Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de maio de 2013

Semana de Museus em Teresópolis e Camerata Theresa Christina

O Grupo Pirueta contou a história de Teresópolis, abrindo a programação da 11ª Semana de Museus na cidade
Teatro infantil e ciclo de palestras abrem a 11ª Semana Nacional de Museus em Teresópolis


Teresópolis, 14 de maio de 2013 - Nesta segunda-feira, 13 de maio, foi aberta em todo o Brasil a 11ª Semana Nacional de Museus. Em Teresópolis, que também participa do evento através de ações desenvolvidas pela Secretaria de Cultura, as atividades começaram com a contação de história “Tere em trilhos e trovas”, promovida pelo Grupo Pirueta e que agradou em cheio crianças e adultos. À noite, teve início o Seminário Caminhos de Teresópolis, onde foi abordado o surgimento da cidade.

“A Semana de Museus tem grande importância por incentivar e valorizar o trabalho de preservação da história e da memória; trabalho que, por sua vez, está entre as prioridades da Secretaria de Cultura, através da Casa da Memória e do Serviço de Patrimônio Histórico. Assim, nada mais justo do que participar do evento dando nossa contribuição, que este ano inclui teatro e palestras”, avaliou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

As atividades da Semana de Museus em Teresópolis são realizadas na Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91 – Centro) e começaram na tarde desta segunda-feira, 13 de maio, com a história “Tere em trilhos e trovas”. Utilizando figurino e objetos cênicos apropriados, os atores Nara Zeitune, Jeanette Albuquerque e Pedro Cavalcanti, do Grupo Pirueta, divertiram cerca de 50 crianças, alunos de duas turmas do 3º ano da Escola Municipal Lino Oroña.

De forma lúdica e divertida, utilizando a linguagem de trovas, os atores contaram aos alunos a história de Teresópolis, abordando trechos interessantes como o surgimento, a emancipação à condição de município e a construção da Estrada de Ferro. Atentas, as crianças aproveitaram cada minuto do espetáculo e ainda fizeram uma série de perguntas para esclarecer dúvidas. “Eu achei muito legal. Eles foram engraçados e aprendi coisas que ainda não sabia”, disse Álvaro Castro Pinto. Maria Eduarda Rodrigues concordou. “Gostei das bombinhas, das perucas, da música. É bom aprender assim”, comentou. Após a apresentação, as crianças visitaram a Casa da Memória Arthur Dalmasso, onde conheceram o acervo da casa e viram a Exposição Memórias da Casa, montada em homenagem aos 25 anos da Casa de Cultura.

Orientadora pedagógica do segundo turno da Escola Lino Oroña, Solange Hyath aprovou a iniciativa. “A história de Teresópolis faz parte do conteúdo programático do 3º ano. E, sem dúvida, vivências como esta são sempre interessantes. É uma forma diferente de despertar o interesse dos alunos. Valeu a experiência”, destacou. “Agora, faremos em sala de aula o reforço da aprendizagem, aproveitando tudo o que os alunos viram aqui”, acrescentou a professora Viviane Ferreira.

À noite, a programação da 11ª Semana de Museus continuou com a abertura do Seminário Caminhos de Teresópolis, que contará com quatro palestras, todas realizadas na Casa da Memória Arthur Dalmasso, sobre os caminhos criados para chegar ao município, desde as primeiras picadas até as atuais rodovias. A primeira delas teve como tema 'Um caminho novo para as Minas Gerais' e foi ministrada pelo Secretário Wanderley Peres. Toda a programação foi organizada pelo Serviço de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura.

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente em celebração ao Dia Internacional dos Museus, em 18 de maio, e tem o objetivo de mobilizar os museus brasileiros. Durante uma semana, instituições museológicas de todo o país promovem eventos em torno de um mesmo tema. Seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas redondas, visitas guiadas, exibições de filmes e um diversificado conjunto de atividades compõem a programação. Este ano, a 11ª Semana Nacional de Museus vai até o dia 19, com o temaMuseus (Memória + Criatividade) = Mudança Social. Em todo o país, são 1.252 instituições participantes com 3.911 atividades em 535 municípios.
A contação de histórias reuniu dezenas de alunos nos jardins da Casa da Memória Arthur Dalmasso

Confira a programação dos próximos dias em Teresópolis:

14/05, terça-feira
10h: Espetáculo teatral: Contação de história com o tema “Tere em trilhos e trovas”
Atores: Nara Zeitune, Jeanette Albuquerque e Pedro Albuquerque
Destinado aos alunos da Escola Municipal Lino Oroña
19h: Seminário Caminhos de Teresópolis
Palestra: Estrada das 14 Voltas

15/05, quarta-feira
19h: Seminário Caminhos de Teresópolis
Palestra: Estrada de Ferro Therezopolis

16/05, quinta-feira
19h: Seminário Caminhos de Teresópolis
Palestra: Rodovia Rio-Teresópolis (Estrada Direta)

LOCAL: Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91 - Centro)


Camerata Theresa Christina encanta plateia na Casa de Cultura

Dando continuidade ao calendário comemorativo pelos 25 anos da Casa de Cultura Adolpho Bloch, a Camerata Theresa Christina se apresentou na noite do último sábado, 11 de maio, encantando a plateia no teatro da Casa de Cultura Adolpho Bloch.

Formada por músicos locais, a orquestra de câmara apresentou repertório clássico, tendo como regente o maestro Zdenek Svab, que interagiu com o público, explicando cada obra do repertório e falando também sobre os compositores. Entre as peças, destaque para a Marcha Festival, de Haendel, a Suíte para Cordas, de Purcell, em seis movimentos, e a Serenata para Cordas, de Alberto Nepomuceno. A Serenata Noturna, de Mozart, encerrou a apresentação dos artistas, que foram aplaudidos de pé.

Além do Secretário de Cultura, Wanderley Peres, o Secretário de Turismo, Henrique Carregal, também prestigiou a apresentação. “Incrível. Estou impressionado. É uma orquestra de altíssima qualidade e chama a atenção serem quase todos muito jovens. Maravilhoso”, comentou o secretário.
Sob a regência de Zdenek Svab, a Camerata Theresa Christina encantou o público
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário