Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Teresópolis recebe IX Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador até sábado, 18

Teresópolis recebe IX Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador até sábado, 18
Teresópolis recebe IX Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador até sábado, 18-A VI ExpoPampa Teresópolis acontece entre os dias 23 e 25 de maio


Teresópolis, 17 de maio de 2013 – Começou nesta quinta-feira, 16, a IX Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador. O evento acontece até este sábado, 18, reunindo criadores e expositores de vários municípios dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e de Minas Gerais no Parque Municipal de Exposição (Estrada Teresópolis-Friburgo, km 7,5 – Albuquerque). Já entre os dias 23 e 25, também no Parque de Exposição, acontecerá a VI ExpoPampa Teresópolis, com os melhores cavalos da raça.

Com a chancela da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) e da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Pampa (ABCPampa), as exposições contam com o apoio da Prefeitura através do fornecimento do espaço físico e da infraestrutura. São eventos praticamente sem custo para o município.

“Este é um evento tradicional, que por alguns anos não fez parte do calendário de nossa cidade, mas que agora estamos resgatando”, disse o Prefeito Arlei, que destacou a importância dessas realizações para o município. “As exposições trazem para Teresópolis movimentação na economia, através da rede hoteleira, da gastronomia e do comércio. Os expositores e criadores participam destas competições com as famílias e amigos, gerando para o município movimentação em diversos setores”, finalizou.

Para a segurança de criadores e animais, e seguindo determinação da Secretaria de Estado de Agricultura, os participantes apresentam o exame negativo para a doença infectocontagiosa Mormo. Além disso, durante todo o evento, equipe do Núcleo de Defesa Sanitária, com sede em Nova Friburgo, permanece de plantão para a avaliação clínica dos cavalos. 
 Os cavalos da raça Mangalarga Marchador chamam a atenção por seu porte médio, ágil, estrutura forte e bem proporcionada
O criador Antônio Augusto exibe, orgulhoso, o cavalo Kadafe, vencedor da categoria Cavalo Júnior
IX Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador

O objetivo da exposição é o julgamento nas seguintes categorias: marcha picada (caracterizado por um maior tempo de deslocamento - elevação, avanço e apoio - dos bípedes laterais; batida dos cascos nitidamente espaçada); marcha batida (maior tempo de deslocamento – elevação, avanço, apoio – dos bípedes diagonais; batidas dos cascos aproximando-se duas a duas na audição); e morfologia.

Para o criador Antônio Augusto, do Rio de Janeiro, a competição foi muito especial. Dois dos seus cavalos venceram as provas que disputaram. Kadafe ganhou competindo na categoria Cavalo Júnior, enquanto Sonho do Passo Fino conquistou a vitória na categoria Cavalo Adulto. “É um prazer ver um cavalo seu, nascido e criado dentro do seu haras, competir e ganhar uma competição. Além disso, quando participamos destes eventos compartilhamos um ambiente com amigos, trocando ideias e informações do mercado” ressaltou o criador.

Os cavalos da raça Mangalarga Marchador chamam a atenção por seu porte médio, ágil, estrutura forte e bem proporcionada. Possuem expressão vigorosa e sadia, visualmente leve na aparência. Sua pele é fina e lisa, com pelos finos, lisos e sedosos. Esse tipo de cavalo possui um temperamento ativo e dócil. 
Prefeito Arlei, acompanhado dos vereadores de Sumidouro, Lelei e Dedeu, que também prestigiaram o evento
O cavalo Sonho do Passo Fino e seu apresentador recebem, das mãos do Prefeito Arlei, o troféu de campeão na categoria Cavalo Adulto

VI ExpoPampa Teresópolis

A exposição é credenciada pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Pampa (ABCPampa), e acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de maio, no Parque Municipal de Exposição, com entrada franca.

No dia 24, acontecerá o II Grande Leilão Elite da Serra, com 30 animais selecionados de criatórios de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A espécie do cavalo pampa chama a atenção pela elegância e variedade de pelagem, sendo que a preto e branco é a mais valorizada do mercado. É muito apreciado pela velocidade e agilidade.

Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Marcos Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário