Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Ilha do Caxangá em Teresópolis recebe mobilização ambiental

Equipes das secretarias de Meio Ambiente e Defesa Civil, Cultura e de Obras e Serviços Públicos com Agentes Ambientais Comunitários e estudantes da Escola Municipal Marília de Oliveira Silva Porto
Ilha do Caxangá recebe mobilização ambiental

Teresópolis, 6 de junho de 2013 - Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, nesta quinta-feira, 6, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil realizou um mutirão de limpeza e conscientização ambiental na comunidade da Ilha do Caxangá, no Alto. A ação também contou com a participação das secretarias municipais de Cultura e de Obras e Serviços Públicos, além de mobilizar moradores, Agentes Ambientais Comunitários Voluntários, representantes do Fórum da Agenda 21 e estudantes da Escola Municipal Marília de Oliveira Silva Porto.

De acordo com Leandro Coutinho, Coordenador de Meio Ambiente, a ação aconteceu visando orientar a população. “Nosso objetivo é orientar a população quanto ao meio em que vivemos, o cuidado que devemos ter com o rio, o lixo, o esgoto. Com o intuito de preservar o meio ambiente, a Secretaria vem realizando diversas ações de conscientização ambiental. Hoje, por exemplo, estamos falando sobre o lixo, coleta seletiva e distribuindo cartilhas sobre esgotamento sanitário, visando à despoluição do rio”, enumerou Leandro Coutinho.

A ação de educação ambiental contou com limpeza da área, varrição, roçado, capina, pintura dos meios-fios e coleta do lixo deixado às margens do Rio Paquequer, trabalho que contou com a participação de crianças da comunidade e de representantes da Associação de Moradores do bairro. Alunos da Escola Municipal Marília de Oliveira e Silva Porto, de Santa Cecília, também participaram da atividade distribuindo cartilhas informativas sobre esgotamento sanitário, lixo e coleta seletiva.
Varrição, roçado e capina nas margens do Rio Paquequer fizeram parte do mutirão na Ilha do Caxangá
“A preservação do meio ambiente é hoje uma questão fundamental e global, que requer a urgente conscientização da população, em nome de sua própria sobrevivência. Um assunto que merece a atenção de todos os setores, inclusive a Cultura. E na Semana do Meio Ambiente, a realização de atividades artísticas e culturais foi a forma encontrada por nós, da secretaria, para contribuir com este importante processo”, comentou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

No local, foi montada ainda a exposição SOS Paquequer, que visa à conscientização pela preservação e despoluição do Rio Paquequer. Agregando valor ao evento, a Secretaria de Cultura levou atrações artísticas à comunidade, divertindo a criançada com recreação e atividades circenses.

“Estamos realizando um trabalho de conscientização com a população local e envolvendo as crianças em atividades que, ao mesmo tempo, possam divertir e ensinar a tratar do meio ambiente”, disse o Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida.

Programação cultural

Dentro da programação cultural, coordenada pelo Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, a atriz Nara Zeitune, do Grupo Pirueta, realizou recreação infantil com a criançada, incluindo brincadeiras com bolas, túnel inflável e jogos. Logo depois, foi a vez dos artistas da Cia Circonflexo. O palhaço Ozair Furtado divertiu os pequenos como ventríloquo, tendo a participação do boneco Willy, e Ivo Bernardo caprichou nos malabares com cones e claves.

Alunos do 5º ano da Escola Municipal Wenceslau Brás, localizada em Albuquerque, também estiveram presentes e curtiram as atividades. “Gostei de participar das brincadeiras, especialmente o túnel”, comentou Maria Soares, de 10 anos. Gabriel Fernandes, de 12 anos, auxiliou Ivo Bernardo nos malabares. “Foi ótimo. Passeamos, viemos a um lugar diferente e participamos de várias atividades”, disse.

Para a professora Mônica Bento, que acompanhou o grupo, a ação foi bastante positiva. “Só de sair da comunidade e permitir que eles vivenciassem uma realidade diferente já valeu a pena. Uma vivência muito válida, ainda mais levando em conta que Meio Ambiente faz parte do conteúdo do 5º ano. Eles adoraram”, comentou.

Semana do Meio Ambiente

Desde o início da semana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil vem realizando uma extensa programação em comemorando à Semana do Meio Ambiente. Na segunda, 3, aconteceu a formatura da primeira turma do curso básico de formação de Agentes Ambientais Comunitários Voluntários. Na terça, 4, foi apresentado o documentário ‘O que foi isso?’, sobre a tragédia natural de janeiro de 2011 na Região Serrana do Rio de Janeiro. Já na quarta-feira, 5, Dia do Meio Ambiente, a Secretaria preparou um grande evento de conscientização ambiental na Praça Olímpica Luis de Camões, na Várzea.

A programação da Semana do Meio Ambiente em Teresópolis será encerrada nesta sexta-feira, 7, com uma palestra do delegado federal Fábio Scliar, às 18h, no auditório da Aciat – Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis (AV. J. J. de Araújo Regadas, 142, sala 5, na Várzea). Delegado que atuou no caso de vazamento de petróleo da Chevron na bacia de Campos, Scliar falará sobre as dificuldades de punição para os crimes ambientais no país, assunto que interessa muito aos ambientalistas locais.
Varrição, roçado e capina nas margens do Rio Paquequer fizeram parte do mutirão na Ilha do Caxangá
Texto: Heliny Quintanilha e Geórgia Jahara
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário