Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Teresópolis, Nova Friburgo e Petrópolis terão parques fluviais em áreas com risco de inundação

Teresópolis, Nova Friburgo e Petrópolis terão parques fluviais em áreas com risco de inundação
Teresópolis, Nova Friburgo e Petrópolis terão parques fluviais em áreas com risco de inundação

Teresópolis 5 de julho de 2013 - Ainda este ano, as margens de rios em Teresópolis, Nova Friburgo e Petrópolis deverão ganhar parques para o lazer. Devido às enxurradas que ocorreram em janeiro de 2011 na região, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) fez um mapeamento para identificar os rios com alto risco de inundações, e as áreas vagas ao redor deles estão sendo ocupadas por parques públicos fluviais.

O objetivo desse projeto é impedir a continuidade das ocupações irregulares, bem como diminuir o risco de vida das pessoas. Além dos parques serão criadas unidades de Proteção Civil nas cidades serranas.

Segundo a presidente do INEA, Marilene Ramos, os parques são modelados de acordo com a demanda do local. Se tiver uma escola, a ênfase será dada para a construção de quadras esportivas. Também serão construídas ciclovias e espaços para caminhadas. “A construção dos parques fluviais é uma forma de dar uso público às áreas, sem que implique riscos de vida a pessoas. Se houver uma nova enxurrada, o risco de perdas de pessoas será menor, serão mais as perdas materiais, dos equipamentos do parque”, disse Marilene Ramos.
Igrejinha da Posse
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Ivison Soares de Macedo, em Nova Friburgo a delimitação de área já foi feita, o projeto está em fase de licenciamento e deverá ser encaminhado à Prefeitura em breve. “Porém, esse projeto do parque fluvial no Córrego Dantas está previsto no consórcio de obras que o INEA iniciou no município, com a canalização do Rio Bengalas e a urbanização da Avenida Brasil”, informou.
Ponte que faz ligação ao Campo da Posse
Em Teresópolis, recentemente equipes das secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos, de Fiscalização de Obras e de Meio Ambiente e Defesa Civil, junto com técnicos do INEA, estiveram no bairro da Posse e na localidade de Campo Grande, áreas seriamente atingidas pelo temporal de janeiro de 2011. Na oportunidade, foram apresentadas as áreas recuperadas pelo Governo do Estado na parte de infraestrutura, e apontados os locais onde serão realizadas as obras finais dos Parques Fluviais e também as ações de reflorestamento.

Cerca de 2.200 famílias estão sendo remanejadas do local, mas este número ainda aumentará. De acordo com a presidente do INEA, as famílias estão sendo transferidas para casas construídas em lugares seguros ou imóveis do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.
Secretários municipais Carlos Antonio Lopes (Fiscalização de Obras) e Denilson Moraes (Obras e Serviços Públicos) e João Grilo (Gerente de Obra do INEA) avaliam as obras já realizadas pelo Estado em Campo Grande
Fotos – crédito para Jeferson Hermida e Marco Esteves
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário