Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Teresópolis entra no Programa Renda Melhor do Governo do Estado

Secretária de Desenvolvimento Social, Graça Granito, durante a apresentação
Teresópolis entra no Programa Renda Melhor do Governo do Estado

Cerca de 3.500 famílias serão beneficiadas

Teresópolis, 21 de junho de 2013 - Com o objetivo de diminuir a miséria no Estado do Rio de Janeiro, aumentando a renda das famílias que vivem em situação de extrema pobreza, o Governo do Estado está ampliando para mais 40 municípios o Programa Renda Melhor, que integra o Plano Rio Sem Miséria. A apresentação dos novos municípios contemplados aconteceu na sede da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo nesta quinta-feira, 20, e foi coordenada pelo Subsecretário Estadual de Integração de Programas Sociais, Antônio Claret, representando a Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos. O Prefeito Arlei, acompanhado da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Graça Granito, esteve presente à apresentação.

O Renda Melhor é um Programa de Transferência de Renda do Governo do Estado do Rio de Janeiro que atende famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família inscritas no CadÚnico, cuja renda mensal per capta seja de até R$ 100. Está diretamente ligado ao Plano Rio Sem Miséria, cujas ações para enfrentamento e superação da pobreza extrema estão alinhadas ao Plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal.

O Programa Renda Melhor tem o objetivo de elevar a renda das famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, do Governo Federal, contribuindo para a dinamização das economias locais, como explica a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Graça Granito. “É uma ajuda financeira que tem como objetivo oferecer, além do alívio financeiro imediato, condições às famílias beneficiadas para que tenham acesso às oportunidades oferecidas por meio do acompanhamento familiar realizado pelos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) e CREAS (Centros Especializados de Assistência Social)”, esclareceu Graça Granito.
Subsecretário Estadual de Integração de Programas Sociais, Antônio Claret, coordena a apresentação dos novos municípios no Programa Renda Melhor
Durante a apresentação, o Subsecretário Estadual de Integração de Programas Sociais, Antônio Claret, ressaltou que é necessário um conjunto de ações articuladas para enfrentar a pobreza no Estado. “Um dos principais componentes do Rio Sem Miséria é, sem dúvida, o Programa Renda Melhor, mas além deste, o plano para diminuir a pobreza no Rio de Janeiro também inclui outros três programas essenciais: o Renda Melhor Jovem, cujo objetivo é incentivar o jovem com até 18 anos incompletos a concluir o ensino médio e a permanecer no sistema educacional; a Gestão de Oportunidades Econômicas e Sociais, que visa aproximar as pessoas que estão na pobreza extrema das oportunidades econômicas e sociais; e o Fortalecimento do Acompanhamento Familiar, onde o poder público deve buscar as famílias mais vulneráveis e promover ações de inclusão social”, disse Antônio Claret.

Em Teresópolis, o Programa Renda Melhor visa atender cerca de 3.500 famílias que atualmente recebem o auxílio do Bolsa Família. Com a participação do município no Plano Rio Sem Miséria, aproximadamente 530 teresopolitanos com idade abaixo de 18 anos receberão o auxílio do Renda Melhor Jovem, que é uma poupança-escolar destinada aos jovens integrantes de famílias beneficiadas pelo Renda Melhor.
Representantes de municípios da Região Serrana e Centro Norte Fluminense acompanham a apresentação
Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário