Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Arlei participa de reunião do Fórum Comperj para fortalecimento dos municípios do Conleste

Governador Sérgio Cabral (ao centro) recebe a Agenda 21 de Teresópolis do prefeito Arlei e do gestor ambiental Leandro Coutinho durante reunião geral do Fórum Comperj
Arlei participa de reunião do Fórum Comperj para fortalecimento dos municípios do Conleste

Teresópolis, 13 de agosto de 2013 – Realizada nesta terça, 13, no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, reunião geral do Fórum de Desenvolvimento da Área de Influência do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro). Criado por decreto estadual no ano de 2007, o Fórum Comperj tem a função de reunir as demandas, o planejamento e a execução das políticas públicas de interesse comum relativas ao desenvolvimento sustentável de toda a região.

Em pauta, a apresentação do balanço de investimentos públicos e privados em andamento na região, bem como a reorganização do Fórum, que engloba os 15 municípios do Conleste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense), mais a Petrobras, os governos Estadual e Federal e agora a sociedade civil, representada pelos Fóruns da Agenda 21.

O evento contou com a presença do governador Sérgio Cabral, do vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, dos secretários estaduais Julio Bueno (Desenvolvimento Econômico), Carlos Minc (Ambiente) e Felipe Peixoto (Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca), entre outros políticos, autoridades e empresários.
Municípios do Conleste representados no Fórum Comperj: prefeitos Rogério Cabral (Nova Friburgo) e Arlei (Teresópolis), com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Ceil Freitas (de pé)
 Políticos, autoridades e empresários acompanham a reunião do Fórum Comperj, no Palácio Guanabara
Vice-presidente do Conleste, o prefeito Arlei representou Teresópolis na plenária, acompanhado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ceil Alves de Freitas, e do gestor ambiental Leandro Coutinho da Graça, que é coordenador do Fórum da Agenda 21 Local e do Comitê das Agendas 21 na Região do Conleste. A reunião contou ainda com a presença do presidente do Consórcio Intermunicipal, e prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, além dos prefeitos dos demais municípios que formam a entidade.

Durante a reunião, foram assinados vários documentos importantes. Entre eles, o acordo de cooperação entre o Conleste e a AD-Rio (Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Rio de Janeiro), em que a agência estadual auxiliará os municípios da área de influência do Comperj a elaborar projetos estruturantes com vistas à captação de recursos, junto ao Governo Federal, para a sua execução.

Também foi firmado o compromisso, pela Petrobras, de plantar sete milhões de árvores no entorno do Comperj até os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, e assinado decreto que reintrega trechos da antiga rodovia RJ-100, localizada na divisa entre Niterói e São Gonçalo, ao plano rodoviário estadual. 

O governador Sérgio Cabral destacou a importância do Comperj no processo de desenvolvimento dos municípios situados no entorno do complexo. “Os municípios do entorno do Complexo precisam de articulação para que os investimentos beneficiem toda a região. Com investimentos em abastecimento de água, esgoto, proteção ambiental, mobilidade urbana, vamos mudar a realidade da população de toda a área”, disse o governador Sérgio Cabral.

Durante a reunião, o prefeito Arlei e o gestor ambiental Leandro Coutinho da Graça entregaram ao governador Sérgio Cabral o Plano Local de Desenvolvimento Sustentável de Teresópolis, representando o Comitê das Agendas 21 de todos os municípios do Conleste. O documento, conhecido como Agenda 21, traz propostas nas áreas de habitação, mobilidade urbana, saneamento, saúde, educação e meio ambiente, que foram formuladas pela sociedade civil de Teresópolis.

“Estamos vendo que os projetos realmente vão sair do papel, o que é muito bom para o desenvolvimento do nosso município”, destacou Arlei, que como vice-presidente do Conleste articulou uma reunião para o dia 19 com o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, visando tratar de futuros investimentos.
Prefeito Arlei cumprimenta o governador Sérgio Cabral após a reunião do Fórum ComperjGovernador Sérgio Cabral destaca a importância do Comperj no processo de desenvolvimento dos municípios situados no entorno do complexo
Fotos – crédito Jeferson Hermida
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário