Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Casa de Cultura Adolpho Bloch em Teresópolis completa 25 anos neste sábado

Casa de Cultura Adolpho Bloch em Teresópolis completa 25 anos
Casa de Cultura completa 25 anos neste sábado

Solenidade festiva marcará a data, com show, homenagens e a inauguração do busto de Adolpho Bloch

Teresópolis, 24 de maio de 2013 - Neste sábado, 25, a Casa de Cultura Adolpho Bloch completa exatos 25 anos de fundação. Para comemorar a data, uma grande festa será realizada na própria casa, a partir das 20h. A solenidade contará com diversas atrações, incluindo show, revitalização da sala da Academia Teresopolitana de Letras e a inauguração do busto de Adolpho Bloch. Na ocasião, também serão feitas diversas homenagens a profissionais ligados ou que passaram pela Casa de Cultura ao longo de suas carreiras.

“A Casa de Cultura é um marco histórico de Teresópolis, tanto por sua arquitetura moderna e arrojada, como também pela relevante função que desempenha há 25 anos, sendo o principal espaço cultural público da cidade. São cursos, espetáculos teatrais, exposições, solenidades.... Ali, crianças estudaram, descobriram seus talentos, cresceram e hoje são artistas conceituados. Certamente outras crianças ocuparão o mesmo papel em um futuro próximo. Por tudo isso, a Casa de Cultura merecia uma festa como esta, à altura de sua imponência e importância para Teresópolis”, destacou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

A programação pelos 25 anos da Casa de Cultura teve início no dia 4 de maio e, ao longo do mês, foram realizadas diversas atrações, como recitais, concertos, espetáculos teatrais e musicais e exposições. Nesta sexta-feira, 24 de maio, foi realizada a penúltima atração, com o espetáculo Talentos da Casa, reunindo alunos e professores dos cursos gratuitos oferecidos pela Casa de Cultura, em uma grande apresentação. E neste sábado, 25, a noite de gala da programação.

A cerimônia oficial de aniversário da Casa de Cultura Adolpho Bloch terá início às 20h, com um show de chorinho apresentado pelos músicos Geremias Cruz e Marcos André, professores de violão e participações especiais da professora Célia Seabra, do violinista Ranan Antonini e do percussionista João Alfredo, além da realização de diversas homenagens. Serão agraciadas 10 personalidades, ligadas à fundação da Casa de Cultura e ainda ao funcionamento do espaço ao longo destes 25 anos, como diretores e professores.

Ainda na ocasião, serão inaugurados a revitalização da sede da Academia Teresopolitana de Letras (ATL), que ganhou novo design e também o busto de Adolpho Bloch, renomado jornalista, que frequentou Teresópolis por muitos anos, doando à cidade a Escola Ginda Bloch, e que dá nome à Casa de Cultura.

Para comemorar seus 25 anos, a Casa de Cultura foi revitalizada pela Secretaria de Cultura entre janeiro e fevereiro deste ano, recebendo nova iluminação, revisão hidráulica e elétrica, novas cortinas e cadeiras, pintura completa e serviços de paisagismo, garantindo a perfeita continuidade das atividades.
Camerata Theresa Christina

Os 25 anos da Casa de Cultura Adolpho Bloch

A Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Teresópolis, está comemorando o seu Jubileu de Prata. Inaugurado em 29 de maio de 1988, o principal espaço da Cultura em Teresópolis - e primeiro próprio da Cultura criado pela Prefeitura - chega aos 25 anos em forma, cumprindo bem o seu papel de centro irradiador da cultura, oferecendo ainda cursos diversos e abrigando a arte local.

Concebida pelo arquiteto teresopolitano Jorge Sabino, a Casa de Cultura ocupa uma área de 5.000 metros quadrados em local nobre do bairro do Alto, na Praça Juscelino Kubitschek, onde os jardins externos oferecem opção de lazer e esportes. Um anfiteatro e um prédio de 770 metros quadrados, com salas de dança, de artes, de exposições e um aconchegante auditório fazem parte do complexo.

Atualmente, a Casa de Cultura oferece 20 cursos, atendendo cerca de 1.200 alunos. Além das aulas de instrumentos - violão, cavaquinho, piano e teclado - o espaço ainda ensina artesanato e desenho,além de valorizar as expressões corporais: capoeira, dança de rua, dança de salão, ballet e jazz para alunos de diversas faixas etárias.

Para tocar uma casa tão grande, e com tantas responsabilidades, são necessários muitos funcionários. É o local de trabalho também dos professores Adriano Ramires, Pedro Cavalcanti, Jeanette Albuquerque e Ayrton Rebello, de teatro; dos professores de desenho e pintura Liliane Xavier e Ricardo Guarilha; das professoras Andréa Sant'Anna e Silvana do Valle, de cerâmica e artesanato; dos professores Geremias Cruz, Marcos André, Rosângela Xavier, Jorge Elias e Levi Firme, de violão; dos professores Luiz Cláudio e Gleidson Lima, de teclado; da professora Célia Seabra e do maestro Douglas Clemente, de canto e coral. Tem ainda a professora de fotografia e cinema, Nicole Algranti; o Marcelo Cruz, de dança de rua; o professor Marcos Ferreira, de dança de salão; e as professoras Natália Gonçalves e Rafaela Ribeiro, que ministram as aulas de ballet e jazz, atendendo cerca de 300 crianças de várias idades. E ainda Mestre Sorriso e Contra mestre Cidinho, na capoeira, e Maria Círia, no caratê.

Hoje, a Casa de Cultura não é mais o único espaço da Cultura. Nem abriga mais a sede da secretaria, que agora fica no centro da cidade, na Casa da Memória Arthur Dalmasso, espaço criado em 2009 e voltado à memória local. A Prefeitura tem ainda o Centro Cultural Bernardo Monteverde, também no bairro do Alto, e anuncia para breve um pólo de cultura na Granja Guarani.

Mas, é nessa casa de 25 anos que a Prefeitura mais manifesta a sua preocupação com a cultura local. Faz isso hoje, com especial carinho, e vem fazendo ao longo de todo esse tempo. Então, a data comemorada obriga também a lembrança daqueles que passaram pela direção da Casa. E foram muitos. Foram diretores da Casa de Cultura Adolpho Bloch, nestes 25 anos, a professora Belkis Morgado,Marcio De Paula, Elias Martins, Álvaro Melo, Ricardo Guarilha, Roberto de Paula, Oneide Ferreira, Cesar Ciarlini, Rosemary Xavier, Maria Elena Guimarães, Ayrton Rebello e Regina Tavares...

Ao longo desses anos, entre tantos professores que difundiram a cultura no importante espaço, vale destacar as professoras de dança Arlete Saraiva, Berta Rosanova, Hebe Otto, Simone Chacon, Fabiana Ellen, Soraya Popovic... Entre tantos nomes que merecem citação, passaram pelo teatro as professoras Edinar Corradini, Cristina Villaça, Mônica Botafogo. Na sala de artes, Ana Marchi, Virginia, Neuza Kenup, Monique Hecker, Vidocq Casas... Ensinaram música na casa, Antoniel, Rogerio Barros, Marcio Pombo, Marcos Wolf, Paulo Guerra, Luiz Candeia, Elian Esteves e Jorge Péculas, um dos tantos que começaram alunos e continuaram como professores da Casa...

As servidoras Zélia Pereira, Regina Lima e Neuza Sampaio estão na Casa de Cultura desde 1988 e outros funcionários da Cultura que já se aposentaram, como Carlos Gomes, não conseguem ficar distante do lugar.

Secretários de Cultura tivemos outros quinze ao longo destes 25 anos. Primeiro foi o poeta Gastão Neves, em 1988. Depois vieram a professora Marionor Melo Couto, o professor de filosofia Edgar Lyra, o artista plástico Alvaro Couto... Foram secretários de Cultura, ainda, passando pela Casa, Sérgio Nazareth, Elias Martins, Gilberto Nascimento, os professores Helio Delgado, Teresinha Carneiro, Sandra Pimentel e Silvio Delgado, o Álvaro Chrispino, a Fátima Guedes, a Lisemara Guedes, o Ronaldo Fialho, e o atual secretário, Wanderley Peres, que providenciou a revitalização do espaço de cultura para que a festa dos 25 anos pudesse ser realizada.
Rogério Barros e Paulo Carminatti

Wanderley Peres-Secretário de Cultura de Teresópolis

"A nossa Casa foi criada para irradiar cultura e arte. Foi feita para aqueles que gostam de compartilhar o conhecimento e os que apreciam a arte. Foi pensada para provocar o gosto pela cultura. É o principal espaço cultural da cidade. É onde o artista se manifesta e o povo toma ciência da sua arte. A data é marcante para o teresopolitano e precisa ser comemorada".

Texto – Geórgia Jahara
Crédito das fotos para Roberto Ferreira
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário