Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Secretaria de Educação de Teresópolis realiza mais um encontro do Programa Educação Integrada

A professora Carla Rabello, Diretora do Departamento de Educação da SME, fala sobre a importância do encontro
Secretaria de Educação realiza mais um encontro do Programa Educação Integrada

Teresópolis, 12 de junho de 2013 - A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou durante todo o dia desta terça-feira, 11 de junho, o 2° Encontro do Programa Educação Integrada 2013 – Educação no Campo, uma história a ser contada, na Escola Municipal Professora Neidy Angélica de Souza Coutinho, em Vargem Grande. O encontro visa à integração entre as comunidades escolares da zona rural e da zona urbana, entendendo que um espaço não pode predominar sobre outro, ao contrário, devem se completar como elementos essenciais na troca do conhecimento acadêmico e cultural dos alunos e professores.

Para atingir esse objetivo, o Programa busca integrar todos os envolvidos no processo ensino e aprendizagem, isto é: responsáveis, alunos, equipe de apoio, equipe diretiva e professores, unindo-os à equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação a fim de discutir e avançar nas questões que envolvem todos esses sujeitos da educação por meio de oficinas de formação, rodas de conversas, palestras e assembleias. 

O Secretário de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, lembra que o Programa surgiu no ano passado, quando através de suas visitas às escolas do interior, percebeu a diferença nas demandas em comparação às unidades escolares urbanas. “Visitei escolas que há mais de 15 anos não recebiam a visita de um Secretário e a conclusão foi de que precisamos de um Plano de Educação onde todos tenham vez e voz, onde sejam respeitadas as especificidades de cada unidade escolar e de sua comunidade de entorno”, disse o Secretário.

A Diretora do Departamento de Educação da SME, professora Carla Rabello, chamou atenção para a necessidade de se ter na rede municipal, um currículo que aprecie a identidade local. “O currículo da rede municipal deve ser mínimo, para atender a todas as unidades escolares. Mas todas as escolas devem desenvolver seus currículos próprios, de acordo com suas demandas competentes. Assim, cada região deve contemplar sua própria identidade, baseada em seu Projeto Político Pedagógico que deverá ser finalizado até o final do ano”, lembrou a diretora.

Com uma programação que tomou o dia inteiro, o Encontro do Programa Educação Integrada ofereceu oficinas formativas, palestras, rodas de conversas e atividades culturais para os diversos membros da comunidade escolar representados no evento, como alunos, professores, equipes diretivas, equipes de apoio e responsáveis. 
 A comunidade escolar do interior participa das atividades do encontroAs professoras Adriana Vital e Valéria de Mello Barros, comandam um momento de contação de histórias
Entre os palestrantes, o professor de História, Pedagogia e Licenciatura de Educação do Campo da UFRRJ, Ramofly dos Santos, enfatizou a necessidade do encontro: “Precisamos plantar uma semente no coração dessas pessoas envolvidas com a Educação do Campo, para que floresça a sensibilidade de se pensar em educação com outros olhares, e não a Educação do Campo articulada apenas aos centros urbanos. A Educação do Campo precisa ter um diferencial no nosso olhar enquanto educadores”, apontou o palestrante.
O professor Ramofly dos Santos, da UFRRJ, fala sobre a Educação no Campo
Para Adriana Vital Santana, Diretora do Departamento de Educação do Campo da SME, o Programa Educação Integrada pressupõe algo muito maior que um projeto, já que vai além da Secretaria de Educação, visando alcançar todos os atores envolvidos no processo educacional. “Esse é um compromisso assumido pela Secretaria de Educação com fins de viabilizar ações educacionais efetivas para as comunidades campesinas. Que não fiquemos, então, apenas como mais um encontro, mas que possamos nos integrar de verdade, para realizarmos uma educação que pensamos poder ser diferente”, concluiu a Diretora.
Grupo de alunos participam de oficina de atividadesGrupo de pais participam de reflexão sobre responsabilidades educacionais
Texto e fotos – Marcelo Fabiano
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário