos da festa, destaque para Candido Neto, que pela segunda vez cantou o 'Parabéns a você', com direito a letra personalizada, criada especialmente para a ocasião. O momento foi dividido com participantes e público, assim como o enorme bolo de aniversário, com mais de um metro de comprimento, também personalizado com a logomarca do projeto.

Outro momento importante foi a apresentação do sanfoneiro 'Seu' Timbira, que após alegrar a plateia com forró e músicas de quadrilha, foi homenageado pelo Secretário de Cultura, Wanderley Peres, com o Diploma de Artista Popular. “Com este diploma, que damos ao Timbira de forma simbólica em nome de todo o grupo, todos os artistas do Cultura de Raiz ganham o direito de se apresentar a qualquer tempo em praça pública, seguindo o que já prevê o Plano Nacional de Cultura. É a valorização do melhor da nossa arte”, comentou o Secretário Wanderley Peres. Além de Timbira, todos os artistas que já se apresentaram no Cultura de Raiz também foram agraciados com o diploma de artista popular.

Destaque ainda para a presença do vereador José Carlos da Estufa que, em nome da Câmara Municipal, entregou ao Secretário Wanderley Peres um voto de congratulações pelos quatro anos do projeto e por todo o trabalho realizado no Encontro de Cultura de Raiz. “Eu, particularmente, adoro este tipo de música. Acho ótimo o Cultura de Raiz e muito importante o trabalho de resgate realizado pelo projeto. Por isso, é mais do que justa esta homenagem”, comentou o vereador.

Corredor Cultural

Outro momento importante do evento foi a apresentação do esquete 'Dona Edith', interpretado pelo artista Wesley Muniz, do município de Carmo. Levado especialmente ao Cultura de Raiz pela Secretária de Cultura de Carmo, Leila Cortez, a apresentação do artista marcou o pontapé inicial do Corredor Cultural Serrano, que funcionará em formato de intercâmbio, levando artistas de uma cidade à outra em toda a Região Serrana. O Corredor Cultural é uma ação resultante do Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura, que conta com a participação de 15 municípios visando o desenvolvimento da cultura na região.
Wanderley Peres minutos antes da entrega do diploma de Artista Popular

Paineis e fotografias

Para marcar de forma ainda mais incisiva o aniversário do Cultura de Raiz, quatro paineis foram confeccionados pelo designer gráfico da Secretaria de Cultura, Ricardo Guarilha, destacando os principais momentos do projeto ao longo dos quatro anos. Divididos por ano de atuação (2009, 2010, 2011 e 2012), os paineis mostraram momentos de diversas edições, participantes de destaque, parcerias e comemorações. Além disso, ao longo de todo o evento, um computador também foi instalado na Casa de Cultura, funcionando como uma espécie de álbum de fotografias digital. As novidades agradaram os artistas. “Eu gostei de ver os paineis. Fiquei procurando até me achar. Esse programa é muito bom”, comentou Tião do Triângulo.
Artesanato em movimento

Além da enorme movimentação no teatro da Casa de Cultura, que ficou lotada durante toda a manhã, na Sala de Dança também foi grande a movimentação por conta dos estandes de artesanato montados no espaço. Marcaram presença: Maura Ferreira (produtos reciclados), Ana Litardo (produtos da Feira Agroecológica), Magno Guimarães Pinho (tapioca), Yuanit Gonzalez (batas rendadas), Maria Christina Barbosa (artesanato em tecido e sucata), Leir Guarilha (bijuterias), Iara Hesse (trabalhos em pintura), Marcia Bettin (artesanato em porcelana, madeira, tecido e silkscreen) e Maria Cecília Cardin (cerâmica e bijuteria).

Destaque ainda para o estande de produtos em tie-dye (estampa em tecido) confeccionados pelas alunas do curso de artesanato oferecido pela Secretaria de Cultura sob a orientação da professora Silvana do Valle.
O estreante Írio Lima

Relação de participantes

Participaram do 4º Cultura de Raiz – temporada 2013 os seguintes artistas: Beto Selig, Paulinho Soares, Adão Curió da Viola, Roninho, PauloMedeiros, Clotilde Soares, Zé Lopes, Genaro da Zabumba, Arnaldo Almeida, Ayrton Rebello, Andréa Sant'Anna, Edmar Santos, AmadoRodrigues, Moacir e Edson Rosa, Zé Rodrigues, 'Seu' Timbira, Wesley Muniz, Regina Dinn, Álvaro Pio, Coral Cantar é Viver (Univerti/FESO), Geremias Cruz, Carmem Bartoly, Luiz Fernando, Írio Lima, Paulo Carminatti, Rogério Barros, Juju Carvalho, Fernando Mello, Vidocq Casas, Cândido Neto, Jorge Viajante, Mário do Violão, Vera Borcard, Daniel Vieira, Zé Futrica, Crésio da Vila, Banda Mocotó de Frango, Felipe Rodrigues, Tião do Triângulo, Jacaré, Jucelei Raimundo, Marcelo Cruz e grupo Top Street Dance e Seu Claro.
Secretário Wanderley Peres entrega diploma de artista popular a 'Seu' TimbiraWanderley Peres recebe voto de congratulações do vereador José Carlos da Estufa
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário