Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Começa em Teresópolis a reforma do Centro Administrativo Celso Dalmaso

Começa a reforma do Centro Administrativo Celso Dalmaso

Obra tem prazo de 180 dias para ser concluída

Teresópolis, 25 de julho de 2013 - Após a demolição do prédio anexo, a Prefeitura de Teresópolis deu início às obras de reforma do bloco principal do Centro Administrativo Celso Dalmaso, localizado ao lado da Câmara Municipal, na Várzea. Cerca de 30% da estrutura comprometida foi ao chão e, agora, dez funcionários da empresa Enge Prat, contratada através de licitação, trabalham na reestruturação física da nova construção. A proposta é que o local seja transformado em um moderno centro de administração, com novas instalações e acessibilidade para melhor atender o interesse público e coletivo.

Com prazo de 180 dias para ficar pronta, a edificação terá três andares, com elevadores, escadas, cozinhas e seis banheiros nos três pavimentos, incluindo sanitários adaptados para pessoas com necessidades especiais, além de salas que serão utilizadas de acordo com a necessidade da Administração Municipal. Várias secretarias, que hoje se encontram em imóveis alugados, vão funcionar no local, o que desonerará os cofres públicos.

O prefeito Arlei ficou bastante satisfeito com o início das obras. “Depois de mais de duas décadas, Teresópolis finalmente está vendo a reforma do centro administrativo acontecer. Já fizemos a demolição da parte que estava comprometida, e agora o interior do prédio está sendo totalmente reformado para abrigar algumas secretarias que hoje funcionam em locais alugados. E se Deus permitir vamos inaugurar o prédio com a presença do ex-prefeito Celso Dalmaso”, declarou Arlei.
Satisfeito, o  prefeito Arlei comenta “Depois de mais de duas décadas, Teresópolis finalmente está vendo a reforma do centro administrativo acontecer”
O secretário municipal de Governo, José Carlos Cunha vem acompanhando pessoalmente a reforma e lembra, mais uma vez, a economia que o governo municipal fará com a recuperação do Centro Administrativo. “O prefeito pediu que eu acompanhasse pessoalmente a evolução da obra e, diariamente, coloco o capacete e venho aqui para ver de perto esta construção tão esperada por todos. Vamos alocar várias secretarias em um prédio que é propriedade da Prefeitura. A reforma tinha que acontecer o mais rápido possível. Isto demonstra o quanto esta administração está comprometida com o bom uso do dinheiro público”, falou Cunha.

Segundo Marco Antonio dos Santos, arquiteto responsável pela execução da obra, o andamento das ações está dentro do prazo previsto. “Conforme o planejamento da própria Prefeitura, o que foi programado dentro de um cronograma físico e financeiro está sendo cumprido e o andamento da obra está em dia com o tempo previsto. Agora, estamos fazendo as demolições necessárias e a retirada do piso e contrapiso que não poderão ser aproveitados e também começamos a desenvolver o trabalho de reforço das lajes e colunas”, explicou.

Presente nesta quinta-feira, 25, ao local, o vereador Dr. Carlão enalteceu a vontade política do Prefeito Arlei em realizar a restauração do prédio abandonado. “Arlei foi o único prefeito que teve a sensibilidade de realizar este trabalho e o que precisava era vontade política e disposição de recuperar o prédio, que servia de vergonha para o município. Ele teve o espírito público de resolver esta questão”, comentou Carlão.
 Secretário de Governo, José Carlos Cunha acompanha pessoalmente as obras de recuperação do Centro Administrativo
A recuperação do Centro Administrativo foi anunciada por várias administrações nos últimos 20 anos, mas nunca chegou a acontecer de fato. A obra, além de economizar dinheiro do município, também vai recuperar uma área que destoava do centro da cidade, uma vez que há alguns anos atrás o prédio, que já estava interditado, foi também incendiado.

Com 1.896m² de área construída em três pavimentos, o prédio foi projetado em abril de 1983 e inaugurado em 1985. A primeira interdição aconteceu no início dos anos 90, sendo liberado pela administração seguinte e vetado novamente em 1999. Em 2007, ocorreram dois incêndios no edifício, que também abalaram a estrutura. Finalmente em 2013, o prefeito Arlei determinou a recuperação total do prédio.

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Marco Esteves
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário