Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Gravuras e instalações de Vagner Queiroz em exposição na Casa de Cultura Adolpho Bloch de Teresópolis

Os trabalhos de Vargner Queiroz chamam a atenção pela concepção estética e conceitual
Gravuras e instalações de Vagner Queiroz em exposição na Casa de Cultura Adolpho Bloch

Teresópolis, 12 de junho de 2013 - Já está aberta à visitação pública, na galeria da Casa de Cultura Adolpho Bloch, a exposição 'Experiências Visuais', com gravuras e instalações do artista plástico Vagner Queiroz. Promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, com a coordenação de Ricardo Guarilha, a mostra pode ser vista até o fim do mês de junho, de segunda a sábado, das 9h às 18h.

Em sua segunda exposição individual, Vagner Queiroz apresenta em seus trabalhos a mesma temática que vem permeando sua trajetória artística: a ácida crítica social. Seus personagens ainda aparecem como protagonistas de um mundo caótico e conturbado. Contudo, numa evolução natural, sua abordagem é mais sutil e a leitura de suas mensagens é, por vezes, subliminar. As gravuras aparecem na obra de Vagner como uma nova possibilidade de expressão, um multiplicador de seu elaborado repertório de ideias. Também fazem parte da mostra obras que ganham novas dimensões, saindo do suporte tradicional, prevendo uma futura transformação no universo estético do jovem artista.

Ao falar da exposição, Vagner Queiroz revela o significado da arte em sua vida. “Não acredito que pessoas que tenham medo de ofender ou desapontar alguém sejam realmente livres e genuinamente felizes. O fato de ignorar a própria identidade e negar o que se sente é a mais profunda forma de covardia e escravidão. O processo de criação é, sobretudo, um processo de libertação. Eu busco ser verdadeiro em minha arte e, se em algum momento ceder à autocensura e deixar de ver a mim ou a minha obra desse modo, deixarei de ser artista. E a partir desse momento não criarei nada mais; não terei forças nem sequer para me olhar no espelho”, comenta. “A arte me salvou em muitos momentos... foi o meu porto seguro, onde mergulhei quando não me encontrava, onde pude rir e me emocionar em ver materializado o que, de alguma forma, já estava vivo em minha mente. A arte é e sempre será a minha arma, meu alimento e o meu abrigo”, acrescenta.

Esta é a segunda mostra individual do artista montada na Casa de Cultura. Há dois anos, Vagner apresentou no espaço sua primeira exposição, 'Fronteiras do Extraordinário', com pinturas e desenhos em variados estilos, técnicas diversificadas e expressivo conteúdo. Aluno do Atelier de Desenho e Pintura da Secretaria de Cultura há cinco anos, Vagner surpreendeu e, desde então, vem sendo estimulado pelo orientador e também artista plástico, Ricardo Guarilha, responsável ainda por incentivar a montagem das duas exposições.

“Sabemos a importância do trabalho realizado a partir dos cursos gratuitos oferecidos pela Secretaria, não só pelos benefícios sociais, mas também pelo fato de sempre possibilitar a descoberta de novos talentos. E o artista plástico Vagner Queiroz é um exemplo perfeito deste processo. Como aluno, foi descoberto, estimulado, se aperfeiçoou e hoje parte para voos mais altos, com a certeza de sua vocação e talento. Não poderíamos esperar um resultado melhor”, comemora o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.
A mostra pode ser vista até o fim de junho, na Casa de Cultura Adolpho Bloch
As obras estimulam a discussão sobre o mundo moderno

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário