Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de maio de 2013

Apresentado em Teresópolis o Projeto AMA (Área de Mobilização Ambiental)

Equipes do Grupo Petrópolis e da Secretaria Municipal de Educação no lançamento do Projeto AMA
Professores da Rede Municipal participam de oficinas de educação ambiental


Teresópolis, 14 de maio de 2013 - Um grupo de professores da rede municipal de ensino participou nesta terça-feira, dia 14, do lançamento do projeto de educação ambiental do Grupo Petrópolis. Com o apoio do Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes e parceria das Secretarias de Educação e de Meio Ambiente e Defesa Civil de Teresópolis, o programa integra as ações do Projeto AMA (Área de Mobilização Ambiental) e visa desenvolver o trabalho de educação ambiental nas escolas municipais de Teresópolis.

O projeto de educação ambiental contemplará 500 estudantes, com idades entre 9 e 11 anos, da rede municipal de ensino de Teresópolis, cidade onde o Grupo Petrópolis possui unidade fabril. Intitulado “Cuidar do Meio Ambiente depende da gente”, o trabalho tem como objetivo difundir a cultura da responsabilidade ambiental integrada ao desenvolvimento do ser humano, melhorando sua qualidade de vida.

Para o professor Leonardo Vasconcellos, Secretário Municipal de Educação, a iniciativa de conscientizar alunos em parceria com uma empresa do porte do Grupo Petrópolis é muito importante para o município, e segue as diretrizes apontadas pelo Prefeito Arlei, em ter uma Educação preocupada com as questões ambientais.

"Muito em breve, a Secretaria de Educação vai entregar, graças ao empenho do Prefeito Arlei, uma creche em Vargem Grande que, creio, seja a primeira do Estado do Rio em grau de sustentabilidade: teremos iluminação solar, coleta de água da chuva, mobiliário escolar reciclado e horta orgânica. Isso é pensar, educar e agir em benefício do meio ambiente”, anunciou o Secretário.

Durante o dia na fábrica, os professores da Rede Municipal de Ensino passaram por um treinamento para a implantação do Projeto AMA nas suas unidades escolares. Eles tiveram o primeiro contato com as cartilhas “Cuidar do Meio Ambiente Depende da Gente”, produzida pela equipe da Secretaria Municipal de Educação e Grupo Petrópolis. Além disso, participaram de uma “beer tour”, um projeto de cunho turístico do Grupo Petrópolis.

Segundo Leverci Silveira Filho, representante do Grupo Petrópolis, “além das ações de reflorestamento, o Projeto AMA também se preocupa com as gerações futuras, e acredita que a educação é o melhor caminho para desenvolver jovens conscientes e preocupados com a sobrevivência do nosso planeta”.
Secretário de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, fala aos professores
Professores da Rede Municipal participam de treinamento do Projeto AMA
O programa “Cuidar do Meio Ambiente depende da gente” é composto pela capacitação dos professores, módulo de atividades para os educadores, material didático para estudantes (cartilha e CD ROM) e avaliação. “Cerca de 500 estudantes de Teresópolis participarão de trilhas ecológicas nas fazendas do Grupo Petrópolis, onde poderão vivenciar o conteúdo passado em sala de aula”, explicou Leverci.

O biólogo Leandro Coutinho, Coordenador de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, lembrou que esta ação vai de encontro à política ambiental de Teresópolis. “Nossa cidade é um dos poucos municípios do Brasil que tem uma política de meio ambiente voltada para a educação ambiental. Esta política envolve uma série de projetos e programas como este, que tem a realização da Secretaria de Educação, da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil e do Grupo Petrópolis”, pontuou Leandro.
Professores da Rede Municipal visitam a fábrica do Grupo Petrópolis
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário