Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Secretaria de Cultura de Teresópolis- Visita do Inepac ao Mirante da Granja Guarani

Wanderley Peres e Arnaldo Almeida com os arquitetos do Inepac
Prefeitura e Inepac estudam recuperação do Mirante da Granja Guarani


Teresópolis, 4 de abril de 2013 - Na tarde desta terça-feira, 2 de abril, o Secretário de Cultura de Teresópolis, Wanderley Peres, e o Subsecretário, Arnaldo Almeida, receberam dois arquitetos do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). O objetivo da visita foi avaliar o atual estado do Mirante da Granja Guarani, visando os estudos para a preparação do projeto de restauração do local.


Responsáveis pela fiscalização do tombamento do Quiosque das Lendas, os técnicos Marcos Bittencourt e Vivianne Sampaio Vasques estiveram no Mirante da Granja Guarani, acompanhados do Secretário Wanderley Peres e do Subsecretário Arnaldo Almeida, e avaliaram atentamente a edificação, assim como o grau de depreciação do local. Representantes da Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani (Amagg) também estiveram presentes.

Na ocasião, foi entregue ao Secretário Wanderley Peres um documento com estudos preliminares realizados pelo Inepac com vistas aos projetos de restauração do mirante e também o projeto de paisagismo para o entorno do atrativo. Mas, até que seja definido, aprovado e executado o projeto de restauração, a Prefeitura irá zelar pelo terreno, cercando a área já demarcada, de 1.800m2 e cuidando de sua limpeza e manutenção, evitando assim que a edificação sofra maiores danos e ações de vandalismo. A ação inclui ainda a colocação de um portão no local, controlado pela Guarda Municipal, com o intuito de impedir a entrada de animais e pessoas mal intencionadas na área.

O trabalho tem o amparo do Inepac. “Por ser um bem tombado e guardar características importantes da época, é fundamental que a edificação seja resguardada. Assim, apoiamos em 100% as medidas adotadas pela Prefeitura em demarcar, cercar e zelar pela área até que possamos executar o projeto de restauração”, comentou o arquiteto Marcos Bittencourt, lembrando ainda que, embora os azulejos – cuja restauração é a maior dificuldade do projeto – estejam muito danificados, existem técnicas modernas que permitem sua restauração. “A questão hoje é definir que tipo de técnica será mais adequada para obtermos o melhor resultado”, completou.

Tombado pelo Inepac desde 1988, o Mirante da Granja Guarani é um importante atrativo turístico e histórico de Teresópolis, como explica o Secretário Wanderley Peres. “O complexo é da década de 20 do século passado e de grande importância para a história do município. Foi cenário para chás da tarde de senhoras da sociedade e de lá vê-se uma das mais belas vistas do Alto e da Granja Comary. Em seus azulejos portugueses, estão narradas quatro lendas indígenas e mesmo sem o telhado, ainda hoje a acústica perfeita impressiona. Sem dúvida, trata-se de uma edificação que merece ser recuperada e devolvida à população”, comenta o secretário.

Texto: Geórgia Jahara
Crédito das fotos: Divulgação Amagg
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis


Vídeo exclusivo-Terê Total (Louis Capelle)2008

Um comentário: