Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Marcha dos Prefeitos - Municípios do Conleste participam de reuniões em Brasília

Prefeitos Arlei, Rogério Cabral e Helil Cardozo com o senador Valdir Raupp na Marcha de Prefeitos, em Brasília
Municípios do Conleste participam de reuniões em Brasília

Arlei e demais prefeitos têm extensa pauta de reuniões na capital federal

Teresópolis, 10 de julho de 2013 - O prefeito de Teresópolis, Arlei de Oliveira Rosa, participou da abertura oficial da XIV Marcha de Prefeitos a Brasília – em defesa dos municípios, que teve início nesta segunda-feira, 8, e prossegue até quinta, 11.

Acompanhado dos prefeitos de Itaboraí, Helil Cardozo, que também é presidente do Conleste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense), de Nova Friburgo, Rogério Cabral, de Cachoeiras de Macacu, Rafael Muzzi, e de Guapimirim, Marcos Aurélio, o prefeito Arlei ainda se reuniu com o senador Valdir Raupp para buscar melhorias para a região do Consórcio.

Os prefeitos dos municípios que fazem parte do Conleste têm participado juntos da XVI Marcha dos Prefeitos, a fim de que possam ter maior força nas solicitações e maior poder de negociação. Uma das pautas principais da reunião com o senador do PMDB foi a necessidade de investimentos na região, na mobilidade urbana e também na questão das moradias, onde Arlei, mais uma vez, apresentou as demandas do município de Teresópolis.

Além da agenda com o senador Valdir Raupp, o grupo vem acompanhando feiras, palestras e reuniões do evento, sempre colocando os municípios do Conleste como prioridade nos encontros de trabalho, e não tratando apenas de questões individuais. “Estamos unidos aqui em Brasília e esperamos que seja assim daqui pra frente. O problema de um é o problema de todos”, afirmou o presidente do Conleste Helil Cardozo.

Arlei, que na segunda, 8, entregou uma pauta de reivindicações à liderança do PMDB na Câmara dos Deputados, reiterou os mesmos pedidos ao senador Valdir Raupp, lembrando que existe um déficit habitacional na Região Serrana, e que a situação tem que ser resolvida o mais breve possível. “Estamos lutando pelos nossos direitos e pedimos a ajuda do Governo Federal para que a situação não se agrave ainda mais. Precisamos estar juntos e fortes para sermos ouvidos e atendidos nas nossas demandas”, pontuou Arlei.

A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é uma iniciativa da Confederação Nacional de Municípios e reúne cerca de quatro mil gestores municipais, no hotel Royal Tulip, em Brasília. Entre as principais reivindicações está o reajuste dos repasses de recursos para programas sociais que foram assumidos pelos Municípios.

Nesta terça-feira, 9, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski falou sobre ‘O Desequilíbrio Federativo e a Crise nos Municípios’. O presidente da CNM apresentou estudos e cobrou do Governo Federal o reajuste dos repasses para o Fundo de Participação dos Municípios. “Não pode reduzir impostos, como IPI, tirando dinheiro nosso”, destacou. 

Durante a tarde, os prefeitos foram ao Congresso Nacional, onde se encontraram com parlamentares e participaram da instalação da Subcomissão de Assuntos Municipais, no Senado. 

O Conleste

O Conleste – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense – é uma associação de municípios criada para obter contrapartidas da Petrobras para a região, por conta da implantação do Comperj – Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro. 

Reúne os municípios de Itaboraí, Araruama, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Magé, Maricá, Niterói, Nova Friburgo, Rio Bonito, São Gonçalo, Saquarema, Silva Jardim, Tanguá e Teresópolis.

Em articulação, os municípios definem as principais demandas da região, priorizando as áreas de saneamento básico, habitação, saúde, transporte, mobilidade urbana, meio ambiente, segurança, educação, turismo e recursos hídricos. As reivindicações são listadas por especialistas nos grupos de trabalho de cada município.
Prefeito Arlei participa de palestra na XVI Marcha dos Prefeitos em Brasília

Fotos – Divulgação AscomPMT
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário