Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Público do Anima Terê ‘aprende brincando’ com atividades do UNIFESO Teresópolis

Público do Anima Terê ‘aprende brincando’ com atividades do UNIFESO


O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) participa mais uma vez do Festival de Animação de Teresópolis, o Anima Terê, que acontece no Ginásio Pedrão até o dia 5 de abril. A quarta edição do evento, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, é aberta ao público e recebe estudantes do município para diversas atividades. “Esta apresentação de trabalhos que o UNIFESO desenvolve na área de tecnologia é tão bacana que os visitantes ficam mais motivados a estudar mais, e ir mais além para fazer parte da família da Instituição e cursar o ensino superior. Vemos que esta parceria é de grande riqueza para nossa educação de forma geral”, relatou Márcia Peixoto, da Secretaria Municipal de Educação, que está na organização do evento.

Através desta parceria, o UNIFESO complementa a programação do Anima Terê com oficinas de Matemática, softwares de simulações, animações e jogos, além da interação dos professores e acadêmicos da Instituição com os visitantes. “Pessoas de todas as idades conferem os trabalhos realizados na área de computação gráfica. Isso é interessante uma vez que a área que está em alta no mercado, fora que é uma forma de animar um pouco, quando se aprende brincando”, observou o professor Nelson Machado Barbosa, coordenador do curso de Ciência da Computação. Ele auxilia na apresentação de uma série de projetos desenvolvidos pelo Laboratório Star One do UNIFESO, uma parceria com a empresa Star One da Embratel, responsável pelo controle e serviço de satélites do grupo. Entre as atrações, os usuários podem fazer um tour virtual pela Estação Terrena de Guaratiba e pelo Campus Sede do UNIFESO, ou um voo virtual pelas áreas atingidas pela tragédia de janeiro de 2011 e, como novidade, conhecer as montanhas da Serra dos Órgãos. “A ideia é fazer um voo por cima do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO). Por enquanto ainda estamos modelando, pois ainda vamos traçar as trilhas, nomear as pedras, colocar a descida da estrada e as matas”, adiantou o professor José Roberto Andrade, coordenador do laboratório e professor do curso, que ensina como se faz este processo de modelagem dentro do programa.

Cauê Dias, de sete anos, se divertiu passeando pelas instalações do Campus Sede. Ele contou que tem um computador e provou estar bem familiarizado com a máquina. “Gostei muito deste ‘jogo’, foram os estudantes do UNIFESO que fizeram? Que bacana!”, indagou o pequeno. Sua professora Amanda da Fonte Boechat, da Creche Escola Grandini, notou que esta é uma forma “das crianças interagirem e aprenderem cada vez mais. Elas precisam e sentem falta destes eventos culturais que são muito importantes”, disse.

Estudantes do curso de Pedagogia, sob a orientação da professora Carla de Cunto, também estão participando do evento. Através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UNIFESO), as estudantes Luciana Marx e Ana Carolina de Paula realizam a oficina de informática, que entre outras ações oferece auxílio para estudantes e docentes na busca por informações e elaboração de animações com técnicas informatizadas. Além disso, a estudante Luciana expõe sua colaboração no desenvolvimento do site da escola Acliméa cuja direção é da professora Carla de Cunto. “É uma metodologia de forma de projeto de trabalho da escola e do curso de Pedagogia, e os estudantes do PIBID são os protagonistas nesta postura de docente na escola e compartilham suas experiências”, contou a professora Carla.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário