Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de maio de 2013

Modinhas agradam plateia no Projeto Música na Matriz realizado em Teresópolis

Giodano Marrelli, Célia Seabra e o violonista Geremias Cruz
Modinhas agradam plateia no Projeto Música na Matriz


Teresópolis, 07 de maio de 2013 – No último domingo, 5 de maio, foi realizada a terceira edição de 2013 do Projeto Música na Matriz. Desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, desta vez o projeto teve como atração o Trio Orpheus, formado pelos músicos Geremias Cruz (violão), Célia Seabra (canto e flauta), e Giordano Marrelli (violino). Com recital de quase uma hora de duração, o trio encantou a plateia na Matriz de Santa Teresa, na Praça Balthasar da Silveira, apresentando modinhas, que são consideradas, ao lado do lundú, o primeiro gênero musical brasileiro.

“O Música na Matriz é o mais antigo entre os projetos regulares da Secretaria de Cultura, oferecendo a um público fiel concertos de câmara mensais, com artistas e repertório de qualidade. Tivemos, neste domingo, mais um recital de qualidade e, em junho, não será diferente”, comenta o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

No concerto, o Trio Orpheus fez uma viagem pelo universo das modinhas, desde o século XVIII até o século XX. O recital foi aberto com a ária VIII "Marília de Dirceu", de Marcos Portugal e Thomás Antonio Gonzaga. Em seguida, diversas modinhas coletadas por Mário de Andrade foram apresentadas, algumas delas anônimas, outras compostas por Cândido Inácio da Silva, considerado por Andrade como o melhor compositor de modinhas de sua época.

Finalizando o concerto, foram apresentadas Modinha, de Jayme Ovalle e Manuel Bandeira, e Lua Branca, de Chiquinha Gonzaga. Ao longo de todo o concerto, as peças foram comentadas e explicadas dentro de seu contexto histórico por Célia Seabra, que também é coordenadora do projeto.

Quem esteve presente ao recital, aplaudiu. “Os concertos do Música na Matriz são sempre maravilhosos. Música de qualidade que faz bem aos ouvidos. Sempre que posso, garanto meu lugar”, comentou a carioca Lourdes Pinho.

Criado em 1994, o Projeto Música na Matriz é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura, tem a coordenação da professora Célia Seabra e conta com apresentações mensais, sempre no primeiro domingo de cada mês, na Matriz de Santa Teresa, no Centro.

Sobre os músicos:

Célia Seabra: Flautista e cantora graduada em música pela Uni-Rio; encarregada do setor musical e professora dos cursos de música da Secretaria de Cultura de Teresópolis; regente de diversos grupos vocais, entre os quais o coral Infantil da Escola George March; professora de diversas disciplinas do curso de Licenciatura em Música da Escola superior de Música da Universidade Cândido Mendes, em Nova Friburgo.

Geremias Cruz: Graduado pela Escola de Música da Uni-Rio; professor de violão e cavaquinho nos cursos livres oferecidos pela Secretaria de Cultura de Teresópolis; e professor do Instituto Integrartes de Teresópolis. Apresenta-se como solista e camerista em diversos recitais, com repertório erudito e popular.

Giordano Marrelli: Violinista, arranjador e compositor; desenvolve atividades docentes em Teresópolis e atua como camerista em recitais e como músico de cerimônia diversas, com repertório erudito e popular. É o diretor da Musicamerata, primeira orquestra escola de Teresópolis, em atividade há doze anos.
O recital atraiu a presença do público na Matriz de Santa Teresa

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário