Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Espaço Mulher em Teresópolis completa quatros anos de criação e comemora com bolo e festa

Fotos 1025 – (da direita para esquerda) Coordenadora do Espaço Mulher, Dilce Carvalho, a primeira-dama e também secretária dos Direitos da Mulher, Alessandra Rosa, e as ex-secretárias da pasta, professora Norma Suely e a procuradora do município, Rosilda Carvalho Barbosa
Espaço Mulher completa quatros anos de criação e comemora com bolo e festa

Teresópolis, 12 de julho de 2013 - Completando quatro anos de criação, a feira de artesanato Espaço Mulher, que funciona na Praça Balthasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa, comemora seu aniversário com programação especial nesta sexta, 12, e sábado, 13. Atividades culturais, oficinas de artesanato, ginástica para terceira idade, aferição de pressão arterial, shows, palestras, culto ecumênico de ação de graças e um bolo para todos que passaram pela praça fazem parte da agenda. As atividades oferecidas são totalmente de graça.

A primeira-dama, e também secretária dos Direitos da Mulher, Alessandra Rosa, participou das comemorações e foi homenageada, juntamente com outras duas ex-secretárias da pasta, a Procuradora do município, Rosilda Carvalho Barbosa, e a professora Norma Suely Gomes dos Santos que esteve à frente da secretaria durante o período em que o Espaço Mulher foi criado.

“Parabenizo o trabalho e a dedicação dessas mulheres por tornarem este empreendimento um sucesso. O Espaço Mulher é uma iniciativa importante porque, além de ajudar as empreendedoras a conquistarem sua autonomia financeira, contribui para a inserção das artesãs no mercado de trabalho, elevando a auto-estima”, destacou Alessandra Rosa, secretária dos Direitos da Mulher.

Uma das idealizadoras da feira, a professora e ex-secretária dos Direitos da Mulher, Norma Suely, comemorou o sucesso do projeto. “Tenho muito orgulho de ter iniciado este processo valioso de engrandecimento e valorização da mulher. Hoje elas estão bem instaladas, é um trabalho genuíno e tudo isso é importante na vida de uma cidade. A Secretaria da Mulher não pode ficar focada somente na violência doméstica. Ela precisa também oferecer meios para essas mulheres crescer e mostrar o quanto são produtivas”, explicou Norma.
 Apresentação da Banda Dançante do CEDALMaria de Oliveira Medeiros está no Espaço Mulher desde o início e acredita que o reconhecimento do trabalho tem crescido gradualmente
Com cerca de 40 expositoras, o Espaço Mulher funciona sextas e sábados na Praça Balthasar da Silveira com opções de confecção, artesanato e gastronomia
Desde 2009 na coordenação do Espaço Mulher, Dilce Carvalho falou da emoção de comemorar os quatro anos de existência da feira. “É uma alegria hoje, depois de tanta luta, poder comemorar quatro anos de trabalho na feira e ver quantas mulheres já foram ajudadas através desse projeto. Tivemos conquistas importantes nestes quatro anos. Nosso trabalho está sendo reconhecido”, ressaltou Dilce.

Há quase um ano no Espaço Mulher, Carmem Ribeiro revelou que através da feira recuperou a saúde e conquistou novas amizades. “Antes de vir para cá, estava numa depressão profunda por problemas familiares. Mas consegui esta oportunidade de expor e vender meu artesanato, ganhando, com isso, respeito e minha dignidade de volta. Além disso, ensinamos e aprendemos muito aqui. Estou feliz hoje”, disse.

Maria de Oliveira Medeiros está no Espaço Mulher desde o início e acredita que o reconhecimento do trabalho tem crescido gradualmente. “No início foi muito difícil. Mas com o tempo, e muito esforço, fomos conquistando nosso lugar ao sol. Antes tínhamos barracas de praia, hoje temos barracas seguras e um ponto muito melhor. Antigamente eu vendia os produtos de porta em porta, agora tenho um ponto fixo para expor minhas peças. Quero também agradecer à Prefeitura pelo apoio e eventos realizados aqui na praça, que acabam sendo chamariz para outras pessoas visitarem a feira”, salientou.

Clientes também parabenizaram as artesãs. “O trabalho delas é muito bom, a gente vê que tudo é feito com carinho, desde as bolsas, cachecóis, bijuterias, quadros, até as guloseimas. Sempre que venho ao Centro passo por aqui para ver as novidades e experimentar as tortas deliciosas que elas fazem”, disse a técnica de enfermagem Márcia Barreiros.
Expositora Carmem Ribeiro: recuperação da saúde e conquista de  novas amizades
Primeira-dama e secretária dos Direitos da Mulher, Alessandra Rosa: “Parabenizo o trabalho e a dedicação dessas mulheres por tornarem este empreendimento um sucesso”

Espaço Mulher

Criado em 2009 pela Prefeitura, o Espaço Mulher é vinculado à Secretaria dos Direitos da Mulher, atendendo a política de valorização e promoção damulher, focada no empreendedorismo solidário feminino. Com cerca de 40 expositoras, o Espaço Mulher funciona sextas e sábados, das 9h às 17h, na Praça Balthasar da Silveira, a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea, com opções de confecção, artesanato e gastronomia.

Além de incentivar a criação de negócios, a feira é uma opção de lazer oferecida à população e visitantes. O projeto se propõe a apresentar a produção local, valorizando a autonomia feminina, com responsabilidade ambiental, baseando-se nos princípios da Economia Solidária.
    A primeira-dama e também secretária dos Direitos da Mulher, Alessandra Rosa, comemora os quatro anos do Espaço Mulher ao lado da idealizadora do projeto, a professora e ex-secretária Norma Suely     
Texto – Gisele Barreto
Fotos – Jeferson Hermida
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário