Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de junho de 2013

3ª Conferência Municipal de Cultura de Teresópolis cria CPF da Cultura, aprova propostas e elege delegados para etapa estadual

Na abertura do evento, Arnaldo Almeida, Henrique Carregal, Alyxandre Gaudenzi, vice-presidente do Conselho de Cultura, Secretário Wanderley Peres e Delmar Cavalcante
3ª Conferência Municipal cria CPF da Cultura, aprova propostas e elege delegados para etapa estadual

Teresópolis, 28 de junho de 2013 - A Casa de Cultura Adolpho Bloch sediou nesta quarta-feira, 26 de junho, a 3ª Conferência Municipal de Cultura de Teresópolis. Promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, e pelo Conselho Municipal de Cultura, o evento teve como objetivo concluir a definição das políticas públicas a serem adotadas para a área cultural em Teresópolis e ratificar a criação do CPF (Conselho, Plano e Fundo) da Cultura de Teresópolis, o que vai viabilizar o repasse de recursos para o desenvolvimento do setor, permitindo inclusive os repasses chamados fundo a fundo. A conferência teve 85 participantes e a presença de autoridades das esferas municipal, estadual e federal.

Na ocasião, foi apresentado à sociedade o Plano Municipal de Cultura, aprovado na semana passada por unanimidade e já publicado em Diário Oficial, que define as políticas públicas culturais para Teresópolis pelos próximos 10 anos. Também durante o evento, foram eleitos os delegados que representarão Teresópolis na 3ª Conferência Estadual de Cultura, prevista para setembro. Ao fim do debate, 25 propostas foram apresentadas, sendo 16 delas aprovadas, que serão agora levadas à Conferência Estadual.
Marcello Velloso, representante da Regional do MinC, elogiou o trabalho realizado em Teresópolis
Nelson Freitas, gestor e produtor cultural, falou sobre dois eixos temáticos
O produtor cultural Licko Turle foi palestrante e ainda eleito um dos delegados
Representante da Secretaria de Estado de Cultura, Delmar Cavalcante abordou o primeiro tema do dia
Com duração de um dia inteiro, a 3ª Conferência de Cultura de Teresópolis foi aberta oficialmente pelo Secretário de Cultura, Wanderley Peres, e contou com palestras e debate em plenária. Presente à solenidade, o Coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Delmar Cavalcante, elogiou a iniciativa. “A conferência já é um sucesso, uma vez que o município de Teresópolis, agora com seu plano aprovado e a conclusão do CPF, caminha muito bem na área da cultura. Com certeza, as discussões aqui só irão somar à nossa conferência estadual”, comentou.

O Secretário de Turismo, Henrique Carregal, também presente à cerimônia, foi outro que elogiou. “Não há como fazer turismo sem cultura. São duas pastas que devem se apoiar e caminhar juntas. A Secretaria de Cultura está de parabéns por mais esta etapa cumprida”, disse.

Na parte da manhã, foram realizadas palestras a respeito dos eixos temáticos da conferência, seguidas de debate. Representando a Secretaria de Cultura do Estado, Delmar Cavalcante falou sobre o tema 'Implementação do Sistema Nacional de Cultura. O músico, gestor e produtor cultural, Nelson Freitas, discorreu sobre dois eixos. 'Produção Simbólica e Diversidade Cultural' e 'Cidadania e Direitos Culturais'. E, por fim, o produtor cultural e pesquisador teatral, Licko Turle, abordou o tema 'Cultura como Desenvolvimento Sustentável.

Ainda na parte da manhã, foi realizada a eleição dos delegados que vão representar Teresópolis na 3ª Conferência Estadual de Cultura. Foram eleitos pela sociedade civil o artista circense Ivo Bernardo e o produtor cultural Licko Turle, tendo como suplentes Rosayni Batalha e Carlos Artur Esteves. Já pelo poder público, foi eleita a coordenadora de projetos da Secretaria de Cultura, Nara Zeitune, tendo como suplente o Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida. Os seis formam a delegação de Teresópolis, composta ainda pelo Secretário de Cultura Wanderley Peres, que é delegado nato e participará da Conferência Estadual, buscando a defesa em bloco das propostas apresentadas.

Na parte da tarde, as atividades se voltaram para a discussão em plenária para apresentação e votação de propostas a serem levadas para a Conferência Estadual. A partir dos quatro eixos temáticos, foram apresentadas 25 propostas, sendo 16 delas aprovadas, algumas por unanimidade.
Participantes acompanharam atentamente as palestras
Representante da Regional do Ministério da Cultura (MinC) no Rio de Janeiro e Espírito Santo, Marcello Velloso esteve presente e acompanhou o debate. “Estamos aqui para acompanhar e contribuir no que for possível. É a segunda conferência de cultura de Teresópolis que eu participo e fico feliz com isso. É uma das cidades onde se tem as discussões mais vivas, mais prementes, e com resultados estruturantes. Fico ainda mais satisfeito com a publicação do plano municipal, já que acompanhei todo o processo e sei que é um filho querido. Teresópolis está no caminho da consolidação do Sistema Nacional de Cultura, que aposta na participação e na articulação com a sociedade organizada, em parceria estreita com o Poder Público. Sempre que a cidade precisar, estarei aqui”, comentou Velloso.

Além das autoridades, a conferência teve a participação de representantes de instituições culturais e educacionais, de associações, de organizações não-governamentais e da sociedade civil. O público saiu satisfeito. “A conferência é importante porque cria discussões, mostra o atual cenário aos artistas e participantes e ajuda a movimentar a cultura da cidade. Uma iniciativa mais do que válida”, elogiou Paulo Zanon, técnico de cultura do Sesc Teresópolis. O artista Ivo Bernardo, um dos delegados eleitos na conferência, concordou. “Tenho orgulho em ver que nossa população participou ativamente de mais esta conferência, debatendo e expondo pareceres e saberes dos mais variados campos da cultura em nosso município. De forma muito harmônica e democrática demos mais um grande passo para nosso desenvolvimento. Foi uma ótima oportunidade para todos que queriam saber um pouco mais de nossa cadeia produtiva cultural e suas políticas públicas. Tivemos direito a voz e saímos de lá com novos paradigmas e metas rumo à Conferência Estadual de Cultura”, destacou.
Durante a plenária, participantes apresentaram e aprovaram propostas, que serão levadas à 3ª Conferência Estadual de Cultura
Anfitrião do dia, o Secretário de Cultura e presidente do Conselho Municipal de Cultura, Wanderley Peres, ficou satisfeito com os resultados. “É preciso agradecer a presença e o empenho de todos aqueles que estiveram na conferência e se envolveram nos debates, colaborando para que tenhamos uma contribuição significativa a ser levada à Conferência Estadual de Cultura. Tivemos aqui um público bom e de qualidade. Boa parte das propostas surgidas tem a possibilidade de avançar na Conferência Estadual e, talvez, até na Nacional. Já temos nosso CPF devidamente criado e, a partir de agora, vamos comemorar este novo projeto de gestão da cultura que se inicia do município”, avaliou.
Secretário de Cultura, Wanderley Peres, Marcello Velloso, da Regional do MinC, e os delegados eleitos, Nara Zietune e Ivo Bernardo

Crédito das fotos para Marco Esteves
Texto- Geórgia Jahara
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário