Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Posse e eleição do Conselho da Mulher em Teresópolis

 Nova diretoria, conselheiras e convidados na reunião de posse e eleição do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher
Empossadas as novas conselheiras e eleita a diretoria do Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher

Teresópolis, 3 de julho de 2013 – Empossadas durante reunião realizada nesta quarta-feira, 3, no Teatro Municipal de Teresópolis, as novas conselheiras do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, eleitas durante fórum realizado no dia 21 de março. Também foi realizada a eleição da mesa diretora para a gestão 2013-2015.

Encabeçada por Rosayni Batalha, a chapa Mulheres em Ação recebeu 15 votos, consagrando-se vencedora, e a chapa Mulheres pelo Desenvolvimento e Paz, tendo à frente a presidente interina Isabel Maria Kwiatkowski, registrou 4 votos. “Minha gestão vai se pautar no comprometimento, na integração dos conselhos e na participação popular para fortalecer as políticas públicas direcionadas às mulheres”, assinalou Rosayni Batalha.

Integrante do Fórum da Agenda 21 de Teresópolis, Batalha é conselheira nos Conselhos Municipais de Saúde, da Cidade, de Meio Ambiente e da Pessoa Idosa, bem como dos conselhos do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, do Mosaico Central Fluminense e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha.

A mesa diretora do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher ficou com a seguinte composição: presidente – Rosayni Batalha, vice-presidente – Adriana Silva, 1ª tesoureira – Oldaléa Oliveira, 2ª tesoureira – Lucia Helena Victorino, 1ª secretária – Luzia Martha Rosa Correa, 2ª secretária – Magda Geraldo Becker.

Das mais de 60 propostas apresentadas pela chapa Mulheres em Ação, a presidente eleita Rosayni Batalha destaca a criação do conselho itinerante, a alteração do regimento interno do órgão para a abertura de novas participações, a articulação com instituições internacionais e a integração com conselhos visando a formulação de políticas públicas de acesso à terra e à moradia.

A posse e a eleição foram acompanhadas por Cristina Dorigo e Suzana Cabral, do Cedim - Conselho Estadual dos Direitos da Mulher. “Foi um processo democrático e bem amadurecido. As representantes das duas chapas debateram as suas propostas e as conselheiras puderam avaliar e optar. Um ponto bastante positivo é que as conselheiras se comprometeram a participar ativamente das ações do Conselho e a se articular para a formulação de políticas públicas para as mulheres”, destacou Cristina.

A Procuradora Geral do Município, Rosilda de Carvalho Barbosa, marcou presença na reunião. “Hoje o Conselho está mais fortalecido. O órgão é responsável pelo controle social, mas também pode ser inovador ao apresentar propostas mais rápidas de políticas públicas. Parabenizo a nova presidente e a todas as conselheiras, e agradeço o empenho da presidente em exercício, Isabel Maria, uma lutadora em vários conselhos municipais”, enalteceu Rosilda. A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Graça Granito, também prestigiou a posse e a eleição do Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher, acompanhada da subsecretária, Alair Sampaio Ramos da Silva, e da assessora Tania Iorio, bem como o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valdir Paulino.

O conselho

Criado em 1993, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher é vinculado à Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher. Órgão de caráter permanente, propositivo e deliberativo, é composto por representantes de 18 de entidades de classe, seis do poder público e três mulheres sem vínculos com instituições, porém todas integradas à causa. Tem como atribuições elaborar, sugerir e fiscalizar políticas públicas sob a ótica de gênero, destinadas a garantir a igualdade de oportunidades e de direitos entre homens e mulheres, de forma a assegurar à população feminina o pleno exercício de sua cidadania.

“Pretendo convocar para breve uma reunião extraordinária para debater a reformulação do regimento interno do conselho, a criação de comissões e a definição das datas e local dos nossos encontros”, adiantou a presidente eleita, Rosayni Batalha. 
Procuradora Geral Rosilda Barbosa (ao microfone): conselho fortalecido

Fotos – crédito para Jeferson Hermida
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário