Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Prefeitura de Teresópolis faz o quinto muro de contenção na Rua Seis de Julho, na Quinta Lebrão

Prefeitura constrói o quinto no muro de contenção na Rua Seis de Julho, na Quinta Lebrão
Prefeitura faz o quinto muro de contenção na Rua Seis de Julho, na Quinta Lebrão

Teresópolis, 19 de junho de 2013 - Para dar mais segurança aos moradores da Quinta Lebrão, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Teresópolis está construindo mais um muro de contenção na Rua Seis de Julho. Com este já somam sete os muros edificados no bairro: cinco deles somente na Rua Seis de Julho e mais dois construídos em 2012, um na Rua 21 de Abril e outro na Rua Sete de Setembro. Para evitar novos deslizamentos e dar maior sustentação às vias, os muros estão sendo construídos em locais onde aconteceram desmoronamentos de terra causados pelas chuvas.

Os muros de arrimo são estruturas que, além de isolar o terreno, têm a tarefa de suportar a terra, de cortes e encostas, dando estabilidade à área. São estruturas que garantem a estabilidade da construção, além da segurança e do bem estar dos moradores. Geralmente são necessários em terrenos que apresentam alguma inclinação (aclive ou declive). As contenções seguram uma grande quantidade de terra, que fica ainda mais pesada quando chove. Por isso, o sistema de drenagem no local também é importante.
Funcionários constroem, na mesma rua, uma rede de drenagem com cerca de 30 metros de extensão e duas caixas de passagem para coletar as águas de chuva
Pensando nisso, funcionários constroem, na mesma rua, uma rede de drenagem com cerca de 30 metros de extensão e duas caixas de passagem para coletar as águas de chuva. Em maio, durante a construção do outro muro, foram feitos reparos em trecho de uma galeria de águas pluviais, com desobstrução e substituição de manilhas.
Moradores do local, como a dona de casa Andréia da Conceição, aprovaram as ações municipais no bairro
Para o secretário de Obras e Serviços Públicos, Denílson Moraes, as obras de contenção são complexas e extremamente importantes para o município. "Com a construção dos muros fica mais fácil e seguro o acesso dos carros, motos e bicicletas, e os pedestres podem passar sem medo do barranco ceder", explicou.

Moradores do local, como a dona de casa Andréia da Conceição, aprovaram as ações municipais no bairro. “Moro há 38 anos aqui e sempre tive medo em dias de chuva forte, mas agora, com mais este muro bem próximo a minha casa, me sinto mais segura. Além disso, favorece a passagem dos ônibus e do caminhão do lixo”, disse a moradora.
ANTES-Recuperação da Rua Sete de Setembro, na Quinta Lebrão, com contenção e ponte feitas pela PrefeituraDEPOIS-Recuperação da Rua Sete de Setembro, na Quinta Lebrão, com contenção e ponte feitas pela Prefeitura


Texto – Gisele Barreto
Fotos – Ascom
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário