Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Parceria entre Sesc Teresópolis e Secretaria de Educação leva aprendizagem para além da sala de aula


Parceria entre Sesc Teresópolis e Secretaria de Educação leva aprendizagem para além da sala de aula


Teresópolis, 3 de maio de 2013 - Em uma parceria firmada, em 2012, entre a Secretaria Municipal de Educação e o Serviço Social do Comércio (Sesc) de Teresópolis, alunos da rede municipal de ensino foram inscritos no Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) desta instituição, que visa ampliar o acesso da população de menor renda à educação formal, cultura e lazer de qualidade. Este ano, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participam do projeto “Passaporte Carioca” onde estudantes e professores, acompanhados de guias do Sesc, têm tido aulas diferentes e produtivas, nos finais de semana.

História, Geografia, Ciências, Artes, Língua Portuguesa e Matemática têm sido apresentadas aos estudantes da EJA do município de uma forma diferente, interativa e envolvente, durante as visitas realizadas, nos finais de semana, aos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. “Nossos estudantes estão tendo a oportunidade de ampliar seus horizontes e vivenciar situações novas. O Sesc Teresópolis tem sido um grande parceiro da Educação Municipal e esperamos continuar oportunizando essas experiências aos nossos alunos”, comemora o professor Leonardo Vasconcellos, Secretário Municipal de Educação e um dos responsáveis por essa parceria. 
Neste primeiro trimestre, todos os pólos da EJA no município tiveram passeios agendados no Passaporte Carioca. Uma oportunidade singular de levar os alunos a conhecerem os quatro grandes Ícones do patrimônio natural/cultural da cidade do Rio de Janeiro, que recebeu da UNESCO o título de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural Urbana: O Museu Histórico Nacional, Cristo Redentor, Floresta da Tijuca e Jardim Botânico, sendo o segundo uma das sete maravilhas do mundo moderno.
O aluno Pedro Corrente Barbosa, ficou encantado com a oportunidade de visitar o Cristo Redentor. "Passeio em grupo é muito gratificante, pois podemos fazer amizades com várias pessoas. Achei muito divertida a subida para o Cristo. Paramos a toda hora para apreciarmos as paisagens, principalmente quando chegamos ao topo. Dizem que é uma das Sete Maravilhas do mundo, mas para mim é a primeira," opinou o estudante.

Além disso, os alunos da Escola Municipal Ginda Bloch visitaram o Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá. Estudantes das escolas municipais Maçon Lino Oroña, Mariana Leite e Ginda Bloch também assistiram à peça “Nossa pátria é nossa língua”, onde três histórias, de três escritores - Nas Águas do Tempo, de Mia Couto, Conversa de Bois, de Guimarães Rosa e A Mboitatá, de Simões Lopes Neto - são interpretadas por três artistas: Ronaldo Mota, Francisco Gregório Filho e Cristiano Mota Mendes. Um grupo da Escola Municipal Mariana Leite também esteve presente na exposição “Trajetória Poética de Salgado Maranhão”, participando de um bate-papo com o poeta.

“Eu me diverti e, principalmente, aprendi muito no passeio ao Rio de Janeiro. Foi tudo muito novo e maravilhoso, não tenho palavras para expressar. Ter voltado a estudar na EJA foi um presente de Deus em um momento que mais precisei, e quando comecei a frequentar, fui surpreendida pelo acolhimento e pela aprendizagem que estou tendo” declarou a estudante da 6ª etapa do Ginda Bloch, a aluna Sonia Herdy Pinto.

A professora Ana Paula Coutinho, coordenadora da EJA de Teresópolis, lembra que estas atividades são complementares e fundamentais na formação acadêmica dos alunos da rede pública e que muitas vezes, por suas realidades sociais, não teriam outras oportunidades desta qualidade. “Essas atividades de campo são realizadas priorizando saúde, lazer, cultura e educação e proporcionam uma ampliação de seus horizontes de experiências”, finalizou Ana Paula.

Fotos Divulgação EJA
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário