Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Secretaria de Educação de Teresópolis promove Conselho em Ação

 Na Escola Municipal Alice Saldanha, no Morro do Tiro, comunidade, escola e alunos se juntam para a reforma
 Secretaria de Educação promove Conselho em Ação

Teresópolis, 4 de junho de 2013 - A Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com o Ministério da Educação, vem desenvolvendo ações em Teresópolis no sentido de implementar o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. O objetivo é fortalecer o acompanhamento da prática educativa nas escolas públicas do município. Entre as iniciativas está o Dia do Conselho em Ação, que promoveu diversas atividades nas unidades escolares municipais, colaborando com o engajamento dos conselhos nas suas escolas de origem.

“Tudo o que a Secretaria de Educação puder fazer para incentivar a participação da comunidade escolar, a fim de tornar a escola uma responsabilidade compartilhada, é pouco ainda, considerando o trabalho que se põe diante de nós, que é o de assumir a Educação Municipal de forma democrática, do povo e para o povo”, explicou o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

O Conselho Escolar, entre outras atribuições, tem papel decisivo na gestão democrática, se for utilizado como instrumento comprometido com a construção de uma escola cidadã. O Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, estratégia inserida numa política pública mais ampla de democratização da educação, visa estimular a criação e/ou a consolidação dos Conselhos Escolares e entidades equivalentes, substituindo concepções meramente burocráticas e formais de gestão escolar.
Em diversas ações, comunidade e escola se integram no Dia do Conselho em Ação
“Nosso objetivo é unir a comunidade escolar e fortalecer o protagonismo dos atores escolares. Chega de chamar as famílias apenas para reuniões onde só se fala de notas ou reclamações sobre indisciplina. A escola precisa muito mais do que só repassar os conhecimentos acumulados pela humanidade. Na verdade, se cada comunidade se sentir ‘parte’ da escola, o ganho será imenso para todos nós”, sintetizou a Diretora do Departamento de Educação da SME, professora Carla Rabello.

Conselhos Escolares

Os Conselhos Escolares são órgãos colegiados que representam as comunidades escolar e local. Atua em sintonia com a administração da escola e define caminhos para tomar decisões administrativas, financeiras e político-pedagógicas condizentes com as necessidades e potencialidades da escola. A composição, funções, responsabilidades e funcionamento dos Conselhos Escolares devem ser estabelecidos pelos sistemas de ensino e pela própria escola, a partir de sua realidade concreta e garantindo sua natureza essencialmente político-educativa.

“A escola é um espaço fundamental para o desenvolvimento da democracia participativa, pois favorece o exercício da cidadania consciente e comprometida com os interesses da maior parte da sociedade. Por isso, essas atividades estimuladas pela Secretaria de Educação, e tão habilmente conduzidas pelas nossas escolas, têm sido tão importantes. Elas fazem parte do processo de construção de uma cidadania emancipadora, que requer autonomia, participação, transparência e respeito à pluralidade”, finalizou a professora Carmen Mouteira Guarilha, Diretora do Departamento de Administração da SME.
Oficina da Beleza na Escola Municipal Neidy Angélica, em Vargem Grande, também integrou comunidade e escola
Texto: Marcelo Ferreira
FOTOS CEDIDAS
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário