Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Etapa Municipal da Conferência das Cidades em Teresópolis nesta sexta e sábado

Teresópolis realiza nesta sexta e sábado a Etapa Municipal da Conferência das Cidades
Teresópolis realiza nesta sexta e sábado a Etapa Municipal da Conferência das Cidades

Teresópolis, 14 de maio de 2013 – Acontece nesta sexta-feira, dia 17, às 18h, na Escola Municipal Maçon Lino Oroña Lema (Rua Prefeito Sebastião Teixeira, 220 – Várzea), a abertura solene da Etapa Municipal da 5ª Conferência Nacional das Cidades. O objetivo é encontrar as melhores soluções para o desenvolvimento social e urbano sustentável de Teresópolis. Com o tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já”, a conferência terá continuidade no sábado, 18, com atividades das 9h às 18h.

Determinação do Ministério das Cidades, a Conferência é parte de um processo que acontece em todo o País, para que os municípios envolvam a população e instituam diretrizes para definir as prioridades de cada cidade relativas ao desenvolvimento urbano. 

O evento, promovido pela Prefeitura, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento, e com organização da Comissão Preparatória Municipal, vai reunir gestores municipais, trabalhadores, representantes de movimentos sociais e comunitários, entidades acadêmicas e de organizações não governamentais.

Na abertura nesta sexta, 17 de maio, às 18h, o tema central será desenvolvido pelo arquiteto Ubiratan de Souza, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Já no sábado, 18, os participantes se reunirão em grupos para avaliar questões ligadas ao funcionamento da cidade, como as políticas públicas de habitação, saneamento básico, transporte e mobilidade e política urbana.

Após debates e aprovação em plenária, todas as propostas farão parte de um relatório com os anseios da população, e que será encaminhado para a Etapa Estadual. Também no sábado será realizada audiência pública, às 16h30, para eleição da nova composição do Conselho Municipal da Cidade e Desenvolvimento Sustentável para os próximos dois anos.

Qualquer pessoa interessada pode participar da Conferência e se inscrever como observador, porém, não terá direito a voto. Neste caso, a inscrição poderá ser feita no dia do evento, antes do início da programação.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira, 17 de maio
18h: Credenciamento e abertura
Palestra: “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já”
Palestrante: Arquiteto Ubiratan de Souza, professor da Faculdade
de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Sábado, 18 de maio
9h: Credenciamento e abertura
10h às 12h: Reunião dos grupos de debate
12h às 14h: Intervalo para almoço
14h às 16h30: Plenária
16h30 às 18h: Audiência pública para eleição da nova composição
do Conselho Municipal da Cidade e Desenvolvimento Sustentável
18h: Encerramento

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário