Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Alunas do curso de fotografia realizam ensaio ao ar livre em Teresópolis

Alunas do curso de fotografia realizam ensaio ao ar livre
Alunas do curso de fotografia realizam ensaio ao ar livre

Modalidade é uma das 20 opções oferecidas gratuitamente pela Secretaria de Cultura

Teresópolis, 8 de maio de 2013 - Alunas de uma das turmas do curso gratuito de fotografia oferecido pela Secretaria de Cultura de Teresópolis saíram na tarde desta quarta-feira, 8 de maio, para uma espécie de laboratório ao ar livre. As meninas, com idade entre 11 e 15 anos, foram acompanhadas pela professora Nicole Algranti – titular do curso – e visitaram cenários históricos e naturais, como o Mirante da Granja Guarani, o Soberbo, e o ponto de parada localizado no início da serra Teresópolis-Rio, conhecido como 'Santa'. E em cada local, realizaram diversos registros fotográficos, que agora serão analisados pelo grupo.

Este foi o quarto ensaio ao ar livre realizado pelos alunos do curso de fotografia, que conta atualmente com duas turmas: uma de 11 a 15 anos e uma de adultos. Segundo a professora Nicole, a proposta do curso é formar pessoas com um olhar mais aprofundado, especial; fortalecer o lado técnico da fotografia e possibilitar a descoberta de novos talentos. “Nos primeiros dois meses, eles aprendem a teoria da fotografia e noções de diafragma, velocidade de obturador, sensibilidade... Depois disso, é iniciada a parte prática do curso para que os alunos apliquem na prática o que aprenderam na teoria. É preciso que eles exercitem e este trabalho tem dado muito certo”, diz Nicole.

De acordo com a instrutora, as visitas externas permitem que os alunos ganhem mais confiança em seu próprio trabalho, na relação com o universo exterior e também mais segurança com relação ao equipamento. A maioria, inclusive, já está investindo em equipamentos profissionais. Contudo, ela destaca: “Não é o equipamento que faz o fotógrafo. E não é preciso que ninguém gaste muito dinheiro para participar do curso. É preciso ter uma câmera sim, claro. Mas, pode ser simples”. 

Após as saídas, a turma faz um estudo das fotos, escolhendo as melhores que, por sua vez, são publicadas no blog 'Fotografando Teresópolis' (http://fototere.blogspot.com.br/), criado pelos próprios alunos para divulgar o trabalho. Além disso, as fotos são analisadas em sala de aula.

As alunas adolescentes gostaram da experiência. “Estou adorando. Eu já gostava de fotografia e quando soube que seria realizado o curso, não perdi tempo. Fiz minha inscrição e acho que já evoluí bastante”, comentou Clarisse Medeiros, de 14 anos. “A gente aprende muita coisa. Hoje percebo claramente a diferença entre o antes e o depois. Eu fotografava de um jeito simples e hoje já consigo aplicar várias técnicas. É muito legal”, destacou Tábbata Prudente, de 15 anos.

Em breve, uma nova turma do curso de fotografia será aberta. As aulas serão realizadas às quartas-feiras, pela manhã, e ministradas pela professora Nicole Algranti. As inscrições podem ser feitas no Centro Cultural Bernardo Monteverde (Avenida Oliveira Botelho, 210 – sobreloja - Alto), de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Nicole Algranti é fotógrafa profissional há mais de 20 anos. Atuou como fotojornalista nos estados do Rio de Janeiro e Acre. Ao longo da carreira, trabalhou no Jornal do Brasil, fotografou índios amazonenses e foi a única fotógrafa contratada pela ONU (Organizações das Nações Unidas) para atuar na ECO 92 e, 20 anos depois, na Rio + 20.
 Vagas também para Coral e Canto

Além da turma de fotografia, estão abertas também inscrições para os cursos de canto e para a formação dos corais infanto-juvenil e adulto. As aulas e/ou ensaios são realizados às terças e quintas (coral) e quartas e quintas (canto), sob o comando do professor Douglas Clemente. As inscrições também devem ser feitas no Centro Cultural Bernardo Monteverde. Mais informações pelo telefone (21) 3642-1061.

A Secretaria de Cultura de Teresópolis oferece 20 cursos gratuitamente à população: violão, teclado, piano, flauta, cavaquinho, canto, coral (adulto e infantil), teoria musical, balé, jazz, dança de salão, teatro (infantil, adolescente e adulto), fotografia, cinema, desenho e pintura, artesanato, modelagem com argila, capoeira, caratê e dança de rua. As aulas são realizadas na Casa de Cultura e no Centro Cultural Bernardo Monteverde.

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário