Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Festival de Artes de Teresópolis encerra temporada 2013 com sucesso

Cia Teatral Fantasia
Festival de Artes encerra temporada 2013 com sucesso

Teresópolis, 10 de junho de 2013 - A temporada 2013 do Festival de Artes de Teresópolis chegou ao fim neste domingo, 9, trazendo muita arte, música, teatro e histórias. Dividido entre os espaços Arte e Conhecimento, Cultura das Artes e Criar e Contar Histórias, o último dia do evento aproximou ainda mais o público de todos os diferentes segmentos de arte, que foram apresentados nos palcos montados na Praça Higino da Silveira – a da Feirinha de Teresópolis, no Alto.


Shows, mostras de teatro e de ciências, contação de histórias e oficinas foram algumas das atrações que puderam ser conferidas gratuitamente entre os dias 29 de maio e 9 de junho em estruturas especialmente montadas na Praça Higino da Silveira – a da Feirinha de Teresópolis, no Alto. Parte da programação aconteceu também no Centro Cultural FESO Pro Arte (Rua Gonçalo de Castro, 85 – Alto), na Escola Estadual Euclydes da Cunha (Rua Melo Franco, 608 – Alto) e nas escolas municipais Aclimea de Oliveira Nascimento e Belkis Frony Morgado, no bairro de São Pedro.
Deneir com a criançada
Cia Teatral Fantasia
O II Festival de Artes de Teresópolis tem realização da Água Grande Projetos, em parceria com a Prefeitura e patrocínio da CEG Gas Natural Fenosa e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei de Incentivo à Cultura. O evento contou ainda com o apoio das secretarias municipais de Turismo, Educação, Cultura, Segurança e de Obras e Serviços Públicos, bem como do Centro Cultural FESO Pro Arte e do GT de Artes Cênicas do Fórum de Cultura do município.

Teatro

No final de semana, a Mostra de Teatro de Teresópolis levou para o palco do Espaço Arte e Conhecimento um show de interpretação e criatividade. Com as apresentações das peças ‘Contando com a Sorte’ (Grupo Pirueta), ‘Auto de Teresópolis’ (GT de Artes Cênicas de Teresópolis), ‘Os Palestrantes’ (Ayrton Rebello), ‘E Acabou-se o Preconceito’ (Os Brômios), ‘A Serpente’ (Cena Perdida), ‘O Soluçar do Planeta’ (Cia Teatral Fantasia), ‘A Floresta Encantada’ (Hocus Pocus), ‘Willie Hexa e Ozair Pirilim’ (Pick Cola) e ‘O Circo’ (Trupe Circonflexo), o público conferiu o talento dos artistas da cidade.

Com texto e direção de Edinar Corradini, a peça “O Soluçar do Planeta” ofereceu à plateia um espetáculo atual, onde adultos e crianças interagiram com o tema abordado. A encenação apresentou a personagem Emília (da obra de Monteiro Lobato - O Sítio do Pica-Pau Amarelo) na vida contemporânea, descobrindo o quanto é fundamental ter responsabilidade com a vida do planeta. Durante todo o espetáculo, a divertida história da boneca abordou, ludicamente, temas como educação ambiental, reciclagem e, sobretudo, o amor pela vida do planeta.

Criadora do espetáculo, Edinar Corradini conta que a ideia de escrever uma peça falando sobre ecologia surgiu numa visita ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos. “Fiz uma trabalho pequeno para o Parque sobre a preservação do meio ambiente. Percebi que as pessoas gostaram tanto que, então, desenvolvi um trabalho maior. Escrevi a peça salpicada de poesias para as crianças se familiarizarem com a literatura, que é muito rica”, comentou.

Segundo Bruna Proença, que interpretou a boneca Emília, o público surpreendeu os atores na receptividade do assunto. “Esta foi a plateia mais interativa que tivemos. Soube responder tudo a respeito da reciclagem”. Para o pequeno Cesar Augusto, 10 anos, a peça foi muito educativa. “Aprendi que devemos cuidar do meio ambiente, das árvores e dos rios. A reciclagem é muito importante para isso e a responsabilidade é de todos”, disse o estudante do 5º ano do Ensino Fundamental.
“O Soluçar do Planeta” ofereceu à plateia um espetáculo atual, onde adultos e crianças interagiram com o tema abordadoPara o pequeno Cesar Augusto, 10 anos, a peça foi muito educativa
‘O baú que conta e canta’Pedagoga Silvia Ferraz e o cantor e compositor Marcelo Peregrino
Contação de histórias

No Espaço Criar e Contar Histórias, a criançada se divertiu com histórias contadas com graça e arte. No sábado, 8, a contadora de histórias, escritora e produtora cultural Benita Prieto apresentou o espetáculo ‘Histórias sem fronteiras’, uma seleção de contos populares e autorais para todas as idades. Já a escritora e arte-educadora Lúcia Fidalgo apresentou contos literários para despertar o prazer e o gosto pela leitura. Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a renomada contadora de histórias e educadora Bia Bedran cantou e contou ‘Histórias da Mãe Natureza’ para a criançada, que compareceu em grande número.

Mais uma vez em Teresópolis, Bia Bedran faz dos contos infantis sua principal bandeira. “É uma honra e uma alegria poder trazer a magia das minhas músicas e das minhas histórias para Teresópolis e levar comigo essa alegria que a cidade possui”, ressaltou a artista. 

No domingo, 9, a programação contou com o espetáculo ‘O baú que conta e canta’, com a arte-educadora e pedagoga Silvia Ferraz e o cantor e compositor Marcelo Peregrino. Nas apresentações, os artistas interagiram com o público misturando literatura e música. A escritora Andréa Viviana Taubman levou para as crianças uma história de sua autoria que fala do respeito às diferenças, levando as crianças a sonhar com um mundo melhor. 

O festival reuniu grandes nomes nacionais e artistas locais, que tiveram a oportunidade de mostrar seu trabalho. Todos os espaços atraíram pais e filhos. Rafael Abrahão, de 7 anos, foi ao festival com as tias e a prima e se divertiu. “Gostei muito. Todas as pinturas estão muito legais”, disse. “A programação está maravilhosa. A cultura sempre foi muito importante para uma sociedade civilizada e, nos dias de hoje, ela precisa ser incentivada”, disse Roberta Manfrinato, que levou a filha Laura Vitória, de 4 anos, para se divertir e aprender grandes lições da Mãe Natureza.
Fotos – crédito para Marco Esteves e Jeferson Hermida
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário