Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Casa de Cultura em Teresópolis completa 25 anos com apresentações ,homenagens ,plantio de oliveira, medalha comemorativa e inauguração do busto de Adolpho Bloch

A mesa foi composta por Jorge Bragança (ATL), Regina Tavares, diretora da Casa de Cultura, Secretário de Cultura Wanderley Peres e Carlos Veríssimo (Soarte)
 Emoção e homenagens marcam festa de comemoração dos 25 anos da Casa de Cultura


Teresópolis, 28 de maio de 2013 - Realizada na noite do último sábado, 25, a cerimônia oficial de comemoração pelos 25 anos da Casa de Cultura Adolpho Bloch foi marcada por homenagens e momentos de grande emoção. Promovida pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, a noite de gala teve ainda um show de chorinho, a inauguração do busto do jornalista Adolpho Bloch, que dá nome à casa, da galeria de presidentes e do panteão da Academia Teresopolitana de Letras e o plantio de uma muda de oliveira nos jardins.


Dezenas de pessoas, entre amigos, autoridades e convidados, estiveram presentes ao evento, que foi aberto com um belo show de chorinho, apresentado pelos violonistas Geremias Cruz e Marcos André, com a participação especial da professora Célia Seabra, do violinista Ranan Antonini e do percussionista João Alfredo. No repertório, que agradou em cheio a plateia, peças como Odeon, Naquele Tempo, Flor Amorosa, Lua Branca, Tico-tico no Fubá e Carinhoso. Estiveram presentes, ainda, o secretário de Governo, José Carlos Cunha, o vereador Fabinho Filé e o presidente da Câmara, Maurício Lopes.

Logo depois do show, teve início a entrega dos certificados de 25 anos da Casa de Cultura. Idealizado pela Secretaria de Cultura, o certificado foi criado com o objetivo de homenagear pessoas e entidades que estiveram ligadas à Casa de Cultura por conta de sua construção ou de seu funcionamento ao longo destes 25 anos de existência.
Autoridades e dezenas de convidados prestigiaram a cerimôniaJoão Alfredo, Ranan Antonini, Marcos André e Geremias Cruz
Secretário de Cultura, Wanderley Peres, e o presidente da Câmara, Maurício Lopes
Foram agraciados: o funcionário aposentado Carlos Gomes, o Seu Carlinhos, em nome dos funcionários que passaram pela casa em seus 25 anos; o artista plástico e atual Chefe da Divisão de Projetos Artísticos da Secretaria de Cultura Ricardo Guarilha, em nome dos diretores da Casa de Cultura; a professora de balé Rafaela Ribeiro e o violonista Jorge Péculas, em nome dos professores de dança e de instrumentos musicais que passaram pela casa; e a atriz Edinar Corradini, em nome dos professores de teatro, todos calorosamente aplaudidos pela plateia.

Também receberam o certificado o presidente da Soarte – Sociedade dos Artistas de Teresópolis, Carlos Veríssimo, em nome da entidade, que é parceira da Secretaria de Cultura e tem sua sede no interior da casa; e a escritora Alice Nunes, única viva entre os fundadores da ATL, que também tem sede na casa. Ausente por motivos de saúde, a escritora foi representada pela também escritora e professora Néli Pampillon. As duas entidades tiveram papel importante para a fundação da casa e lá funcionam, até hoje, suas sedes, incluindo a realização constante de atividades, tanto da Soarte, como da ATL.
A professora Néli Pampillon recebeu a homenagem em nome da escritora Alice NunesCarlos Gomes,o Seu Carlinhos, recebendo a homenagem das funcionárias Regina Lima, Zélia Pereira e Neuza Sampaio
Diretora da Casa de Cultura, Regina Tavares fez a entrega do certificado ao arquiteto Jorge Sabino, responsável pelo projeto da casaEdinar Corradini recebeu o certificado das mãos de Wanderley Peres
Acadêmico Jorge Bragança e a homenageada Rafaela Ribeiro, professora de baléJorge Bragança e Carlos Veríssimo, que recebeu o certificado em nome da Soarte
Marionor Melo Couto foi homenageada com ex-secretária de CulturaPresidente da Soarte, Carlos Veríssimo, entregou a homenagem ao professor Jorge Péculas
Secretário Wanderley Peres entrega a homenagem ao artista plástico e ex-diretor, Ricardo GuarilhaWanderley Peres na entrega da homenagem ao ex-prefeito Celso Dalmaso
Em nome dos secretários de Cultura que passaram por estes 25 anos, a homenageada foi a professora Marionor Melo Couto. E foi agraciado também o arquiteto Jorge Sabino, responsável pelo projeto de construção de Casa de Cultura.

Por último, a entrega da homenagem ao engenheiro Celso Dalmaso, prefeito de Teresópolis entre 1983 e 1988,responsável pela transformação da até então Coordenadoria de Cultura em Secretaria de Cultura e ainda pela construção da Casa de Cultura Adolpho Bloch.

Em nome dos homenageados, Celso Dalmaso agradeceu a premiação. “No dia em que inaugurei esta casa, fiquei muito emocionado e quase sem palavras. Hoje, acontece o mesmo; estou novamente emocionado e feliz com esta homenagem. Esta casa foi sonhada e construída para ser um palco de cultura, valorizar a cultura popular e ser a casa do artista. Fico muito feliz em ver que, após 25 anos, este projeto não foi abandonado. Ao contrário, segue em frente, representando a alma e o sentimento da nossa cultura, graças ao trabalho do secretário Wanderley Peres, a quem agradeço, em nome de todos os homenageados, e parabenizo por esta belíssima festa”, comentou.

Além da entrega das homenagens, a noite de gala da Casa de Cultura contou ainda com a inauguração do panteão e da galeria de presidentes da ATL, e também do busto de Adolpho Bloch, instalado em caráter permanente no jardim em frente à Casa de Cultura. Ainda na ocasião, uma muda de oliveira foi plantada no jardim da Casa de Cultura, tarefa que coube ao acadêmico Jorge Bragança, representando a ATL. Para marcar a data, medalhas de 25 anos da Casa de Cultura foram cunhadas e entregues a todos os convidados.

A galeria de presidentes e o panteão da ATL fizeram sucesso
Jorge Sabino, Celso Dalmaso e o secretário de Cultura, Wanderley Peres o passado e o presente da Casa de Cultura Adolpho BlochAmigos e convidados prestigiaram a festaO acadêmico Jorge Bragança no momento do plantio da muda de oliveira
Anfitrião da noite, o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, ficou satisfeito com o resultado do evento. “Realizamos uma festa à altura da Casa de Cultura, com homenagens reais, aos verdadeiros responsáveis pelo sucesso deste espaço vitorioso. Funcionários, professores, diretores, todas estas pessoas que dedicam ou dedicaram seu tempo ao desenvolvimento desta casa, contribuindo de forma significativa para o engrandecimento da cultura e para que esta Casa, após 25 anos de fundação, continue seguindo com o mesmo propósito para o qual foi criada. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas a linha mestra já foi traçada e os resultados são melhores a cada dia”, comemorou.
A Casa de Cultura ficou lotada na comemoração de seus 25 anos
Calendário de Eventos

Os 25 anos da Casa de Cultura foram comemorados ao longo de um mês, através de diversas atrações, como recitais, concertos, espetáculos teatrais e musicais e exposições. Na sexta-feira, 24, foi realizada a penúltima atração, com o espetáculo Talentos da Casa, reunindo alunos e professores dos cursos gratuitos oferecidos pela Casa de Cultura, em uma grande apresentação. Para a ocasião, a Casa de Cultura foi revitalizada pela Secretaria de Cultura entre janeiro e fevereiro deste ano, recebendo nova iluminação, revisão hidráulica e elétrica, novas cortinas e cadeiras, pintura completa e serviços de paisagismo, garantindo a perfeita continuidade das atividades.

Sobre a Casa

Inaugurada em 29 de maio de 1988, com projeto do arquiteto Jorge Sabino, a Casa de Cultura Adolpho Bloch ocupa uma área de 5.000 metros quadrados, com jardins que oferecem opção de lazer e esportes e um anfiteatro. O prédio, de 770 metros quadrados, em formato hexagonal, é composto por salas de Dança, de Artes, Galeria de Exposições e aconchegante auditório. No local, são realizadas atividades ligadas às mais variadas formas de expressão artística: Teatro, Música, Artes Plásticas, Dança, Literatura, Circo, Artesanato, etc. Atualmente, a Casa de Cultura oferece 20 cursos gratuitos que atendem cerca de 1.200 alunos. Além das aulas de instrumentos musicais: Violão, Piano, Teclado e Cavaquinho. São ministradas também aulas de Artesanato e Desenho, Ballet, Jazz, Dança de Salão, Dança de Rua, Capoeira e Caratê para alunos de diversas faixas etárias. A Casa de Cultura abriga ainda as sedes da ATL e da Soarte.
O busto de Adolpho Bloch foi instalado no jardim da Casa de Cultura

Texto – Geórgia Jahara
Crédito para Roberto Ferreira
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Vídeos do evento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário