Pesquisar este blog

domingo, 2 de junho de 2013

Público curte a música instrumental de Toninho Horta e o trabalho autoral de Bulo e do Jahguasoul no Festival de Artes de Teresópolis 2013

Público curte a música instrumental de Toninho Horta
Público curte a música instrumental de Toninho Horta e o trabalho autoral de Bulo e do Jahguasoul no Festival de Artes de Teresópolis

Domingo tem Roberto Menescal, sexteto BeBossa, Wanda Sá e a banda RJ 130

Teresópolis, 1º de junho de 2013 – A música instrumental do compositor, arranjador, produtor musical e guitarrista mineiro Toninho Horta e o trabalho autoral do cantor e compositor Bulo e da Banda Jahguasoul movimentaram o II Festival de Artes de Teresópolis neste sábado, 1º de junho. As três atrações se apresentaram no Espaço Arte e Conhecimento, montado na Praça Higino da Silveira – a da Feirinha de Teresópolis, no Alto.

A primeira atração do dia foi Bulo, jovem promessa da boa música brasileira. Nascido em Teresópolis, o cantor apresentou o espetáculo 'Camarada Zen', surpreendendo o público com a qualidade de suas músicas.

No final da tarde de sábado o público curtiu o espetáculo interativo de Toninho Horta, um dos grandes nomes da música brasileira e da fusão entre MPB e jazz. Esbanjando simpatia, a cada música ele batia papo com o público, contando a história das composições. Além de sucessos de Ivan Lins, Milton Nascimento e cantores do Clube da Esquina, Toninho Horta tocou várias composições próprias. Entre elas, 'Paris', 'Igreja de Pilar' e 'Manuel o audaz'.

“A música instrumental é do povo e tem que atingir todas as pessoas. Fico feliz em ver por aqui muita gente que, provavelmente, nunca ouviu nossa música. Essa é a importância da música instrumental: cada pessoa pode viajar na própria história”, disse o artista, que se apresentou acompanhado de Itamar Assiére (piano e teclado),Yuri Popoff (baixo elétrico), Esdra "Neném" Ferreira (bateria) e Lena Horta (flautas). Também subiram ao palco os músicos Serginho Serra e Marcílio Figueiró.

O público mostrou que aprecia a boa música aplaudindo a apresentação de pé. “Esse tipo de espetáculo tem que acontecer sempre, para divulgar a música brasileira de altíssimo nível. A música instrumental tem público, sim”, opinou o ex-produtor musical Oldemar Murtinho.
Toninho Horta e os músicos de sua banda se apresentam no palco do Espaço Arte e Conhecimento, na Feirinha de Teresópolis
O músico mineiro toninho Horta mostra o melhor da música instrumental brasileira no Festival de Artes de Teresópolis
Encerrando o sábado, a banda Jahguasoul mostrou a sonoridade de sua música autoral, com muito rock e bom humor. O grupo de Teresópolis surgiu em 1997 e é formado por Cláudio Mesquita (violão e voz), Luciano Mendes (baixo), Flávio Mangaba (guitarra), Tommaso (bateria) e Bruno Wallardan (percussão). O talento e a jovialidade da banda conquistaram a plateia.

O produtor Nelson Freitas, diretor da empresa Água Grande, destacou que o Festival de Artes, além de apresentar ícones da música brasileira, também abre espaço para os músicos mostrarem o seu trabalho autoral. “É com enorme satisfação que fazemos o Festival de Artes apresentando os grandes nomes da música e também as bandas da cidade”.

O advogado Julio Cezar Rocha prestigiou a programação de sábado do Festival de Artes com a mulher, Erica Rabello, e a filha Maria Antonia. “A proposta desse evento é muito favorável. O teresopolitano precisa dessa movimentação cultural”, pontuou. O casal Ademir de Jesus e Alair Alves concordou. “Ótima oportunidade de assistir boa música”, disse Alair. 

O primeiro fim de semana do II Festival de Artes de Teresópolis termina neste domingo, 2, com a banda RJ 130, às 12h, com o seu som pop e pós progressivo. Depois, às 18h, o grupo vocal BeBossa, a cantora Wanda Sá e Roberto Menescal apresentam um espetáculo que fará uma verdadeira viagem pela trajetória musical desse grande compositor, um dos fundadores do movimento bossa nova. 

Realização da Água Grande Projetos, em parceria com a Prefeitura e patrocínio da CEG Gas Natural Fenosa e do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura, o Festival de Artes 2013 prossegue até o dia 9 de junho com mostra de teatro, oficinas de criação artística e contação de história. O acesso a todas as atividades é gratuito.

As atrações de domingo, 2 de junho

Criado em 2000, o grupo BeBossa é um sexteto vocal de sonoridade sofisticada e contemporânea. As influências são muitas: Boca Livre, Os Cariocas, MPB4, Quarteto Em Cy, Manhatan Transfer e Take6. O grupo combina os ritmos brasileiros com a harmonia do jazz, produzindo sons apenas com a voz, sem utilizar nenhum instrumento.

Reconhecidamente um dos principais compositores da bossa nova, Roberto Menescal é um dos maiores artistas brasileiros a navegar com desenvoltura pela diversidade musical brasileira. Menescal é um músico eclético. Além de compositor, é um grande músico e produtor musical, com uma carreira de sucesso no Brasil, Estados Unidos, Europa e Japão.

Fã de primeira hora da bossa nova, Wanda Sá começou a estudar violão aos 12 anos. Seu professor: Roberto Menescal. Aos 19 lançou seu primeiro disco, 'Wanda vagamente', produzido por Menescal. Com carreira bem-sucedida no Brasil e no exterior, Wanda Sá gravou vários álbuns solo e participou de dezenas de discos de renomados artistas do cenário nacional.

O RJ 130 apresenta, no Festival de Artes de Teresópolis 2013, seu som pop e pós-progressivo. Com quatro guitarras, baixo e bateria, o RJ 130 é composto por Klebs Cavalcanti (violão e guitarra), Zé Lima (violão e guitarra), Hélio Ratis (bateria), Luciano "Cabeça" (baixo), Sérgio Serra (guitarra) e Thiago LPC (violão e guitarra). Você está convidado para vivenciar um som que une simplicidade a requinte, singularidade a diversidade, música a imagem.

II FESTIVAL DE ARTES DE TERESÓPOLIS

SHOWS

Domingo, 2 de junho

12h – Show RJ 130
18h – Show BeBossa, Wanda Sá e Roberto Menescal

OFICINAS DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA

Terça e quarta, 4 e 5 de junho - Das 9h às 12h e de 14h às 17
• A arte e seus desígnios – Daniel Azulay
• Oficina O passo – corpo e mente em movimento - Para descobrir, sensibilizar e criar música   - Lucas Ciavatta
Local: Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, Araras)

• A arte de criar, contar histórias e dinamizar leitura – Lúcia Fidalgo
• A música tem cena – Caíque Botkay
Local: Centro Cultural Feso Pró-Arte (Rua Gonçalo de Castro, 85 – Alto)


Quinta e sexta, 6 e 7 de junho - Das 9h às 12h e de 14h às 17
• Para criar é preciso brincar – Deneir
• Criar para transformar – A. Cássia
Local: Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, Araras)

• Arte e liberdade – Jarbas Lopes
• A arte de colar – Domi Junior
Local: Centro Cultural Feso Pró-Arte (Rua Gonçalo de Castro, 85 – Alto)

SHOW HISTÓRIAS DA MÃE NATUREZA-Bia Bedran
Sexta, 7 de junho, 14h
Sábado, 8 de junho, 11h
Local: Espaço Arte e Conhecimento (Praça Higino da Silveira – Feirinha de Teresópolis – Alto)

MOSTRA DE TEATRO DE TERESÓPOLIS
Sábado, 8 de junho

14h, Contando com a Sorte – Grupo Pirueta
15h30, Auto de Teresópolis – GT de Artes Cênicas de Teresópolis
17h, E acabou-se o preconceito! – Grupo Os Brômios
19h, Os palestrantes – Ayrton Rebello
20h, A serpente – Grupo Cena Perdida

Domingo, 9 de junho

11h, O soluçar do Planeta – Cia Teatral Fantasia
14h, A floresta encantada – Grupo Hocus Pocus
16h, Willie Hexa e Ozair Pirilim – Grupo Pick Cola
17h, O circo – Trupe Circonflexo
Local: Espaço Arte e Conhecimento (Praça Higino da Silveira – Feirinha de Teresópolis – Alto)

MOSTRA VER CIÊNCIA TERESÓPOLIS

Exibição de programas de TV com temáticas sobre ciência e tecnologia
De quarta a sexta, 5 a 7 de junho
Das 9h às 17h, Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, Araras)
Das 9h às 19h, Escola Estadual Euclydes da Cunha (Rua Melo Franco, 608, Alto)

OFICINAS DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA

Sábado e domingo, 8 e 9 de junho – Das 10h às 12h e de 14h às 17h
A arte de pintar - Domi Junior e A. Cássia
A arte de criar brinquedos – Deneir
Local: Espaço Cultura das Artes (Praça Higino da Silveira – Feirinha de Teresópolis – Alto)

CONTADORES DE HISTÓRIAS

Sábado, 8 de junho
10h e 12h30 – Histórias sem Fronteiras, com Benita Prieto
10h30 e 13h30 – Lúcia Fidalgo conta histórias

Domingo, 9 de junho
10h e 12h30 – Baú que conta e canta
13h30 – Andréa Viviana Taubman

Local: Espaço Criar e Contar Histórias (Praça Higino da Silveira – Feirinha de Teresópolis – Alto)

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
Quarta, 5 de junho – Histórias do meu e do meio ambiente
9h, 10h30, 13h e 15h – Contos do meio ambiente
Local: Escola Municipal Aclimea Oliveira Nascimento (Rua São Pedro – São Pedro)

10h e 15h30 – Ecoliteratura e arte sustentável, Ana Maria Andrade
Local: Escola Municipal Belkis Frony Morgado (Rua Rosa Cardoso – São Pedro)
Toninho Horta
FOTOS – Crédito Roberto Ferreira
Crédito- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário