Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Oficinas de desenho, música e brinquedos e Bia Bedran marcam a programação do Festival de Artes 2013


Domi Jr e A. Cássia no Festival de Artes de Teresópolis
 Oficinas de desenho, música e brinquedos e Bia Bedran marcam a programação do Festival de Artes-Contação de histórias e Mostra de Teatro movimentam a Feirinha de Teresópolis no fim de semana


Teresópolis, 5 de junho de 2013 – Depois do primeiro fim de semana de uma variada programação de dez shows musicais, com artistas de expressão nacional e bandas locais, o II Festival de Artes de Teresópolis prossegue com atividades ligadas à educação. O evento tem realização da Água Grande Projetos, em parceria com a Prefeitura e patrocínio da CEG Gas Natural Fenosa e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei de Incentivo à Cultura. A programação prossegue até domingo, dia 9 de junho, com acesso gratuito a todas as atividades.

Oficinas

Desta quarta, 5, até sexta-feira, 7 de junho, são realizadas oficinas de criação artística direcionadas ao público em geral, mas principalmente aos educadores. Com acesso gratuito, as atividades acontecem na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, Araras), no Centro Cultural Feso Pró-Arte (Rua Gonçalo de Castro, 85 – Alto), nos Espaços Arte e Conhecimento, Cultura das Artes e Criar e Contar Histórias (Praça Higino da Silveira – Feirinha de Teresópolis – Alto).

Nesta quarta, 5, de 14h às 17h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, o consagrado artista plástico e desenhista autodidata Daniel Azulay, com a Oficina ‘A Arte e seus desígnios’, vai utilizar práticas de desenho, recorte, colagem, pintura e modelagem. Já Lucas Ciavatta, que é instrumentista e mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, criador do método ‘O passo’, apresentará técnicas e metodologias que conduzem as pessoas ao prazeroso exercício da sensibilidade e da criatividade musical.

Premiada autora e contadora de histórias Lúcia Fidalgo, mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, realiza a oficina ‘A arte de criar, contar histórias e dinamizar leitura’, focada em construir formas prazerosas de ler, criar e contar histórias. Na oficina ‘A música tem cena’, o musicoterapeuta Caíque Botkay, formado pelo Conservatório Brasileiro de Música, apresenta técnicas e metodologias voltadas para o desenvolvimento da sensibilidade e da criatividade empregadas na construção da história e do personagem em cena. As atividades acontecem nesta quarta, 5, das 14h às 17h no Centro Cultural Feso Pró-Arte.

Quinta, 6, e sexta, 7, das 9h às 12h e de 14h às 17h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, o artista plástico Deneir, na oficina ‘Para criar é preciso brincar’, conduzirá os participantes a criar ciclos de vida para objetos descartados. Artista plástica com longa experiência em projetos de arte-educação, a artista plástica A. Cássia apresentará a oficina ‘Criar para transformar’, com a transformação de caixas de papelão, tampinhas de garrafa e CDs usados em objetos decorativos.

Também na quinta e sexta, 6 e 7 de junho, no Centro Cultural Feso Pró-Arte, das 9h às 12h e de 14h às 17h, o artista plástico Jarbas Lopes, na oficina ‘Arte e liberdade’, conduzirá os participantes a apresentar o pensamento e a expressar no papel as suas idéias. Já o artista Domi Junior integrará as técnicas de desenho a imagens presentes no cotidiano dos participantes para a composição de figuras na oficina ‘A arte de colar’.
Lúcia Fidalgo Daniel Azulay
Caíque Botkay
Lucas Ciavatta

Contos e Meio Ambiente

Nesta quarta, 5 de junho, o Festival de Artes apresenta dois espetáculos de contos de Meio Ambiente. O ‘Histórias do Meu e do Meio Ambiente’, com o grupo de contadores de histórias Misturando Histórias, formado pela atriz Josy Louzada e a contadora Sonia Lima, acontece às 13h e 15h na Escola Municipal Aclimea Oliveira Nascimento (Rua São Pedro – São Pedro). Já o espetáculo ‘Ecoliteratura e arte sustentável’, com a autora de livros infantis Ana Maria Andrade, acontece às 15h30 na Escola Municipal Belkis Frony Morgado (Rua Rosa Cardoso – São Pedro).

Mostra de Ciência e Meio Ambiente

Até sexta, dia 7, será realizada a Mostra Ver Ciência Teresópolis, com a exibição de programas de TV com temáticas sobre ciência e tecnologia produzidos no Brasil e em vários países. A mostra comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A mostra acontece na Casa de Cultura Adolpho Bloch e na Escola Estadual Euclydes da Cunha (Rua Melo Franco, 608 – Alto).

Bia Bedran

Na sexta-feira, 7, às 14h, e no sábado, 8, às 11h, a atração será o espetáculo musical ‘Histórias da Mãe Natureza’, com a renomada contadora de histórias e educadora Bia Bedran. A artista contará duas histórias de Ana Maria Machado: ‘Um problema chamado coiote’ e ‘A briga da Terra com o Ar’. A apresentação terá a participação de Paulão Menezes (percussão), Tadeu Santiago (teclado e acordeom), Alexandre Maionese (flauta e flautim) e Elias Rosa (percussão e dança). O local é o Espaço Arte e Conhecimento, na Praça Higino da Silveira, a da Feirinha de Teresópolis, no Alto.

Contação de histórias sábado e domingo

O fim de semana do Festival de Artes de Teresópolis será marcado por uma sessão de contação de histórias no Espaço Criar e Contar Histórias, na Praça Higino da Silveira – a da Feirinha de Teresópolis, no Alto.

No sábado, 8, a contadora de histórias, escritora e produtora cultural Benita Prieto apresenta o espetáculo ‘Histórias sem fronteiras’, seleção de contos populares e autorais para todas as idades, às 10h e 12h30. Já a escritora e arte-educadora Lúcia Fidalgo vai apresentar contos literários para despertar o prazer e o gosto pela leitura às 10h30 e 13h30.

Já no domingo, 9, haverá o espetáculo ‘O baú que conta e canta’, com a arte-educadora e pedagoga Silvia Ferraz e o cantor e compositor Marcelo Peregrino, às 10h e 12h. Nas apresentações, os artistas interagem com o público misturando literatura e música. Às 13h30, a escritora Andréa Viviana Taubman lança o seu mais recente livro ‘Rosa Formosa’, com ilustração de Eliana Delarissa, uma história de respeito às diferenças. Ela apresentará histórias de sua autoria que levam as crianças a sonhar com um mundo melhor. 

Teatro

Sábado, 8, das 14h às 20h, e domingo, 9, das 11h às 17h, a Mostra de Teatro de Teresópolis vai movimentar o Espaço Arte e Conhecimento, na Praça Higino da Silveira – a da Feirinha de Teresópolis, no Alto. São nove espetáculos elaborados, dirigidos e encenados por artistas e produtores teatrais da cidade: Grupo Pirueta, GT de Artes Cênicas de Teresópolis, Grupo Os Brômios, Cena Perdida, Cia Teatral Fantasia, Hocus Pocus, Pick Cola, Trupe Circonflexo e Ayrton Rebello.

II FESTIVAL DE ARTES DE TERESÓPOLIS

OFICINAS DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA
Quarta, 5 de junho – De 14h às 17h
• A arte e seus desígnios – Daniel Azulay
• Oficina O passo – corpo e mente em movimento - Para descobrir, sensibilizar e criar música
Lucas Ciavatta
Local: Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, Araras)

• A arte de criar, contar histórias e dinamizar leitura – Lúcia Fidalgo
• A música tem cena – Caíque Botkay
Local: Centro Cultural Feso Pró-Arte (Rua Gonçalo de Castro, 85 – Alto)

Quinta e sexta, 6 e 7 de junho - Das 9h às 12h e de 14h às 17h
• Para criar é preciso brincar – Deneir
• Criar para transformar – A. Cássia
Local: Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, Araras)

• Arte e liberdade – Jarbas Lopes
• A arte de colar – Domi Junior
Local: Centro Cultural Feso Pró-Arte (Rua Gonçalo de Castro, 85 – Alto)

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
Quarta, 5 de junho – Histórias do meu e do meio ambiente
13h e 15h – Contos do meio ambiente
Local: Escola Municipal Aclimea Oliveira Nascimento (Rua São Pedro – São Pedro)
15h30 – Ecoliteratura e arte sustentável, Ana Maria Andrade
Local: Escola Municipal Belkis Frony Morgado (Rua Rosa Cardoso – São Pedro)

MOSTRA VER CIÊNCIA TERESÓPOLIS
Exibição de programas de TV com temáticas sobre ciência e tecnologia
De quarta a sexta, 5 a 7 de junho
Das 9h às 17h, Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, Araras)
Das 9h às 19h, Escola Estadual Euclydes da Cunha (Rua Melo Franco, 608, Alto)

SHOW HISTÓRIAS DA MÃE NATUREZA
Bia Bedran
Sexta, 7 de junho, 14h
Sábado, 8 de junho, 11h
Local: Espaço Arte e Conhecimento (Praça Higino da Silveira – Feirinha de Teresópolis – Alto)

OFICINAS DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA
Sábado e domingo, 8 e 9 de junho – Das 10h às 12h e de 14h às 17h
A arte de pintar - Domi Junior e A. Cássia
A arte de criar brinquedos – Deneir
Local: Espaço Cultura das Artes (Praça Higino da Silveira – Feirinha de Teresópolis – Alto)

CONTADORES DE HISTÓRIAS
Sábado, 8 de junho
10h e 12h30 – Histórias sem Fronteiras, com Benita Prieto
10h30 e 13h30 – Lúcia Fidalgo conta histórias

Domingo, 9 de junho
10h e 12h30 – Baú que conta e canta
13h30 – Andréa Viviana Taubman
Local: Espaço Criar e Contar Histórias (Praça Higino da Silveira – Feirinha de Teresópolis – Alto)

MOSTRA DE TEATRO DE TERESÓPOLIS
Sábado, 8 de junho
14h, Contando com a Sorte – Grupo Pirueta
15h30, Auto de Teresópolis – GT de Artes Cênicas de Teresópolis
17h, E acabou-se o preconceito! – Grupo Os Brômios
19h, Os palestrantes – Ayrton Rebello
20h, A serpente – Grupo Cena Perdida

Domingo, 9 de junho
11h, O soluçar do Planeta – Cia Teatral Fantasia
14h, A floresta encantada – Grupo Hocus Pocus
16h, Willie Hexa e Ozair Pirilim – Grupo Pick Cola
17h, O circo – Trupe Circonflexo
Local: Espaço Arte e Conhecimento (Praça Higino da Silveira – Feirinha de Teresópolis – Alto)

Fotos:Louis Capelle
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis


Nenhum comentário:

Postar um comentário