Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Professora do UNIFESO Teresópolis apresenta dissertação sobre avaliação em potros muares

A professora Paula de Mattos Guttmann, responsável pela disciplina de Clínica Médica de Animais de Produção do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)
Professora do UNIFESO apresenta dissertação sobre avaliação em potros muares


A professora Paula de Mattos Guttmann, responsável pela disciplina de Clínica Médica de Animais de Produção do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), apresentou no dia 25 de março sua dissertação de mestrado no curso de Clínica e Reprodução Animal da Universidade Federal Fluminense. Intitulado “Avaliação clínica, hematológica e citológica de lavado traqueal em potros muares sadios e portadores de pneumopatias de 0 a 6 meses de idade”, o projeto foi realizado com os animais da Fazenda do Instituto Vital Brazil, situada no município de Cachoeiras de Macacu (RJ).

“Existem muitos estudos e trabalhos publicados em potros de cavalos e de jumentos, no entanto, em potros muares (mula/burro, híbridos do cruzamento entre o jumento e a égua) há poucos estudos publicados. Esses animais têm uma importância muito grande, pois ainda são usados no trabalho no campo, além de serem usados para lazer, exposições e transporte”, esclareceu a professora. A pesquisa foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ) e teve o apoio do UNIFESO e do professor André Vianna Martins, coordenador do curso de Medicina Veterinária.

De acordo com a professora Paula, as doenças respiratórias são apontadas como uma das principais causas de morte em potros neonatos, e muito pouco se sabe a respeito dos muares, que acabam sendo tratados como se fossem cavalos. “Durante a realização do mestrado, pude aprofundar os meus conhecimentos no assunto e fazer uma pesquisa importante que vai fornecer dados para auxiliar no tratamento desses animais”, comentou.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário