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sexta-feira, 24 de maio de 2013

Colégio Sakurá de Teresópolis elabora projeto político pedagógico (PPP) da rede municipal

A Diretora Luciene Quintão abraçou a ideia inovadora das orientadora pedagógicas para a elaboração do PPP da Escola Sakurá
Sakurá leva professores para conhecer realidade de seus alunos

Iniciativa segue recomendação do projeto político pedagógico da rede municipal

Teresópolis, 23 de maio de 2013 - Incentivadas pela Secretaria Municipal de Educação, as unidades escolares da rede municipal de ensino estão revendo seus Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) e ouvindo todos os atores envolvidos no processo educativo: alunos, pais e/ou responsáveis, funcionários e professores. O objetivo é a unificação do diálogo entre as partes e a apresentação das metas a serem atingidas por cada unidade. Seguindo esses parâmetros, a Escola Municipal Sakurá (Ermitage) inovou em suas ações: levou os seus professores para conhecer onde moram seus alunos e suas diferentes realidades.

A Diretora do Sakurá, professora Luciene Quintão, ressalta que a escola até então não tinha um Projeto Político Pedagógico ou uma filosofia escolar definida, e que as orientadoras pedagógicas resolveram levar em frente esse projeto depois de uma visita à Secretaria de Educação. “Após uma reunião na Secretaria, nossas orientadoras consideraram vital para a realização do PPP que os professores conhecessem a realidade de nossos alunos, visitando as localidades onde eles moram, e nós aprovamos essa ideia”, esclareceu a Diretora.

Os professores visitaram os bairros Fonte Santa, Vale da Revolta, Jardim Meudon e Meudon, na cidade, e as localidades de Pessegueiros, Santa Rita, Campo Limpo e Cruzeiro, no interior. São comunidades onde mora grande parte dos alunos da Escola Sakurá. “Foi muito importante essa imersão na realidade dos alunos. Percebemos que alguns professores passaram a olhá-los com outros olhos. Afinal, para quem mora tão longe, estar diariamente em nossa escola já significa uma grande vitória”, destacou Luciene.

Para a professora Marcia Nogueira, moradora do Rio de Janeiro, o passeio foi uma experiência marcante. “Não devemos mudar nossas cobranças só porque conhecemos a realidade que os cerca. Devemos saber ‘como’ devem ser feitas estas cobranças”.

A elaboração do PPP

O projeto político pedagógico é uma espécie de guia, onde constam os objetivos que a unidade escolar deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O PPP deve conter o conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, alcançando não apenas gestores e professores, mas também funcionários, alunos e famílias. Um bom projeto político pedagógico precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota, e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos.

Uma das orientadoras pedagógicas responsáveis pelo projeto, Niedja Herculano, lembra que a ideia surgiu ainda na elaboração das reuniões do PPP, tentando contemplar a característica da escola de não atender a uma comunidade específica, mas a uma grande diversidade de alunos. Assim, só seria possível considerar a clientela de forma correta se houvesse um conhecimento mais concreto da realidade desses alunos.

“Já que temos professores de outros municípios, chegamos à conclusão que seria importante que pudéssemos criar instrumentos que nos permitissem pensar, refletir e conhecer a questão da diversidade de nossos alunos”, define Niedja.

Outra orientadora pedagógica da escola, Aparecida Peres, destaca que a reação dos professores após o passeio foi extremamente positiva. “Essa imersão na realidade do aluno ajudou a atingir a sensibilidade dos nossos professores. Percebemos que esses profissionais adquiriram um olhar diferenciado em relação a certos alunos, o que ajuda na relação entre eles”, disse Aparecida.

Após o primeiro encontro e o passeio, a orientação pedagógica da Escola Municipal Sakurá realizou uma avaliação com os professores, para que registrassem suas impressões e observações. Agora, com o acréscimo de outros dados já levantados, serão realizadas outras fases da elaboração do projeto político pedagógico da Escola. No dia 6 de junho haverá uma outra reunião visando a conclusão diagnóstica da escola; depois disso, novas etapas serão elaboradas para que, até o final do ano, a demanda seja atendida.

“Pelo calendário oficial da Secretária Municipal de Educação, teremos mais um dia destinado ao PPP em setembro. Esperamos que neste encontro já estejamos na fase de finalização do nosso projeto, que deverá passar ainda por algumas outras fases e intervenções”, planeja Niedja.
As orientadoras pedagógicas Aparecida Peres  e Niedja Herculano ressaltam que o conhecimento da clientela é essencial para a elaboração do PPP

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

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