Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Coordenador do Fórum da Agenda 21 de Teresópolis, Leandro Coutinho, foi eleito representante do Comitê das Agendas 21 na Região do CONLESTE, que reúne 14 municípios

Leandro Coutinho (Teresopolis), Dulce Tupy (Saquarema) e Ricardo Frosini (Petrobras)
Coordenador do Fórum da Agenda 21 de Teresópolis, Leandro Coutinho, foi eleito representante do Comitê das Agendas 21 na Região do CONLESTE, que reúne 14 municípios

Os Fóruns das Agendas 21 Locais deram mais um passo importante em sua trajetória. Reunidos no dia 1/8 no Centro de Integração do Comperj, em São Gonçalo, coordenadores e representantes dos 14 Fóruns Locais criaram o Comitê das Agendas 21 na Região do Conleste (ComARC). O objetivo do ComARC é representar os interesses da sociedade articulada por meio dos 14 Fóruns das Agendas 21 Locais da região, propondo a implementação de políticas públicas e ações voltadas para o desenvolvimento sustentável deste território. A ideia é articular as demandas dos Fóruns Locais - e de todos os setores por eles representados - às demais instâncias regionais, estaduais e federais já estabelecidas.

Durante a reunião de criação, os representantes revisaram toda a Carta de Princípios e estabeleceram o marco de criação do Comitê ao assinarem o documento. A Carta foi elaborada ao longo de 2012 e 2013 pelo GT Regional, formado por representantes de sete Fóruns Locais. Para Ricardo Frosini, coordenador da iniciativa Agenda 21 Comperj “é de extrema importância que haja junto à representação multi-setorial das Agendas 21 Locais uma instância para discutir, planejar e propor, de maneira integrada, o desenvolvimento sustentável da região, e não apenas de seus 14 municípios individualmente” explicou.

Karla Matos, coordenadora do Núcleo Especial da Agenda 21 / DIGAT, acompanhou a reunião de criação do ComARC e reforçou a importância da participação do Fóruns das Agendas 21 Locais nos espaço de representação do Estado, como previsto no caso do Fórum Comperj. “Estamos tentando, através da parceria, o fortalecimento cada vez maior desse trabalho tão grande e cada vez mais importante das Agendas 21 como resultado de um processo real. A entrada do ComARC no Fórum Comperj é o resultado de um longo processo de articulação e que será bastante importante para os municípios que compõem o CONLESTE”, afirmou.

Ela apontou ainda que o poder público está apoiando o fomento de processos de Agenda 21 em todo o Estado e a Agenda 21 Comperj pode auxiliar nesse momento. “A ideia é trazer para dentro do Núcleo da Agenda 21 do Estado uma possibilidade cada vez maior de integração e de fortalecimento dos processos já existentes, além do fomento e apoio de novas Agendas 21 Locais. Estamos trabalhando com os Comitês de Bacias Hidrográficas, que vão nos disponibilizar recursos para esta implementação das novas Agendas 21. Essa é uma oportunidade também para empresas e ONGs com expertise para apresentar projetos, como é o caso das instituições da Agenda 21 Comperj”, explicou.

Nos próximos meses, o grupo se reunirá novamente para um debate amplo e democrático para discutir o modelo do Comitê, do regimento interno e para eleger oficialmente seus representantes. Enquanto estes desdobramentos não ocorrem, o grupo de coordenadores dos Fóruns Locais elegeram Leandro Coutinho, Coordenador do Fórum de Teresópolis e representante do município no CONLESTE, para representar o Comitê interinamente. Também em caráter provisório, foi escolhida como suplente Dulce Tupy, coordenadora do Fórum de Saquarema.

Na próxima terça-feira, dia 13 de agosto, Leandro Coutinho, estará representando os Fóruns dos 14 municípios, em uma reunião com o Governador Sérgio Cabral e Secretários Estaduais, no Palácio Guanabara, onde serão discutidos os investimentos do governo, para que a região do CONLESTE tenha um desenvolvimento sustentável.

Leandro Coutinho da Graça
Secretaria de Meio Ambiente Teresópolis-RJ
Representantes dos 14 municipios do CONLESTE
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário