Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Defesa Civil de Teresópolis lança Plano de Segurança Escolar, em parceria com a Secretaria de Educação

Defesa Civil de Teresópolis lança Plano de Segurança Escolar, em parceria com a Secretaria de Educação
Defesa Civil lança Plano de Segurança Escolar, em parceria com a Secretaria de Educação 

Teresópolis, 8 de agosto de 2013 – Nesta quarta-feira, 8, a Defesa Civil Municipal realizou uma palestra com os diretores de escolas, creches e centros de Educação Infantil da rede municipal de ensino sobre o Plano de Segurança Escolar. O objetivo é orientar os educadores sobre como agir em caso de emergência quando a chuva atingir níveis críticos, podendo ocasionar alagamentos ou deslizamentos de encostas. 

A iniciativa conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, e atende ao planejamento de evacuação específico determinado pelo TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado entre a Prefeitura e o Ministério Público Estadual, tendo em vista a garantia da segurança da comunidade escolar em situações de perigo. 

As orientações do plano foram passadas pelo Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, e equipe técnica. “Os diretores foram orientados sobre como proceder em caso de emergência ligada a qualquer tipo de situação que coloque em risco a escola. Eles foram orientados sobre a maneira correta de evacuar a unidade escolar em caso de necessidade, e como conduzir os alunos até um ponto de encontro seguro até a chegada das equipes de emergência”, relatou o Tenente Cordeiro, subsecretário de Operações da Defesa Civil. 

Segundo o Tenente Cordeiro, está sendo planejada a realização de um exercício simulado de desocupação, envolvendo professores e alunos. Durante o teste, estudantes e professores deverão se dirigir aos pontos de encontro indicados pela Defesa Civil. O objetivo é avaliar como a evacuação funciona na prática e corrigir possíveis falhas. 

Para Carla Rabello, diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, esta preparação é imprescindível. “Depois do que Teresópolis passou, em janeiro de 2011, o município vive uma nova realidade que precisamos enfrentar. Com esse plano, poderemos visualizar melhor os espaços das escolas, a fim de garantir uma atuação mais rápida e eficiente em caso de emergência”. 

Fotos – crédito Defesa Civil
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário