Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Palestra sobre as estradas de Teresópolis encerra 11ª Semana de Museus na cidade

Secretário de Cultura, Wanderley Peres, ministra palestra durante a Semana de Museus
Palestra sobre as estradas de Teresópolis encerra 11ª Semana de Museus na cidade


Teresópolis, 17 de maio de 2013 – Uma palestra sobre as antigas estradas de acesso a Teresópolis, com ênfase na Estrada das 14 Voltas, marcou, na noite desta quinta-feira, 16, na Casa da Memória Arthur Dalmasso, o encerramento das atividades pela 11ª Semana Nacional de Museus em Teresópolis. Realizada em todo o país de 13 a 19 de maio, o evento contou com atividades de teatro e palestras, organizadas pelo Serviço de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura.

“A preservação da memória de Teresópolis está entre as prioridades da nossa Secretaria. Através da Casa da Memória e do Serviço de Patrimônio Histórico, realizamos pesquisas, resgatamos documentos e fotografias, incluindo sua correta catalogação, para que nossa história seja resguardada. Desta forma, não poderíamos deixar a Semana de Museus passar em branco. Afinal, é um incentivo e reconhecimento ao trabalho realizado. As atividades foram bem sucedidas e despertaram o interesse do público”, comenta o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Na segunda e na terça, 13 e 14, crianças da rede municipal de ensino puderam assistir ao espetáculo “Tere em trilhos e trovas”, contação de história apresentada pelo Grupo Pirueta e que encantou a criançada. Em cena, os atores Nara Zeitune, Jeanette Albuquerque e Pedro Albuquerque, que contaram de forma lúdica e divertida trechos da história de Teresópolis e, principalmente as etapas de construção da Estrada de Ferro Therezopolis.

Já na noite desta quinta-feira, 16, o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, ministrou o Seminário “Caminhos de Teresópolis”. Com a utilização de auxílio audiovisual, Wanderley, que também é jornalista e historiador, falou sobre as antigas estradas de acesso à cidade, com ênfase na Estrada das 14 Voltas, antigo caminho que ligava o Rio de Janeiro a Teresópolis, passando por Petrópolis e que, mais tarde, se transformou na Estrada Teresópolis-Itaipava, famosa por sua beleza natural e suas hortênsias. A inauguração da estrada, com a presença do então presidente Getúlio Vargas, e a vinda do próprio Getúlio à Teresópolis também foram retratadas durante a palestra.

Quem esteve presente, aprovou. “Iniciativas como esta merecem todos os aplausos. É uma pena que o público não prestigie tanto. Ainda precisamos trabalhar a formação de plateia para os bons eventos em Teresópolis”, comentou Lúcia Duarte.

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente em celebração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, e tem o objetivo de mobilizar os museus brasileiros. Durante uma semana, instituições museológicas de todo o país promovem eventos em torno de um mesmo tema. Seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas redondas, visitas guiadas, exibições de filmes e um diversificado conjunto de atividades compõem a programação. Este ano, a 11ª Semana Nacional de Museus vai até domingo, 19, com o tema Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social. Em todo o país, serão 1.252 instituições participantes com 3.911 atividades em 535 municípios.

Texto: Geórgia Jahara
Foto: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário