Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Seminário conscientiza agricultores sobre a produção consorciada de peixes e verduras em Teresópolis

Secretário Estadual de Desenvolvimento Regional Felipe Peixoto, Prefeito Arlei e Ministro Crivella: investimento na criação de peixe
Desenvolvimento regional: seminário conscientiza agricultores sobre a produção consorciada de peixes e verduras-Prefeito Arlei e Ministro Marcelo Crivella foram os anfitriões do evento


Teresópolis, 27 de abril de 2013 – Considerado sucesso de público o seminário “Cultivo conjugado de vegetais, frutas e legumes com pescado – uma alternativa promissora”, realizado neste sábado, 27, em Bonsucesso, interior do município.

Iniciativa do Ministério da Pesca e Aquicultura, em parceria com as prefeituras de Teresópolis, Nova Friburgo e Sumidouro, o evento reuniu cerca de 400 participantes, entre agricultores, autoridades, especialistas e convidados das três cidades e também dos municípios de Carmo, Cachoeiras de Macacu, Magé e Silva Jardim.

O objetivo foi mobilizar e conscientizar os produtores rurais para a possibilidade de aliar a produção agrícola à criação de peixes como alternativa de geração de novos negócios e renda, tendo em vista o desenvolvimento econômico regional.

O Ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, defendeu a união dos municípios para o fortalecimento da economia através da produção de pescado para atender a demanda de consumo. “Vamos fazer com que os nossos produtores, que hoje produzem fruta, legume e verdura, também consorciem o peixe, e que o caminhão que transporta o alface também leve o pescado. Isso vai trazer para o Rio de Janeiro uma redenção, pois é um dos maiores importadores de pescado. Agora temos esses dois jovens prefeitos, tão dispostos a arrancar das águas essa riqueza e dar uma perspectiva diferente e iluminada ao nosso destino”, disse Crivella, se referindo aos prefeitos Arlei, de Teresópolis, e Rogério Cabral, de Nova Friburgo.
Secretário de Agricultura de Magé, Aloisio Sturm, faz a primeira palestra do seminárioPúblico acompanha a programação do seminário
O Prefeito Arlei garantiu que vai dar todo o apoio aos produtores interessados nesta nova proposta de atividade econômica. “Vamos fazer projetos e apresentar ao Ministério da Pesca, já que o Ministro Crivella se posicionou positivamente. Em 2011 os produtores de peixe do município tiveram muitas perdas devido à tragédia, e ninguém prestou socorro a eles. Vamos investir mais na agricultura e na aquicultura no nosso município”, salientou Arlei, que participou do seminário acompanhado do Vice-prefeito, Márcio Catão, dos secretários e subsecretários de sua equipe de governo. Também prestigiaram o evento os vereadores Antônio Francisco, Angelo Gallo, Fábio Branco, José Carlos Fita, Luciano de Vargem Grande e Da Ponte.

Para o Prefeito Rogério Cabral, de Nova Friburgo, a união de forças vai gerar bons resultados. “Essa parceria com os produtores rurais para produzir peixe conjugado com a agricultura é muito importante porque vai trazer desenvolvimento para a região, vai gerar emprego e renda e fortalecer os municípios. Temos que trabalhar essa união para o desenvolvimento regional”, defendeu.

O Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, também marcou presença no seminário, e garantiu apoio técnico para auxiliar na produção de peixe. “Estamos trabalhando muito o apoio ao aquicultor e ao agricultor familiar, para que possam associar a sua atividade a outros tipos de produção. A Fiperj (Fundação Instituto da Pesca do Estado do Rio de Janeiro) tem um escritório para atender a Região Serrana e está pronta a dar todo o tipo de orientação a todos os piscicultores, pescadores e maricultores do Estado do Rio de Janeiro”, assinalou.
Ministro Marcelo Crivella, Prefeitos Arlei e Rogério Cabral mostram o camarão produzido na Região Serrana
Criação de peixes, uma realidade

Durante o seminário, o engenheiro agrônomo Aloisio Sturm, que é Secretário de Agricultura de Magé, bem como o médico veterinário Maurício Salgado, que é professor de Aquicultura, Forragicultura e Difusão de Tecnologia e Extensão Rural do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), além de Roberta Rollemberg Martins, doutora em Ciência Animal e professora de Produção Animal do Unifeso, abordaram a expansão da aquicultura como importante atividade econômica. Também mostraram as potencialidades da criação de peixes na Região Serrana, apesar da altitude e das baixas temperaturas no inverno, e ainda apresentaram as experiências bem-sucedidas existentes em Teresópolis na criação e comercialização de tilápia e camarão de água doce, no 2º Distrito.

Já os especialistas e empresários húngaros Gyula Borbély e István Ittzés relataram a sua experiência na produção de carpas e fizeram palestra sobre aquaponia, que é a produção associada de peixes e verduras. “Para o meio ambiente isso é muito importante. A ideia da tecnologia da aquaponia é aproveitar a água usada na piscicultura nas plantações de verduras, que vão absorver os nutrientes que seriam prejudiciais na natureza”, ensinou István, que é técnico do Departamento de Pesca da Universidade de Santo Estevão, na Hungria.
Os incentivos e oportunidades para o cultivo de pescado foi o tema desenvolvido por Adalmyr Morais Borges, diretor do Departamento de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura em Estabelecimentos Rurais e Áreas Urbanas, do Ministério da Pesca e Aquicultura. Ele se colocou à disposição dos interessados para prestar todos os esclarecimentos a respeito do suporte técnico necessário para produção de pescado. Segundo Adalmyr Borges, durante esta semana as apresentações feitas pelos técnicos e especialistas durante o seminário poderão ser consultadas no site do Ministério da Pesca – www.mpa.gov.br.
 Secretário Estadual de Desenvolvimento Regional Felipe Peixoto, Prefeito Arlei, Ministro Crivella e Prefeito Rogério Cabral: parceria pelo desenvolvimento econômico da região
Fotos – crédito para Jeferson Hermida
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário