Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Prefeitura de Teresópolis recebe Comissão da Secretaria Nacional de Direitos Humanos

Assessora técnica Tania Iorio esclarece dúvidas sobre o atendimento social às vítimas da tragédia de janeiro de 2011 a Comissão Especial Moradia Adequada
Prefeitura recebe Comissão da Secretaria Nacional de Direitos Humanos-Criação de novas unidades de saúde e de um CRAS itinerante são anunciadas em reunião


Teresópolis, 18 de abril de 2013 – Realizada na manhã desta quinta-feira, 18, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, na Tijuca, reunião entre representantes da Prefeitura de Teresópolis e integrantes da Comissão Especial Moradia Adequada, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos. O grupo veio à cidade para avaliar o atendimento às vítimas das chuvas de janeiro de 2011 e as medidas adotadas para conter os problemas de moradia em áreas de risco.

Questões como obras de recuperação, moradias interditadas, casas populares, aluguel social e assistência psicológica às vítimas da tragédia foram abordadas durante o encontro, que contou com a participação de representantes das secretarias municipais de Saúde, de Desenvolvimento Social e de Obras e Serviços Públicos. 

Em relação ao atendimento psicológico às vítimas da tragédia de 2011, o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, explicou que a rede pública de saúde conta com o ambulatório da Divisão de Saúde Mental e também com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) e o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi). Além disso, todos os pacientes atendidos nos postos de saúde da família com indicação de assistência psicológica são encaminhados para as unidades especializadas.

O Secretário Carlos Otávio informou os membros da Comissão Especial Moradia Adequada sobre a criação de duas Clínicas da Família, resultado de parceria do Governo do Estado, a quem caberá a construção. Ele também citou os planos de expansão da rede de saúde, com a implantação de mais cinco unidades, já aprovadas pelo Ministério da Saúde.
Secretário de Saúde Carlos Otávio Sant’Anna anuncia a criação de novas unidades de saúde no município
“Esse ano pretendemos expandir a rede com a construção das Clinicas de Saúde da Família em Bonsucesso, no interior, e na Tijuca. Também vamos expandir a rede com mais cinco unidades básicas, cujos projetos já foram apresentados ao Ministério da Saúde e aprovados para construção. Estaremos realizando a revisão do nosso Plano Municipal de Saúde após a Conferência Municipal de Saúde deste ano, e criando os calendários para a implantação dessas unidades”, informou, acrescentando que a Conferência está prevista para ser realizada em setembro.

Já a assessora técnica Tania Iorio, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, esclareceu os atendimentos prestados nos cinco CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e no CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social). Ela anunciou ainda que se encontra em fase de planejamento a criação de um CRAS Itinerante, com o objetivo de levar os serviços de assistência psicológica e social aos moradores das áreas do município que ainda não contam com esses serviços, principalmente na área rural.

A coordenadora geral do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, Tássia Rabelo, encerrou a reunião informando que, após as visitas que o grupo está fazendo em algumas áreas afetadas por desastres naturais pelo Brasil, incluindo Teresópolis, serão elaborados relatórios contendo recomendações que a Secretaria Nacional de Direitos Humanos vai encaminhar às administrações locais e aos órgãos responsáveis.

“Essas recomendações serão levadas para o Conselho, que é presidido pela Ministra Maria do Rosário. Todas as recomendações vão ser oficiadas. O conselho não é vinculativo, não tem poder de polícia, mas tem um poder de articulação muito grande. Depois de oficiados os responsáveis, poderemos fazer uma articulação que consiga alterar essa realidade”.
Tássia Rabelo: relatório com recomendações ao Município será avaliado pelo Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana
Fotos – crédito Jeferson Hermida
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário