Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Reunião do CONLESTE define novas ações

Teresópolis RJ
Reunião do CONLESTE define novas ações


Teresópolis, 24 de abril de 2013 – Realizada em Itaboraí, na última semana, mais uma reunião do CONLESTE - Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense. Trata-se de uma associação de 15 municípios, criada para obter contrapartidas da Petrobras para a região, por conta da implantação do Comperj – Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro.

Como cumpria agenda em Teresópolis, o Prefeito Arlei, que é vice-presidente do CONLESTE, foi representado pelo Coordenador de Meio Ambiente da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil de Teresópolis, Leandro Coutinho da Graça, que também é Coordenador do Fórum da Agenda 21 do município.

Na reunião, o Secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, apresentou o Termo de Cooperação Técnica com o CONLESTE. O termo, que foi assinado durante o encontro, tem como objetivo promover a integração de políticas públicas, a troca de informações e de experiências, por meio de apoio técnico e operacional, nas temáticas de desenvolvimento regional, abastecimento, aquicultura e pesca. O convênio também trata da elaboração do Plano Diretor de Estruturação Territorial do Leste Fluminense.

O Presidente da ALERJ – Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Deputado Estadual Paulo Melo, participou da reunião e se colocou à disposição dos municípios integrantes do CONLESTE, se comprometendo a atuar como interlocutor em suas reivindicações. Sobre Teresópolis, Paulo Melo afirmou que está empenhado em agilizar o início das obras das casas populares, e que o Prefeito Arlei mantém contato direto com ele a esse respeito e também em relação a outros temas de interesse do município.

O Presidente do CONLESTE, Helil Cardozo, que é Prefeito de Itaboraí, agendou um novo encontro, que contará com a participação do Prefeito Arlei, de Teresópolis, eleito Vice-presidente do Consórcio Intermunicipal, bem como o Prefeito de Magé, Nestor Vidal, e a Prefeita de Saquarema, Franciane Motta, respectivamente presidente e vice-presidente da ADELESTE - Associação de Desenvolvimento do Leste Fluminense. Em pauta, a definição das reivindicações dos municípios e que serão apresentadas à Petrobras e ao Governo do Estado. As reivindicações de Teresópolis são baseadas no Plano de Governo, Plano Diretor Municipal e no Plano Local de Desenvolvimento Sustentável - Agenda 21.

Uma nova reunião foi agenda para o próximo dia 10 de maio, no Centro de Integração da Petrobras, em São Gonçalo, onde os representantes da Petrobras apresentarão suas contrapartidas para amenizar os impactos da construção do Complexo Petroquímico.

A próxima Assembleia Geral do CONLESTE será realizada dia 17 de maio, em Magé.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário