Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Semana Brasileira de Enfermagem agita estudantes e profissionais em Teresópolis

Semana Brasileira de Enfermagem agita estudantes e profissionais
Semana Brasileira de Enfermagem agita estudantes e profissionais 


Estudantes, professores e profissionais de Enfermagem participaram de palestras e debates durante a “74ª Semana Brasileira de Enfermagem”, que teve como tema central a “Consciência Profissional e a Enfermagem no Cuidado com a Vida”. Em Teresópolis, entre 15 e 17 de maio, o curso de Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) e o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) promoveram a “16ª Semana de Enfermagem do HCTCO” e a “1ª Semana Brasileira de Enfermagem Integrada do curso de Enfermagem e do HCTCO” com diversos eventos dentro da programação nacional.

Antes da abertura oficial do evento no Campus Sede foi realizada uma pré-abertura para homenagear o mais antigo enfermeiro hospital, Jorge Nunes da Silva, que há 40 anos demonstra através de muita dedicação o carinho com pacientes e funcionários da unidade, deixando bem claro o amor pela profissão. “Estou muito satisfeito por chegar até aqui e agradeço a todos que fazem parte do meu trabalho”, declarou o homenageado.

A enfermeira Adriana Coutinho Fonte, diretora de Enfermagem do HCTCO, justificou a importância da participação dos profissionais neste evento, pois “não existem determinados momentos para a prática de Enfermagem, é uma profissão que exige obrigação integral ao longo da vida”. Diante dos constantes avanços tecnológicos e das intensas inovações e descobertas científicas, ela lembra que é fundamental que o profissional de Enfermagem acompanhe todas estas modificações “que culminam sua praxe. Esta praxe determina a qualidade de suas atividades, isto é, a dimensão do cuidado com a vida”, afirmou a diretora Adriana.

Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Viviane da Costa Freitas Silva, “a Semana Brasileira de Enfermagem proporcionou integração entre os diversos atores que atuam na Enfermagem, tanto no âmbito da formação quanto na rede de serviços de atenção à saúde, potencializando a troca de conhecimentos e fortalecendo as lutas de interesse para o exercício profissional”. A professora Viviane disse ainda que “a harmonia ocorrida durante o evento foi possível graças ao envolvimento, comprometimento e dedicação dos envolvidos, enfim, toda a comunidade UNIFESO e teresopolitana que busca uma Enfermagem mais humana, ética, responsável, reconhecida pelos seus atributos referentes ao conhecimento teórico, técnico e político para a prática social”.

Torneio de Atendimento Pré-Hospitalar

O professor Antonio Henrique Vasconcelos da Rosa, do curso de Enfermagem, anunciou o Torneio de Atendimento Pré-Hospitalar da cidade de Teresópolis, que será realizado nos dias 25 e 26 de maio, com o objetivo de capacitar os profissionais de saúde para o atendimento de emergência a múltiplas vítimas. As inscrições podem ser feitas pelo site www.torneioaph.com.br. Mais informações pelos telefones (21) 8100-7234 ou (21) 8004-0005.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário