Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Comemoração ao Dia do Meio Ambiente em Teresópolis- Rio Paquequer receberá mutirão de limpeza

 Evento contou com exposição de maquetes, projetos e campanhas de conscientização ambiental
Praça Olímpica recebe evento em comemoração ao Dia do Meio Ambiente

Teresópolis, 5 de junho de 2013 - Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, nesta quarta feira, 5, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil preparou um grande evento de conscientização ambiental na Praça Olímpica Luis de Camões, na Várzea. Durante o dia aconteceram peças teatrais, apresentações de grupos musicais, distribuição de cartilhas e materiais educativos e de mudas de plantas da mata nativa para alunos da rede pública e particular de ensino e pedestres que passavam pelo local. As atividades aconteceram em estandes montados na praça, com exposição de projetos e campanhas ambientais realizados por empresas e organizações não governamentais ligadas ao meio ambiente.

“As comemorações pelo Dia do Meio Ambiente são, na verdade, uma continuação do trabalho da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, pontuando as datas comemorativas para mostrar à população o que a Secretaria vem realizando no intuito de preservar o meio ambiente e conscientizar a população”, disse Leandro Coutinho, coordenador de Meio Ambiente da Secretaria, lembrando a importância do trabalho de conscientização em uma cidade turística. “Teresópolis é uma cidade com vocação para o ecoturismo, por isso é importante mantermos nossas florestas e rios preservados, pois assim teremos o retorno do turista trazendo divisas para o município”, finalizou.

Mary Hellen Alves Scheepers, 11 anos, participou do evento. “Essas apresentações nos ensinam a cuidar do meio ambiente, a não poluir os rios, a jogar o lixo no lixo. Assim vamos aprendendo a cuidar do meio ambiente”, disse a aluna do 5º ano da Escola Municipal Maçom Lino Oroña Lema.

No evento, realizado na Praça Olímpica com a colaboração da Secretaria Municipal de Cultura, estavam montados estandes que traziam temáticas como a prevenção e combate aos incêndios florestais, apresentada por agentes do Parque Nacional da Serra dos Órgãos; reciclagem, abordado pelo Projeto Saber, da Arbor Brasil; e ações de mobilização ambiental, do Grupo Petrópolis.
Crianças receberam orientação ambiental através de peças teatrais
Através do Projeto Fauna Viva, alunos da rede municipal, estadual e particular aprenderam sobre preservação dos animais silvestres da região, evitando atropelamentos e como agir em casos de acidentes com animais em rodovias. Além disso, voluntários da ONG Padrão Águias da Aventura Objetiva fizeram pintuagem nas crianças presentes. Cerca de duas mil mudas de plantas nativas foram distribuídas pela Cedae (Companhia Estadual de Água e Esgoto do Rio de Janeiro); nos estandes do 16º Grupamento de Bombeiro Militar de Teresópolis, do SESC e da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil voluntários também atuaram na conscientização ambiental.

Desde o início da semana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil vem realizando uma extensa programação em comemorando à Semana do Meio Ambiente. Na segunda, 3, aconteceu a formatura da primeira turma do curso básico de formação de Agentes Ambientais Comunitários Voluntários. Na terça, 4, foi apresentado o documentário ‘O que foi isso?’, sobre a tragédia natural de janeiro de 2011 na Região Serrana do Rio de Janeiro.
Cerca de duas mil mudas de plantas nativas foram distribuídas no Dia do Meio Ambiente
Finalizando as comemorações, nesta quinta-feira, 6, acontecerá um mutirão de limpeza na comunidade da Ilha do Caxangá, no Alto. A ação começará às 9h, com a participação das secretarias municipais de Meio Ambiente e Defesa Civil, Cultura e de Obras e Serviços Públicos, mobilizando moradores, Agentes Ambientais Comunitários Voluntários, representantes do Fórum da Agenda 21 e estudantes da rede municipal de ensino.
Praça Olímpica recebe evento em comemoração ao Dia do Meio Ambiente
Evento contou com exposição de maquetes, projetos e campanhas de conscientização ambientalVoluntários do Padrão Águias da Aventura Objetiva fizeram pintuagem nas crianças presentes
Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário