Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de abril de 2013

Projeto Cultura de Raiz de Teresópolis concorre ao Prêmio Rio Sociocultural 2013

Wanderley Peres recebe voto de congratulações do vereador José Carlos da Estufa
Cultura de Raiz concorre ao Prêmio Rio Sociocultural 2013


Teresópolis., 16 de janeiro de 2013 - O projeto Encontro de Cultura de Raiz de Teresópolis, de valorização da cultura popular, está inscrito no Prêmio Rio Sociocultural deste ano. Em sua quarta edição, o prêmio é uma realização do Riosolidario e do Instituto Cultural Cidade Viva, com apoio do Sebrae e patrocínio da CEG Rio e da Secretaria Estadual de Cultura. Nos três anos anteriores, 758 projetos foram inscritos e concorreram ao prêmio, representando os 92 municípios fluminenses.

O Prêmio Rio Sociocultural tem o objetivo de identificar, premiar e dar visibilidade às ações inovadoras, criando potencial para que projetos exemplares se multipliquem. A finalidade é valorizar, reconhecer publicamente, premiar e divulgar iniciativas socioculturais inovadoras e empreendedoras no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, capazes de gerar crescimento social, bem comum para a população local, autoestima das comunidades, trabalho, renda, qualidade de vida, cidadania e fortalecimento da identidade cultural fluminense.

Podem participar ações socioculturais que envolvam: todas as artes (cênicas, visuais, audiovisuais, cultura digital, música, literatura e artes plásticas), artesanato, gastronomia típica, moda, design, patrimônio cultural material e imaterial, turismo cultural, meio ambiente, ciência e tecnologia que utilizam meios artísticos, educação através das artes e escolas de arte – sempre com foco no desenvolvimento social de grupos e comunidades.

Os projetos e ações inscritos concorrem entre si e, após seleção realizada por um comitê técnico, serão definidas as 10 iniciativas finalistas. A previsão é que a relação dos finalistas seja divulgada até o final do mês de maio. Depois, as 10 iniciativas serão novamente analisadas, com base em cinco critérios: soluções simples, inovadoras, pioneiras, de fácil implementação, que dispensem grandes investimentos e estruturas operacionais vultosas; resultados significativos para a comunidade, processos contínuos, não pontuais, com potencial multiplicador para outras localidades; valorização dos grupos socioculturais locais e da identidade sociocultural fluminense; inclusão de segmentos socioculturais marginalizados, com possibilidades ou resultados efetivos de cidadania e inserção social; e potencial de geração de trabalho e renda, estímulo ao espírito comunitário, ao associativismo, promovendo desenvolvimento econômico sustentável, através da arte e da cultura.

Por fim, após esta segunda avaliação, cinco das iniciativas finalistas sairão vencedoras do Prêmio Rio Sociocultural, dividindo entre si R$ 100 mil em prêmios.

Para o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, a participação aceita do Cultura de Raiz no Prêmio Rio Sociocultural demonstra não só a seriedade, como também o êxito do projeto. “O Cultura de Raiz é um projeto de fundamentos sólidos, que valoriza a cultura popular e atende a todos os critérios do prêmio. São quatro anos de ação ininterrupta, com alcance extraordinário e sucesso mais do que comprovado. Por estas razões, e por ser o Cultura de Raiz um projeto de grande alcance social, temos sim, chances reais de estar entre os finalistas”, avalia.

O Encontro de Cultura de Raiz foi lançado em abril de 2009, tendo como objetivo resgatar e valorizar artistas da cultura popular. Tem formato de programa de auditório, com cenário de cozinha de roça e coordenação do Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, e da professora Andréa Sant'Anna. Ao todo, já foram realizadas 42 edições, ao longo de quatro anos, sempre no primeiro domingo de cada mês, com entrada franca.

Homenagem da Câmara Municipal

Para se ter uma ideia da importância e do alcance cultural do projeto no município, na última edição do Cultura de Raiz, o vereador José Carlos da Estufa, em nome da Câmara Municipal, entregou ao Secretário Wanderley Peres um voto de congratulações pelos quatro anos do projeto e por todo o trabalho realizado no Encontro de Cultura de Raiz. “Eu, particularmente, adoro este tipo de música. Acho ótimo o Cultura de Raiz e muito importante o trabalho de resgate realizado pelo projeto. Por isso, é mais do que justa esta homenagem”, comentou o vereador, na ocasião.

Texto: Geórgia Jahara
Foto: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário