Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Comitê de prevenção e controle da dengue em Teresópolis

Reunião define a composição do Comitê Executivo para Prevenção e Controle da Dengue e atualiza o número de notificações em Teresópolis
Secretaria de Saúde cria comitê de prevenção e controle da dengue

Grupo de trabalho vai propor ações para o segundo semestre

Teresópolis, 15 de maio de 2013 – Realizada na manhã desta quarta-feira, 15, na Secretaria Municipal de Saúde, na Tijuca, reunião para definir a composição do Comitê Executivo para Prevenção e Controle da Dengue, que tem a função de elaborar estratégias de prevenção, monitoramento e combate ao Aedes aegypti no município.

A ideia é ampliar as ações preventivas já executadas pelo Programa Municipal de Combate à Dengue, através da mobilização de vários setores, como Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental em Saúde e Vigilância Sanitária, além de diversas secretarias municipais, a fim de criar uma grande barreira de isolamento ao mosquito transmissor da doença.

Durante o encontro foi formado um grupo de trabalho, responsável por elaborar o regimento interno do Comitê, definir atribuições e propor ações a serem postas em prática a partir de julho. A primeira reunião do grupo acontece no dia 5 de junho, quando serão apresentadas todas as iniciativas sugeridas.

De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, em 2012 foram notificados 47 casos suspeitos de dengue em Teresópolis. Em 2013 já existem 282 notificações de casos suspeitos em 31 locais espalhados pela cidade.

“Fazemos um acompanhamento semanal da situação epidemiológica do município, mantendo sempre atualizados os dados sobre a evolução das notificações e os locais onde os casos suspeitos de dengue são registrados”, pontuou Daniel Pinheiro Hernandez, diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.

Prevenção

Desde 2011, os integrantes do Programa Municipal de Combate à Dengue vêm intensificando a realização de visitas técnicas em locais estratégicos do município, como prédios públicos, comércios, indústrias, ferros-velhos e oficinas mecânicas, a fim de localizar criadouros com larvas do mosquito Aedes aegypti. Os agentes providenciam a erradicação dos focos e colhem amostras para análise em laboratório.

Também são promovidas ações de esclarecimento à população em praça pública sobre a prevenção da doença, inclusive com distribuição de folhetos explicativos da campanha ‘10 minutos contra a dengue’, da Secretaria Estadual de Saúde.

Capacitação

As ações da Secretaria Municipal de Saúde de prevenção da dengue também passam pela capacitação de pessoal. Em março, cerca de 90 agentes comunitários de saúde, das dezesseis equipes lotadas nas doze Unidades de Saúde da Família do Município, participaram de um curso de capacitação para atuar no combate ao mosquito transmissor da dengue.

Realizada pela Divisão de Vigilância Ambiental, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, a capacitação ensinou como funciona o LIRAa (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti), que identifica os criadouros predominantes e a situação de infestação no município, permitindo o direcionamento de ações de combate, controle e prevenção nas áreas mais críticas. 

Também em março foi promovida a oficina de treinamento ‘Notícias sobre dengue em Teresópolis e fichas de notificação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN)’. Direcionada a médicos, enfermeiros e profissionais de saúde das Unidades de Saúde da Família, unidades básicas, hospitais, UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas) e os Serviços de Pronto Atendimento, a oficina teve o objetivo de manter o pessoal atualizado sobre o processo de notificação de doenças, de acordo com as normas de vigilância epidemiológica municipal, estadual e federal em vigor.

A atualização é necessária para manter o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde informados sobre a situação do município, bem como definir ações de controle e prevenção e o atendimento mais adequado aos pacientes.
Secretaria de Saúde cria comitê de prevenção e controle da dengue

Fotos - crédito para Jeferson Hermida
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário