Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Defesa Civil realiza teste mensal em sirenes com apoio de radioamadores em Teresópolis

 Sala de Operações da Defesa Civil Municipal, onde acontece o acionamento remoto do Sistema de Alerta e Alarme
Defesa Civil realiza teste mensal em sirenes com apoio de radioamadores

Teresópolis, 10 de julho de 2013 – Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 10, mais um teste das 24 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme implantado em Teresópolis pelo Governo do Estado. Também foram checadas as duas sirenes instaladas pela Prefeitura no interior. O simulado foi coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, com o objetivo de testar as rotinas de prevenção e os equipamentos usados para alertar a população nas áreas consideradas de risco para deslizamento de terra e inundações, em época de chuvas fortes.

Para o Coronel Roberto Silva, Secretário Municipal Meio Ambiente e Defesa Civil, o principal objetivo das simulações periódicas é estar presente nas comunidades. “É uma grande conscientização da população que realizamos todo dia 10”, disse o Secretário, lembrando que o sistema é monitorado 24 horas por dia. “O monitoramento ininterrupto do sistema é um grande ganho para o município. O Prefeito Arlei tem apoiado todas as nossas ações. Isso faz com que possamos evoluir e, cada vez mais, procurar pontos de melhora da Defesa Civil. Com certeza, é um importante retorno para a população em torno de prevenção”, finalizou.

Desta vez, além das equipes da Defesa Civil Municipal, dos voluntários dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDECs) e dos grupos de radioamadores de Teresópolis, também acompanharam o exercício integrantes da RENER (Rede Nacional de Emergência de Radioamadores), da LABRE-RJ (Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão) e radioamadores de outras cidades como Niterói, São Gonçalo, Nova Friburgo e Petópolis.

“Hoje estamos ativando a rede nacional de rádios amadores em Teresópolis, órgão da Defesa Civil Federal que, em parceria com os rádios amadores da cidade, nos ajudam a evitar possíveis falhas de comunicação. Através dessa integração estamos nos prevenindo do problema de isolamento do município em época de grandes desastres, sabendo que nosso município está integrado nesse sistema de comunicação nacional”, esclareceu o Coronel Roberto Silva.
O Coronel Paulo Roberto, presidente da LABRE-RJ, ressaltou a importância da integração entre radioamadores, Defesa Civil e comunidade na prevenção de grades tragédias. “São muito importantes os exercícios de simulado porque é onde temos a oportunidade de corrigir erros que possam vir a acontecer. Para prevenir, é essencial a realização desses simulados com a colaboração de todos os envolvidos”, ressaltou.

Como acontece em todos os meses desde agosto de 2011, o teste foi realizado e supervisionado da Sala de Operações da Defesa Civil Municipal, na Tijuca, com acionamento por sistema remoto, através da internet. O objetivo da verificação é checar o funcionamento das sirenes e corrigir possíveis problemas técnicos. O acionamento foi acompanhado por integrantes da Cruz Vermelha Brasileira em Teresópolis, da LABRE-RJ e da RENER. Nas comunidades onde as sirenes estão instaladas, o teste foi monitorado por agentes de Defesa Civil, voluntários dos NUDECs e radioamadores. 

As 24 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme estão distribuídas pelos seguintes bairros e comunidades: Santa Cecília (1), Fischer (1), Caxangá (1), Corta Vento (1), Pimentel (2), Rosário (2), Perpétuo (2), Vale da Revolta (2), Coreia (2), Fonte Santa (2), Caleme (2), Granja Florestal (3) e Quinta Lebrão (3). Os equipamentos têm a função de disparar quando a intensidade da chuva se torna crítica para a ocorrência de deslizamentos de terra.

O interior do município conta com duas sirenes, instaladas pela Prefeitura nas Escolas Municipais Nadir Veiga Castanheira, em Três Córregos, e Maria Mendes, na localidade de Cruzeiro. Os equipamentos soam quando o nível dos rios vizinhos aos prédios escolares atinge um nível crítico, indicando a possibilidade de transbordamento.
Sirene localizada no bairro do Pimentel; uma das 26 sirenes que o município possui
Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário