Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de junho de 2013

3ª Conferência Municipal de Cultura de Teresópolis

3ª Conferência Municipal de Cultura de Teresópolis
3ª Conferência Municipal de Cultura na próxima semana

Teresópolis, 17 de junho de 2013 - Na quarta-feira da próxima semana, dia 26 de junho, será realizada a 3ª Conferência Municipal de Cultura de Teresópolis. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o evento será realizado na Casa de Cultura Adolpho Bloch, das 8h30 às 18h, e tem como objetivo concluir a definição das políticas públicas a serem adotadas para a área cultural em Teresópolis.

Na ocasião, será apresentado à sociedade o Plano Municipal de Cultura, elaborado a partir das propostas nascidas nas duas conferências anteriores, e a minuta da Lei que dispõe sobre o Sistema Municipal de Cultura. O procedimento finaliza a criação do CPF (Conselho, Plano e Fundo) da Cultura de Teresópolis, o que vai agilizar o repasse de recursos para o desenvolvimento do setor, permitindo inclusive o repasse direto fundo a fundo.

“A realização da 3ª Conferência representa mais uma oportunidade para concluir a questão das políticas públicas culturais da cidade, legitimando este processo como um exercício democrático de cidadania. Teremos um dia inteiro de debates, troca de ideias e informações, com a participação da sociedade e de autoridades no assunto, definindo os rumos da cultura em Teresópolis”, comenta o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

A 3ª Conferência Municipal terá a participação de representantes de instituições culturais e educacionais, de associações, de organizações não-governamentais, do poder público e da sociedade civil. Com relação aos eixos temáticos, seguirá o cronograma da 3ª Conferência Nacional de Cultura, que será realizada em novembro tendo como tema “Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”.

Na programação em Teresópolis, estão previstas mesa redonda e apresentações de entidade culturais, nas esferas municipal, regional, estadual e federal, incluindo abordagem da Secretaria de Cultura, a respeito das ações executadas e do próprio documento do Plano Municipal de Cultura. Ainda durante o evento, serão eleitos os delegados municipais que representarão Teresópolis durante a Conferência Estadual de Cultura, a ser realizada em julho deste ano. A 3ª Conferência de Cultura de Teresópolis tem apoio do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria Estadual de Cultura.

As inscrições para a 3ª Conferência de Cultura de Teresópolis serão realizadas no próprio dia 26 de junho, na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras), no período de 8h30 às 9h30.

Plano de Cultura

Será realizada nesta quarta-feira, 19 de junho, às 18h, na Sala dos Conselhos (Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190 – Centro), reunião extraordinária do Conselho Municipal de Cultura para a aprovação do Plano Municipal de Cultura. O encontro foi definido da última reunião regular do conselho, ocorrida em 29 de maio.

Programação da 3ª Conferência Municipal de Cultura de Teresópolis
Dia 26 de junho – Casa de Cultura Adolpho Bloch
8h30 às 9h30 – Credenciamento
9h30 às 10h – Café
10h às 10h15 – Abertura e composição da mesa
10h15 às 10h45 – Apresentação da Secretaria Municipal de Cultura
10h45 às 11h15 – Apresentação da Secretaria Estadual de Cultura
11h15 às 11h45 – Apresentação do Ministério da Cultura
12h às 13h45 – Almoço
13h45 às 14h – Reabertura e composição da mesa
14h às 16h – Mesa redonda
16h às 16h30 – Apresentação do Fórum Municipal de Cultura
16h30 às 17h – Apresentação do Fórum Serrano de Gestores de Cultura
17h às 17h30 – Eleição dos delegados para a Conferência Estadual de Cultura
17h30 às 17h45 – Informes da Secretaria de Cultura
17h45 – Encerramento

Texto: Geórgia Jahara
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário