Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Vigilância Ambiental faz ação integrada de desratização, combate à dengue e controle de qualidade da água no Rosário

Vigilância Ambiental faz ação integrada de desratização, combate à dengue e controle de qualidade da água no Rosário
Vigilância Ambiental faz ação integrada de desratização, combate à dengue e controle de qualidade da água no Rosário


Teresópolis, 21 de junho de 2013 - Agentes da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, promoveram nesta sexta-feira, 21, uma ampla ação integrada no Rosário. Visitas domiciliares para investigar a existência de focos do mosquito transmissor da dengue, desratização, controle da qualidade da água e orientação sobre o descarte adequado do lixo foram alguns dos serviços realizados na comunidade. A ação já aconteceu em Cruzeiro, no interior do município, e no Jardim Serrano, zona urbana. Agora foi a vez da comunidade do Rosário receber os benefícios.

A ação teve o objetivo de eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e combater a incidência de roedores no local, através da aplicação de raticidas em pontos estratégicos. Também foi verificada a qualidade da água consumida pelos moradores. Orientação e distribuição de panfletos, alertando sobre como evitar a leptospirose, doença transmitida através do contato com a urina do rato, e como agir em caso de enchentes, foi outra atividade realizada. A ação contou com cerca de 20 funcionários destacados para o trabalho.

Segundo Claudia Ferreira de Carvalho, coordenadora do Programa Vigiágua, vinculado à Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, a intenção é fazer um trabalho em parceria entre o poder público e a população, para melhorar a situação das pessoas que moram ali. “Precisamos estudar toda a vulnerabilidade do local e estamos fazendo isso através dessas ações de análise da água, processo de desratização e combate à dengue para podermos amenizar essas questões. Além das equipes da Divisão de Vigilância Ambiental, contamos com a ajuda de agentes comunitários de saúde e da população consciente”, declarou.
 Agentes da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, realizaram, nesta sexta-feira, 21, uma ampla ação integrada no Rosário
Uma equipe de agentes de endemia do Programa de Combate a Roedores, da Coordenação de Vigilância Ambiental, atuou colocando raticida e orientando a população no sentido de evitar a procriação dos roedores, como explica o Agente de Saúde Augusto da Silva Pessoa. “Para que os serviços de controle de roedores sejam bem sucedidos é importante que moradores, comerciantes e ambulantes adotem procedimentos que evitem o surgimento desses animais, como acondicionar corretamente o lixo, evitar acúmulos de restos de alimentos e de entulhos, além de respeitar o horário de coleta de lixo. É fundamental que a população não coloque detritos nos bueiros, pois além de impedir o escoamento da água atrai os roedores”, orientou o agente.

Coordenador do Programa de Combate à Dengue, Jailton do Valle explicou que a população pode fazer um enfrentamento efetivo à dengue com ações simples e cotidianas. "A melhor maneira de lidar com a dengue é realizar a prevenção, não deixando que o mosquito se prolifere nas casas. Para isso é preciso que todos colaborem tampando todas as cisternas e caixas d´água, não deixando água acumulada em vasos de plantas, latões ou em qualquer outro local", frisou. 

Moradores aprovaram a iniciativa. “Acho muito importante esta ação da Prefeitura porque vejo que estão querendo melhorar nossas condições de vida. A iniciativa ajuda na prevenção de doenças. Faço a minha parte levando, no final do dia, meu lixo até a caçamba lá embaixo para que seja coletado corretamente. A população do bairro tem que colaborar também”, declarou dona Lilia Maria Figueiredo.
“Acho muito importante estas ações da Prefeitura porque vejo que estão querendo melhorar nossas condições de vida, mas a população do bairro tem que colaborar, fazendo a sua parte”, declarou dona Lilia Maria Figueiredo
De acordo com Alonso de Faria, coordenador da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, a intenção do Governo Municipal é desenvolver as ações em diversos locais do município.
Uma equipe de agentes de endemia do Programa de Combate a Roedores atuou colocando raticida e fazendo trabalho educativo
Texto – Gisele Barreto
Fotos – Jeferson Hermida
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário